A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍRUS (SEM REINO). CARACTERÍSTICAS ACELULARES SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PARASITA INTRACELULAR OBRIGATÓRIO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍRUS (SEM REINO). CARACTERÍSTICAS ACELULARES SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PARASITA INTRACELULAR OBRIGATÓRIO)"— Transcrição da apresentação:

1 VÍRUS (SEM REINO)

2 CARACTERÍSTICAS ACELULARES SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PARASITA INTRACELULAR OBRIGATÓRIO)

3 ESTRUTURA

4 TIPOS DE VÍRUS TIPOS DE VÍRUS VÍRUS DO TABACO BACTERIÓFAGO HIV VÍRUS DA GRIPE - INFLUENZA

5 VÍRUS COM DNA OU RNA DNA Quando o ácido nucléico é o DNA, ele é transcrito em várias moléculas de RNA que servirão de molde para a síntese de proteínas virais. É o caso do vírus da varíola, do herpes, do adenovírus (provoca infecções respiratórias), da hepatite B.

6 VÍRUS COM DNA OU RNA RNA O RNA viral é transcrito em várias moléculas de RNA mensageiro, que comandarão a síntese protéica. É o que ocorre com a maior parte dos vírus animais, como o vírus da raiva, da gripe. Nos vírus conhecidos como retrovírus, como é o caso do vírus da AIDS (HIV), o RNA é transcrito em DNA por uma enzima transcriptase reversa. A partir da ação dessa enzima, o RNA serve de molde a uma molécula de DNA, que penetra no núcleo da célula, e integra-se ao cromossomo do hospedeiro. O DNA viral integrado ao cromossomo celular é chamado de provírus. Ele é reconhecido e transcrito pelas enzimas da célula hospedeira, de modo que logo começam a surgir moléculas de RNA com informações para síntese de transcriptase reversa e das proteínas do capsídeo. Algumas dessas moléculas de RNA são empacotadas juntamente com moléculas de transcriptase reversa, originando centenas de vírus completos (vírions). A infecção por retrovírus geralmente não leva à morte da célula hospedeira, e esta pode se dividir e transmitir o provírus integrado às células-filhas.

7 VÍRUS COM DNA OU RNA RNA RNA que já funciona como RNA mensageiro, como o vírus da raiva, da gripe; o vírus da poliomielite e de algumas encefalites VÍRUS DA GRIPE

8 MODO DE ENTRADA NA CÉLULA “Injeção do material genético – vírus bacteriófagos aderem à parede da célula bacteriana e “injetam” apenas o material genético Fusão – vírus como o HIV aderem à membrana plasmática, fundem-se a ela e entram, com proteína e tudo, na célula hospedeira. Englobamento –Por um processo que “lembra” a fagocitose, a própria célula introduz os vírus em seu interior, também com proteína e material genético.

9 BACTERIÓFAGO

10 CICLO DE VIDA DO BACTERIÓFAGO

11 No ciclo lítico, o vírus adota o comportamento destruidor. No ciclo lisogênico, o DNA viral incorpora-se ao bacteriano. A bactéria divide-se e transmite o DNA viral às suas filhas. Eventualmente, em uma das bactérias, o DNA viral se manifesta, separando-se do DNA bacteriano e inicia o comportamento destruidor.

12 Doenças causadas por vírus DoençaTransmissãoInfecçãoControle Varíola Gotículas de saliva, contato direto e objetos contaminados. O vírus penetra pela mucosa respiratória, passa para a corrente circulatória e instala- se na pele e mucosa causando ulcerações. Vacinação com linhagens atenuadas.. Febre Amarela Picada do mosquito Aedes aegypti. A entrada no organismo se dá pela saliva do mosquito, passa para o sangue e instala-se no fígado, baço, rins, medula óssea e gânglios linfáticos. Vacinação com linhagens atenuadas e controle do vetor (mosquito).. SarampoGotículas de saliva. O vírus penetra pela mucosa respiratória, passa para a corrente sangüínea. Vacinação com linhagens atenuadas. PoliomieliteIncerto. O vírus atua inicialmente na garganta e nos intestinos (simulando os sintomas de uma gripe), passa para o sangue e destrói as células nervosas, causando paralisia e atrofia da musculatura esquelética das pernas. Vacinação com linhagens inativas (vacina SALK) ou atenuadas (vacina SABIN)

13 Raiva Mordedura de animal infectado. O vírus penetra pela mordedura junto com a saliva do animal. Causando danos irreparáveis ao SNC. Vacinação de cães e pessoas mordidas.. Caxumba Gotículas de saliva, contato direto e objetos contaminados. O vírus se instala nas glândulas salivares parótidas, podendo localizar-se também nos testículos, ovários, pâncreas e cérebro. Vacinação. GripeGotículas de saliva. Ataca principalmente as vias aéreas superiores. Raramente atinge os pulmões. Isolamento das pessoas infectadas.. Hepatite A Contaminação da água e objetos por fezes de pessoas contaminadas. Moscas também podem ser vetores. O principal órgão afetado é o fígado (destruição de células hepaticas) Saneamento básico, higiene na manipulação de alimentos.

14 HIV VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

15

16

17 H1N1 – GRIPE SUÍNA


Carregar ppt "VÍRUS (SEM REINO). CARACTERÍSTICAS ACELULARES SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PARASITA INTRACELULAR OBRIGATÓRIO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google