A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquimedes 287 a. c. a 212 a.c.. A cidade do sábio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquimedes 287 a. c. a 212 a.c.. A cidade do sábio."— Transcrição da apresentação:

1 Arquimedes 287 a. c. a 212 a.c.

2 A cidade do sábio

3 Parafuso de Arquímedes de Siracusa.

4 Arquimedes determinou o volume de uma esfera

5 Ilustração mostrando Arquimedes correndo nu pelas ruas de Siracusa após descobrir o princípio de flutuabilidade: o famoso princípio de Arquimedes.

6 Dêem-me um ponto de apoio e, com a minha alavanca, erguerei o mundo" (Curiosidade sobre esta afirmação de Arquimedes...)Curiosidade sobre esta afirmação de Arquimedes...

7 (Espelhos curvos queimam navios romanos)

8 A guerra dos engenhos Grandes catapultas e arcos gigantes (desenho) arremessaram projéteis de até 250 quilos contra o inimigo.

9 Sólidos de Arquimedes Cubo truncado Octaedro truncado

10 Dodecaedro truncado Icosaedro truncado

11 A morte de Arquímedes por um soldado romano em Siracusa, Sicilia

12 Apolônio 262 a. c. a 190 d.c.

13 Como se pode ver na figura: Livro I Apolónio começa por mostrar que, de um único cone, podem ser obtidas as três espécies de secções cónicas bastando para tal fazer variar a inclinação do plano. A parábola é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano paralelo a sua geratriz.

14 APOLONIO DE PERGA (262 a.C a.C.) Nasceu em Perga, Grécia, atual Turquia

15 A elipse é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano que não é paralelo a nenhuma das geratrizes. A hipérbole é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano paralelo as duas geratrizes.

16 Seção: Cônicas de Apolonio. a.) circunferencia, b.) elipse, c.) parábola, d.) línhas convergentes e.) hipérbole.

17 ERATÓSTENES 276 A.C. A 194 A.C.

18 – Se o mundo é plano como uma mesa, então as sombras das varetas têm de ser iguais. Se isto não acontece é porque a Terra deve ser curva! Ele era bibliotecário-chefe da famosa Biblioteca de Alexandria e foi lá que encontrou, num velho papiro, indicações de que ao meio-dia de cada 21 de junho em Siena, 800 km ao sul de Alexandria, uma vareta fincada verticalmente no solo não produzia sombra.Ele percebeu que o mesmo fenômeno não ocorria no mesmo dia e horário em Alexandria e pensou:

19 ARISTARCO DE SAMOS 310 a c. a 220 a c.

20 Aristarco de Samos (320 a.C a.C) (Astrolábio)

21 Aristarco concluiu que o Sol estaria 20 vezes mais distante da Terra que da lua. (A proporção verdadeira é de cerca de 400 vezes, mas o procedimento estava correto. Os instrumentos de medição de ângulos então disponíveis é que não permitiam obter valores mais precisos.) No sistema heliocêntrico, o Sol ocupa o centro do sistema solar. Ao redor dele orbitam todos os planetas, inclusive a Terra. Nesse sistema, os satélites foram colocados orbitando em volta dos planetas (gravura de Hevelius, século XVII).

22 HIPARCO 190 A.C. a 120?

23 Hiparco,nasceu em Nicéia, o maior dos antigos astrônomos, inventou a trigonometria e construíu um catálogo de 1080 estrelas, de acordo com o testemunho de Plínio, devido a uma explosão estelar (134 A.C.).

24 Sistema Solar Geocêntrico Sistema Solar Heliocêntrico Acreditava-se que todo o firmamento girava em torno da Terra, mas as idéias de Copérnico tiraram a Terra do centro da criação.

25 A engenhosa geometria que Hiparco utilizou para medir a distância Terra-Lua.

26 PTOLOMEU 150 D.C.

27 A teoria ptolemaica constituiu a base indiscutível da astronomia durante 1700 anos, até ao aparecimento das teorias de Copérnico, já no século XVI. Importante foi também a obra Guia da Geografia, para os cartógrafos Renascentistas que se basearam nela. Esta indicava a localização de 8000 lugares e fornecia instruções para a elaboração de mapas.Copérnico

28 O sistema de Ptolomeu (c d. C.) com a Terra no centro, cercada pelas sete esferas etéreas da Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. No plano superior fica a superfície imóvel das estrelas e dos signos do Zodíaco.

29 NICOLAU COPÉRNICO

30 > Copérnico, Nicolás (AlemANHA)


Carregar ppt "Arquimedes 287 a. c. a 212 a.c.. A cidade do sábio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google