A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio De Janeiro. É a segunda maior metrópole do Brasil, cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio De Janeiro. É a segunda maior metrópole do Brasil, cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal."— Transcrição da apresentação:

1 Rio De Janeiro

2 É a segunda maior metrópole do Brasil, cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul. A capital fluminense funciona como um “espelho” nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país. É também conhecida por Cidade Maravilhosa. Representa o segundo maior PIB do país e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960.

3  Território - Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de 100 ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara.  Clima - tropical atlântico prevalece na cidade, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano, com média anual aproximada de 22°C a 32°C. Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é perceptível, traduzindo-se em amplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos e ocasionalmente com temporais.

4  Relevo - Existem no Estado três unidades de relevo: a Baixada Fluminense, que corresponde às terras situadas em geral abaixo de 200m de altitude, o Planalto ou Serra Fluminense, acima de 200 metros e os Maciços litorâneos como o Maciço da Tijuca.  Solo - Seu solo é relativamente pobre.  Vegetação - Devido à ocupação da agricultura, o desmatamento modificou a vegetação original do Estado. As florestas ocupam um décimo do território fluminense, concentrando-se nas partes mais altas das serras. Há grandes extensões de campos produzidos pela destruição, próprios para a pecuária, e no litoral e no fundo das baías, registra-se a presença de manguezais.

5 Prós e Contras  O Rio de Janeiro é uma cidade de fortes contrastes econômicos e sociais, apresentando grandes disparidades entre ricos e pobres. Essas favelas se instalam principalmente sobres os morros, devido ao relevo do Rio de Janeiro, ou em mangues aterrados como no Complexo do Manguinhos, onde as condições de moradia, saúde, educação e segurança são extremamente precárias. Um aspecto original das favelas do Rio é a proximidade aos distritos mais valorizados da cidade, simbolizando a forte desigualdade social, característica do Brasil. Alguns bairros de luxo, onde se localiza a favela da Rocinha, encontram-se "espremidos" entre a praia e os morros. Nas favelas, ensino público e sistema de saúde deficitários ou inexistentes, aliados à saturação do sistema prisional, contribuem com a intensificação da injustiça social e da pobreza.

6  Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Rio de Janeiro dispunha de um total de 2087 estabelecimentos de saúde em 2009, sendo 189 públicos e 1898 privados, os quais dispunham no seu conjunto de leitos para internação, sendo que mais da metade são privados. A cidade também conta com atendimento médico ambulatorial em especialidades básicas, atendimento odontológico com dentista e presta serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).  Entre 1978 e 2000, pessoas foram mortas no Rio, mais do que em toda a Colômbia no mesmo período.A polícia do Rio de Janeiro também é demasiadamente violenta; em 2006 matou pessoas no estado, sendo apenas em Até abril de 2007, a média era de 3,7 por dia. Em 2002, a capital fluminense registrava 62,8 casos de homicídio para cada 100 mil pessoas. Em 2006, após quedas anuais sucessivas, esta taxa chegou a 37,7

7 Cultura Entre os principais eventos, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, e a festa do réveillon em Copacabana.

8 Pontos Turísticos 1.Cristo Redentor 2.Pão de açúcar 3.Maracanã 4.Santa Teresa 5.Cidade do Samba 6.Sambódromo 7.Mirante dona Marta 8.Vista Chinesa

9 Escola Estadual Camilo Bonfim Alunos: Caroline, Edson, Patrícia e Priscilla Professora: Jusciene Geografia 3° ano ‘A’


Carregar ppt "Rio De Janeiro. É a segunda maior metrópole do Brasil, cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google