A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática no Ensino de Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática no Ensino de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Informática no Ensino de Matemática
História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos. Neide Rodriguez Barea Tavares Lidiane Mayumi Hieda Magna Heringer Mariano 4ª ano de licenciatura em Matemática

2 Introdução Computador na escola! - até bem pouco tempo, um "privilégio" quase que exclusivo das escolas particulares que investiram na criação de disciplinas de informática nas quais se ensinava a informática e não se ensinava com informática. Surgiram os projetos públicos a tratar de informática educacional: EDUCOM, PROINFO e Ensino On Line.

3 EDUCOM Integrantes da Secretaria Especial de Informática (SEI), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizaram o I Seminário Nacional de Informática Educacional – agosto/1981. Objetivo: ampliar a função do professor ao invés de substituí-lo.

4 1983 – uma comissão da SEI elaborou o projeto EDUCOM, implantando cinco centros-piloto em universidades públicas voltados à pesquisa educacional e à capacitação de professores dos quais desenvolveram-se independentemente de acordo com o projeto que havia submetido. São eles: UFRJ, UFMG, UFPE, UFRGS e Unicamp.

5 Metas Desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática; e
Levar os computadores às escolas públicas, para possibilitar as mesmas oportunidades que as escolas particulares ofereciam aos seus alunos.

6 Alguns Problemas 1984 – Centro de Informática do MEC (CENINFOR) foi reestruturado para assumir o projeto EDUCOM, inclusive mantendo o respaldo financeiro; Devido a burocratização, as bolsas de estudo e o respaldo financeiro governamental demoraram para chegar; 1985 – CENINFOR foi desestruturado

7 PRONINFE- Programa Nacional de Informática Educativa
Baseado no EDUCOM, o governo federal lança, em 1989, o PRONINFE Objetivos: Desenvolver a informática educativa no Brasil através de projetos apoiados com fundamentação pedagógica; apoiava o desenvolvimento e utilização da informática nos três graus, hoje Ensinos Fundamental, Médio e Superior, e na Educação Especial; formação de professores.

8 ProInfo: Programa Nacional de Informática na Educação
É um programa educacional criado pela Portaria Nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.

9 Objetivos: Igualdade no acesso aos instrumentos tecnológicos; Propiciar uma educação voltada para a criatividade, agilidade na resolução de problemas, raciocínio. Formação de professores O programa prevê ao atendimento a 25 mil professores; Não visa prepará-los para usar novas tecnologias, mas criar uma consciência crítica sobre sua utilidade e utilização educacional.

10 Composição do laboratório
10 microcomputadores (CPU, monitor, mouse, teclado e caixa de som); 10 cabos de segurança; 10 estabilizadores; 01 impressora; 01 switch; 10 cabos lógicos de ligação dos micros à rede; 01 cabo lógico de ligação da impressora ao micro (padrão RJ45 com 1,5 metros).

11 Para participar do ProInfo
a escola deve dirigir-se à Coordenação Estadual do ProInfo na Secretaria de Educação do Estado; Todas as escolas, secretarias e outras entidades que participam do programa precisam apresentar um Projeto Político Pedagógico de uso das TIC na educação e formalizar o compromisso de prover a infra-estrutura para o adequado funcionamento dos laboratórios ProInfo.

12 Ensino On Line Em 1997, experimentalmente, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) em São Paulo enviou computadores às escolas, que participaram voluntariamente, através do Plano de Adesão, para sensibilização e capacitação de professores e para emprego educacional da informática através de softwares pedagógicos.

13 O projeto Ensino On Line viabilizava apenas a utilização de um pacote de softwares educacionais em situação de aula e/ou pesquisa, não contava com o envolvimento da Internet e de outras redes de comunicação. Também faz parte do programa “A Escola de Cara Nova na Era da Informática – o computador a serviço da maioria da qualidade de ensino”, que servia de apoio didático-pedagógico para o professor.

14 Objetivos Oferecer aos alunos e professores uma proposta educacional tecnológica possibilitando a apropriação didático-pedagógico; Democratizando os acessos de informações e diminuindo as desigualdades regionais; Elevar a qualidade do ensino público; Preparar às mudanças da sociedade para a modernização tecnológica e de competitividade; Propiciar ao acesso a bibliotecas virtuais e comunicação com outras escolas através da Internet e multimídias.

15 Metas Disponibilizar salas-ambiente de informática, visando a integração do trabalho dos professores das diversas disciplinas; Servir-se de apoio didático-pedagógico para o professor; Tornar a escola mais atrativa para os jovens.

16 Composição do Projeto On Line
Pacote de Softwares: composto de 42 títulos, dentre eles, 12 são matemáticos e os outros abrangem todas as disciplinas da grade curricular das escolas.

17 Equipamentos 05 computadores pentium 166 com 16Mb de memória RAM, equipados com kit multimídia, unidade de CD-ROM e microfone; 02 impressoras a jato de tinta da Hewllett Packard (HP série 800) coloridas; 02 no breaks; 01 placa de faz/modem; 01 microcâmera de vídeo; 01 scanner de mão.

18 Formação de professores: foram oferecidos cursos no Programa de Educação Continuada (PEC) em informática cujo objetivo era formar professores multiplicadores neste projeto, estes recebiam todos os cursos, iniciando o processo com cursos para conhecerem o Windows, Word, Excel e PowerPoint. Posteriormente a este trabalho, instituições como USP, UNICAMP, PUC-SP, UFSCar e UNESP, entre outras, começaram a desenvolver cursos de capacitação.

19 Conclusão Os três projetos possuem iniciativas valiosas na área de informática educacional: o primeiro diz respeito ao papel que se espera da escola em relação aos projetos pedagógicos; o segundo voltado também para informatizar as escolas e a última proporcionar um maior acesso aos softwares educacionais.

20 Esses projetos partem da idéia de que as escolas são autônomas e capazes de articular propostas inovadoras aos investimentos realizados. Existem inúmeras dificuldades na escola pública (burocracia, espaço físico, violência) no entanto o governo esta fazendo sua parte de disponibilizar estrutura e equipamentos para implantação da informática educacional. Consideram que aos professores bastam cursos rápidos para a atuação pedagógica empregando a informática educacional seja bem sucedida.


Carregar ppt "Informática no Ensino de Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google