A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLEXÕES VERBAIS. Os verbos apresentam flexões quanto ao tempo, ao modo, ao número e à pessoa. O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLEXÕES VERBAIS. Os verbos apresentam flexões quanto ao tempo, ao modo, ao número e à pessoa. O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal."— Transcrição da apresentação:

1 FLEXÕES VERBAIS

2 Os verbos apresentam flexões quanto ao tempo, ao modo, ao número e à pessoa. O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal. O modo indica a atitude do falante ( dúvida, certeza, impossibilidade, pedido, imposição, etc.). A pessoa marca na forma do verbo a pessoa gramatical do sujeito. O número revela se a pessoa está no plural ou no singular.

3 T EMPO Há tempos do presente, do passado (pretérito) e do futuro. Presente - indica que a ação acontece durante o momento em que se fala. Por exemplo, eu estudo. Pretérito - indica que a ação aconteceu antes de se falar. Por exemplo, eu estudei. Futuro - indica que a ação vai acontecer depois de se falar. Por exemplo, eu estudarei. Tempos do modo indicativo Presente:Processo simultâneo ao ato da fala - fato corriqueiro. Compro livros nesta livraria.

4 Tempos do pretérito ( passado ):Exprimem processos anteriores ao ato da fala. São eles: Pretérito perfeito: Exprime uma ação acabada: Paulo quebrou meu violão de estimação. Pretérito imperfeito: Exprime um processo habitual, ou com duração no tempo: Naquela época eu cantava como um pássaro. Pretérito mais-que-perfeito: Exprime um processo anterior a um processo acabado: Embora tivera deixado a escola, ele nunca deixou de estudar. Tempos do futuro : Indicam processos que acontecerão: Futuro do presente: Exprime um processo que ainda não aconteceu: Farei essa viagem no fim do ano. Futuro do pretérito: Exprime um processo posterior a um processo que já passou: Eu faria essa viagem se não tivesse comprado o carro.

5 Tempos do modo subjuntivo Presente: representa uma ação duvidosa, incerta, que poderá ser realizada ou não ou um desejo, uma vontade. Quem sabe ela venha na reunião? Então, que você seja muito feliz no seu novo colégio. Pretérito imperfeito: representa um fato que exprime condição e está associado com o futuro do pretérito do indicativo. Se você tivesse dinheiro, compraria uma loja. Futuro: assinala uma ação possível ou uma condição Se você estiver disponível, faremos a reunião amanhã.

6 M ODO Modo = varia a forma verbal para indicar o modo em que ocorre o fato. Modo Indicativo Indica uma certeza relativa do falante com referência ao que o verbo exprime; pode ocorrer no tempo presente, passado ou futuro. Modo Subjuntivo Expressa incerteza, possibilidade ou dúvida em relação ao processo verbal e não está ligado com a noção de tempo. Há três tempos: presente, imperfeito e futuro. Quero que voltes para mim. Não pise na grama. É possível que ele seja honesto.

7 Modo Imperativo Exprime atitude de ordem, pedido ou solicitação. Pode ser afirmativo ou negativo. Faze tu. Não faças tu.

8 P ESSOA Pessoa = varia a forma verbal para indicar a pessoa gramatical a que se refere. A norma da língua portuguesa estabelece três pessoas: Singular: eu, tu, ele, ela. Plural: nós, vós, eles, elas. 1ª pessoa - orador (que fala) – eu/nós 2ª pessoa - interlocutor (com quem se fala) – tu/vós 3ª pessoa - assunto (de que se fala) – ele(a)/Eles(as)

9 N ÚMERO Número = varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere Singular - refere-se a um único sujeito. O menino fala. Ele tem um cão. Plural - refere-se a mais de um sujeito. Os meninos falam. Eles têm um cão.


Carregar ppt "FLEXÕES VERBAIS. Os verbos apresentam flexões quanto ao tempo, ao modo, ao número e à pessoa. O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google