A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para compreender os enunciados: Muitas vezes, embora sejamos capazes de compreender o assunto de que trata uma enunciado, não conseguimos definir com clareza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para compreender os enunciados: Muitas vezes, embora sejamos capazes de compreender o assunto de que trata uma enunciado, não conseguimos definir com clareza."— Transcrição da apresentação:

1 Para compreender os enunciados: Muitas vezes, embora sejamos capazes de compreender o assunto de que trata uma enunciado, não conseguimos definir com clareza o que se espera como resposta. Com o objetivo de dar algumas dicas, apresento alguns verbos “de comando” e explicito os procedimentos cabíveis:

2 Analise Identificar os componentes ou elementos fundamentais de alguma idéia, teoria, processo ou fato que está sendo examinado. Não necessariamente o aluno é obrigado a relacionar esses componentes entre si.

3 Cite Apontar ou listar fatos, idéias, ocorrências ou características de algum fato, idéia, teoria, processo ou ocorrência. Também pode se referir a mencionar o pensamento de outra pessoa.

4 Compare Examinar, ao mesmo tempo, as particularidades de duas ou mais idéias, fatos, ocorrências, teorias ou processos. Pode subentender-se que a pessoa irá também identificar essas particularidades.

5 Critique Examinar, a partir de um determinado critério especificado, alguma idéia, noção ou entendimento procurando compreender as qualidades e/ou defeitos. Não se trata apenas de levantar aspectos negativos do que se está observando.

6 Defina Apresentar com rigor as características ou particularidades de algum fato, idéia, teoria, processo ou ocorrência.

7 Destaque Separar, dentro de um texto, uma ou mais informações, idéias ou conceitos considerados relevantes a partir de um determinado referencial.

8 Justifique (ou) Explique Fazer entender a veracidade (ou não) de alguma idéia, teoria, processo ou fato por meio de elementos ou argumentos nos quais se possa acreditar.

9 Relacione Estabelecer semelhanças entre coisas diferentes.

10 Transcreva Copiar um trecho de algum texto sem qualquer tipo de modificação. A resposta é recortada, utilizando-se sinais adequados com as aspas

11 Os dez mandamentos da Lei do Inep

12 1) Descobrirás com antecedência aonde fica a escola em que farás a prova. Consulte o guia de ruas, a internet; planeje o percurso e o tempo necessário para chegar tranquilamente ao local. Lembre-se: os portões serão abertos às 12h15 e fechados, impreterivelmente, às 13h00.

13 2) Não irás à balada na véspera; também não tomarás um pifão. Tem alguma coisa pior que fazer uma prova de ressaca?

14 3) Não esquecerás de ajustar o despertador – relógio ou pessoa que te tira da cama, pela manhã Não confie que, como a prova é à tarde, você acordará espontaneamente a tempo.

15 4) Tomarás um belo café da manhã Você terá que sair de casa antes do horário em que costuma almoçar. Não deixe de forrar bem a barriguinha (mas também não coma uma feijoada – você tem que ficar acordado e esperto até, pelo menos, às 17h00.

16 5) Vestirás uma roupa confortável, com opções para “se esfriar” ou “se esquentar” O tempo está maluco; nunca se sabe se se vai acabar passando calor ou morrendo de frio. Sapato apertado ou roupa piniquenta também não combinam com prova.

17 6) Não esquecerás o cartão de identificação, o questionário sócio-econômico, lápis, borracha e caneta preta Leve seu equipamento básico para fazer uma prova (pode até levar seu pé de coelho). Mas não leve calculadora nem qualquer material escrito, pois não serão permitidos. Ao chegar no local da prova, procure a barraquinha da UNIP: vamos estar por lá, pra dar uma força (e uma barrinha de cereal, pra manter o nível de glicose!!!!!!!!!)

18 7) Responderás primeiro as questões objetivas de Conhecimento Específico e depois as objetivas de Formação Geral Confie no seu taco, mas não marque bobeira seguindo a ordem em que as questões se apresentam: faça primeiro o que você sabe mais e o que vale mais pontos Tome cuidado ao transcrever as alternativas para o cartão de respostas

19 8) Olharás o relógio e planejarás o que fazer no tempo restante: Você está cansado? Tudo bem – aguente, que falta pouco. Calcule quanto tempo você dispõe para cada questão que sabe responder. Atenção ao que pede o enunciado. Vamos lá, às dissertativas!

20 9) Começarás pelas Dissertativas de Conhecimento Específico e, depois, seguirás para as de Formação Geral Olha lá a letra! Os examinadores têm que ser capazes de ler o que você escreveu. Preste atenção nos verbos de comando: o que o enunciado pede que você faça? Volte às questões e veja se ficou alguma sem responder. Caso não saiba mesmo alguma questão objetiva, chute. Não deixe nenhuma questão objetiva sem resposta.

21 10) Não deixarás o seu Coordenador e seu professor sem saber como você se saiu Lembre-se: estamos esperando na saída, pra saber como você se saiu (afinal, estamos nessa juntos) Procure a barraquinha da UNIP e converse um pouco com o pessoal que estará lá.


Carregar ppt "Para compreender os enunciados: Muitas vezes, embora sejamos capazes de compreender o assunto de que trata uma enunciado, não conseguimos definir com clareza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google