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Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013. . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos.

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1 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

2 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 1. Agência Plena; Empresa preparada para atuar em quase todas as áreas da divulgação. Publicidade e Propaganda, comunicação interna, planejamento de campanhas, planejamento de mídia. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

3 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 1. Bureau de Mídia; Especializada em compra e venda de mídia. Faz compra de grandes volumes de mídia e revende às agências. Vende diretamente aos anunciantes. No Brasil foram boicotados e deixaram de existir. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

4 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 2. Bureau de Criação ou Estúdio: Especializados na criação em todas suas etapas. Não faz planejamento de mídia e nem negociação de mídia, entrega a criação ao cliente que dá continuidade ao processo. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

5 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 3. Bureau de Criação ou Estúdio: Especializados na criação em todas suas etapas. Não faz planejamento de mídia e nem negociação de mídia, entrega a criação ao cliente que dá continuidade ao processo. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

6 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 4. Editora: Especializadas e limitadas à criação de folders, jornais, livros, panfletos e outros desse tipo, visando obter uma carga tributária menor de acordo com a legislação. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

7 O CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão só certifica agências que possuam e comprovem estrutura mínima para atendimento aos clientes em suas principais necessidades. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

8 . Tipos de Agência As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 4. House: Empresas com grande volume de propaganda, às vezes, optam por ter uma agência interna. Com isso, têm maior controle sobre a criação e redução de custos. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

9 . Estrutura da Agência Normamlmente uma agência Plena possui os seguintes departamentos: a.Criação; b.Planejamento; c.Mídia e Pesquisa de Mídia; d.Atendimento; e.RTVC; f.Administração e Finanças; g.Produção Gráfica; h.Estúdio e i.On Line Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

10 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 Núcleo Diretivo Atendimento Mídia Financeiro Planejamento ON Line Criação

11 Setores da Agência Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

12 . Criação Como vocês vêm o setor de Criação? Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

13 . Criação –A Criação é, normalmente, vista como a aura de genialidade da agência. –A Criação é a vitrine do trabalho de uma extensa equipe e, por isso, acaba levando sozinha, não só os louros, mas também as vaias pelos trabalhos realizados. –É um trabalho específico que necessita de virtudes especiais; –Precisa funcionar sem julgamentos prévios e com muita informação; –Quanto mais informações, mais ideias antagônicas, maior diversidade, mais fácil o trabalho de criar; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

14 . Criação –Antigamente trabalhavam redator e diretor de arte em salas separadas. O primeiro preparava os textos e os enviava ao diretor de arte que criava as ilustrações; –Hoje trabalham os dois juntos e é difícil imaginar que não seja assim; –Ainda existe a figura do arte-finalista encarregado do retoque final dos trabalhos antes de ir para produção. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

15 . Criação – Perfil? Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

16 . Criação - Perfil –Curiosidade ousadia são fundamentais; –Coragem para realizar o “por que não”; –Conhecimento de softwares específicos; –Capacidade para entender o planejamento de marketing. –Faixa Salarial: Diretor de Arte/ Redator – –R$ 3.000,00 a R$ 3.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

17 . Criação - Missão –Captar a essência criativa do planejamento estratégico de comunicação e que vai solucionar o problema do cliente. –Promover a coerência entre o argumento/mote e as artes de forma a encaixar perfeitamente no contexto; –Para isso deve considerar as “caras e bocas” dos modelos, criar roteiros de vt e rádio e na subjetividade das peças. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

18 . Criação - Desafios –Traduzir em emoção e formas estéticas a objetividade das estratégias de comunicação; –Compreender cada uma das mídias escolhidas e criar de acordo com as características de cada uma delas. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

19 . Criação – Problemas a enfrentar –Prazos exíguos para criação; –Cobrança constante de ideias brilhantes; –Briefings e planejamento incompletos. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

20 . Mídia – Perfil? Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

21 . Mídia - Perfil –Estudioso de tudo que é veiculado e resultados; –Conhecimento de Excel; –Capacidade para negociação; –Network; –Cultura de pesquisador. –Faixa Salarial: R$ 2.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

22 . Mídia - Missão –O trabalho do mídia começa a partir do planejamento que sempre sugere algumas opções de mídia; –A partir daí inicia-se um processo de pesquisa de opções nos veículos tradicionais e não tradicionais; –Verificar melhores maneiras para rentabilização da verba; –Negociação com veículos visando as melhores condições para o cliente; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

23 . Mídia - Desafios –Definir as melhores opções de veiculação tendo em vista a rentabilização da verba do cliente; –Potencializar a relação custo-benefício da verba; –Gerenciar o envio de peças dentro dos prazos definidos; –Sugerir formatos mais rentáveis para a criação; –Propor segmentações de mercado; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

24 . Mídia – Problemas a enfrentar –Relacionamento com os contatos dos veículos de comunicação; –Orientar a criação sobre as segmentações realizadas e as caracterísiticas de cada segmento; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

25 . Tráfego – Perfil ? Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

26 . Tráfego - Perfil –Capacidade organização; –Facilidade de comunicação; –Capacidade de trabalhar sob pressão; –Conhecimento da rotina da agência; –Conhecimentos básicos de atendimento e criação; Faixa salarial: R$.1200,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

27 . Tráfego - Missão –Dar continuidade aos trabalhos; –Gerenciamento da documentação (autorizações, contratos etc); –Essa função deixou de existir em muitas agências sendo acumulado pelo pessoal de atendimento ou planejamento. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

28 . Produção Gráfica - Perfil –Conhecimento da área gráfica de maneira geral; –Detalhista; –Conhecimentos de finalização; –Capacidade de Negociação; –Network –Faixa Salarial: R$ 2.500,00 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

29 . Produção Gráfica - Perfil –Conhecimento da área gráfica de maneira geral; –Detalhista; –Conhecimentos de finalização; –Capacidade de Negociação; –Network Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

30 . Produção Gráfica - Missão –Conhecimentos para fechamento de arquivos (formato, extensões, softwares, resolução etc); –Pesquisa permanente de fornecedores; –Evolução tecnológica da área; –Capacidade de negociação. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

31 . RTVC - Perfil –Conhecimentos de produção de áudio visual; –Detalhista e meticulosa; –Capacidade de Negociação; –Conhecimento do mercado de produção áudio visual; –Network –Faixa Salarial: R$ 2.500,00 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

32 . RTVC - Missão –Garantir a qualidade, a fidelidade e os prazos nas produções de áudio visual; –Conhecer técnicas de animação e técnicas específicas de produção; –Capacidade de planejamento da produção; Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

33 . RTVC - Desafios –Saber selecionar os profissionais que serão resppnsáveis pela produção; –Cumprimento de prazos; Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

34 . RTVC – Problemas a enfrentar –Sempre os prazos, muito apertados para a produção; –Orçamentos enxutos; –Equipes reduzidas das produtoras. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 (Canalli Bona, 2007 pág. 58)

35 . Mídia Digital - Perfil –Conhecimento de Internet; –Conhecimento de Mídias Sociais; –Up to date; –Espírito de pesquisador; –Espírito inovador; –Capacidade de argumentação. Faixa salarial: Indefinida Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

36 . Mídia Digital - Missão –Apresentar alternativas digitais para compor com as mídias tradicionais; –Foco em resultados; –Convencer a criação e os clientes das vantagens e dos resultados provenientes da mídia digital. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

37 . Mídia Digital – Problemas a enfrentar –Estágio inicial das mídias; –Desconfiança dos anunciantes; –Falta de dados que comprovem resultados; –Ausência de uma cultura digital; –Falta de credibilidade da mídia digital. Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

38 . Administrativo e Apoio –É o setor responsável pela efetiva gestão da agência; –Profissionais capacitados e tarimbados em cada uma de suas atividades; –Responsável pela gestão financeira da agência; –Responsável pela contratação e retenção de talentos; Faixa Salarial: diversas Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

39 . Administrativo e Apoio - Desafios –Manter mão de ferro nos fechamentos de contratos e comunicação de resultados; –Dimensionar a equipe de forma ideal; –Manter sob controle o fluxo de caixa; –Manter em dia recebimentos e pagamentos; Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

40 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 MERCADOMERCADO ProspectCliente Segmento 1 Segmento 2 Segmento 3 Prospecção Prospect Problema Marketing Problema Comunicação Problema Marketing Problema Comunicação Problema Marketing Problema Comunicação Briefing Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda

41 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Reunião de Briefing Criação Briefing AGÊNCIAAGÊNCIA Reunião de Briefing Planejamento Atendimento Tráfego RTVC Mídia PlanejamentoPlanejamento de Campanhade Campanha

42 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Conceito Produção PlanejamentoPlanejamento de Campanhade Campanha Peças Mídia Orçamento de Campanha Custos Internos Honorários sobre serviços de terceiros Custo de Veiculação Aprovação do Cliente ESTRATÉGIAESTRATÉGIA Público Alvo TáticasTáticas Peças Mídias Veículos

43 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Aprovação do Cliente Aprovado? Sim Não AGÊNCIAAGÊNCIA Orçamento Criação Produção Financeiro Peças Gráfica Vídeo Spot Outdoor Pedido de Inserção - PIs Alterações e Ajustes Mídia

44 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Financeiro Peças Gráfica Vídeo Spot Outdoor Pedido de Inserção - PIs Contas a Pagar Contas a Receber Veículos Fatura ClienteFatura Veículo


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