A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila

2 A Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII, pois, pode contar com mão-de-obra disponível em abundância, desde a Lei dos Cercamentos de Terras. A produção industrial provocou uma saída generalizada da mão de obra concentrada nos campos para as cidades.

3 A Revolução Industrial foi marcada pela substituição das ferramentas por máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril, por isso houve por parte dos trabalhadores insatisfação com a chegada das máquinas, pois, temiam perder emprego.

4 Outra consequência que afetou a vida dos ingleses foram os chamados cercamentos, onde um pequeno grupo se apropriou de grandes faixas de terra para a produção de matéria-prima para as fábricas, obrigando os artesões e camponeses a migrarem para as áreas urbanas.

5 Nos centros urbanos com os avanços tecnológicos as máquinas ganharam os motores e o homem se tornou operário que trabalhava longas jornadas de trabalho e abria-se espaço para o trabalho infantil.

6 A falta de direitos trabalhistas levou os trabalhadores reagir com revolta. Ao longo dos tempos, os operários se organizaram e lutaram contras as condições precárias de trabalho e de vida. O Cartismo foi um desses movimentos organizados pelos trabalhadores que por meio de uma petição enviada ao parlamento reivindicando participação política atraiu muitos adeptos para pressionar o governo.

7 Em meados do século XIX em outros paises iniciava-se uma nova fase da industrialização mundial, a chamada SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, com a participação da França, Alemaha, EUA, Itália e Japão. Inicialmente a participação desses países na industria mundial era positiva para os ingleses, pois, exportavam suas tecnologias para eles. Com tempo esses países tornaram-se concorrentes entre si e iniciou-se uma nova fase da revolução industrial a chamada CORRIDA IMPERIALISTA.

8 O Imperialismo foi uma política que objetivava a expansão e dominação dos países industrializados sobre os países “subdesenvolvidos”. A experiência dos britânicos em grandes navegações, o poderio bélico favoreceram ao seu rápido domínio sob os países subdesenvolvidos.

9 Exercício fixação O que foi o movimento cartista?
O que foi a lei de cercamentos de terras? Quais os impactos causados pela lei que ocorreram de cercamento de terras? Cite 5 mudanças que ocorreram na Inglaterra durante a revolução industrial: O que favoreceu ao desenvolvimento da revolução industrial na Inglaterra?

10 Quais as principais mudanças espaciais que ocorreram na Inglaterra durante a revolução industrial?
A Inglaterra foi importante para o desenvolvimento da Revolução Industrial nos demais países? Justifique sua resposta: O que mudou na vida dos trabalhadores ingleses com a chegada das máquinas? Cite 10 aspéctos negativos da Revolução Industrial Faça uma comparação identificando as principais diferenças da I fase da Revolução Industrial em relação a II fase:

11 Onde ocorreu a II fase da Revolução Industrial?
Explique o que foi a corrida Imperialista? Explique quais as diferenças entre um país subdesenvolvido e desenvolvido? O que é monopólio comercial? Por que alguns países foram explorados pelos países que estavam vivendo a II fase Revolução Industrial? O que é matéria-prima? O que é mais-valia?

12 Como era as condições de trabalho nas fábricas?
Como era a relação das indústrias com a natureza? Como era a vida dos trabalhadores da indústria? Como as crianças eram tratadas nas fábricas? Cite 5 fatos ocorridos na Inglaterra durante a revolção industrial:


Carregar ppt "AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google