A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos A festa recorda a dedicação da Basílica e o famoso “milagre da neve”, segundo o qual no dia 5 de Agosto de 358 nevou em pleno verão na pequena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos A festa recorda a dedicação da Basílica e o famoso “milagre da neve”, segundo o qual no dia 5 de Agosto de 358 nevou em pleno verão na pequena."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos A festa recorda a dedicação da Basílica e o famoso “milagre da neve”, segundo o qual no dia 5 de Agosto de 358 nevou em pleno verão na pequena colina romana do Esquilino (uma das famosas sete colinas de Roma), como sinal extraordinário do convite da Virgem para que se construísse um templo em sua honra. Depois da proclamação do dogma da Maternidade divina de Maria no Concílio de Éfeso (ano 431), o Papa Sixto III consagrou em Roma uma Basílica em honra da Virgem, chamada posteriormente Santa Maria Maior. É a mais antiga igreja dedicada a Nossa Senhora. A festa litúrgica da "Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior" que acontece em 5 de agosto entrou no calendário romano em Meditemos. Carinhosamente, Graziela

4 A Basílica de Santa Maria Maior, ou Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, junto com a de São Pedro, a de São Paulo e a de São João de Latrão. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus. Nave central

5 Os mosaicos do arco são um cântico de glória a maternidade ilibada da Virgem e as duas cidades de Jerusalém e Belém, que neles se vêem representadas, recordam o Natal do Senhor na cidade de Davi, e o da Igreja no Cenáculo. Estes mosaicos foram restaurados em A Basílica é chamada também de Santa Maria do Presépio, por nela se conservarem trechos da gruta onde o Salvador nasceu, e considerada Maior por ser a mais importante Igreja mariana. Relicário com a manjedoura do Menino Jesus abaixo do altar central.

6 Quase todas as igrejas romanas dedicadas a Maria foram construídas onde antes existiram construções pagãs: Santa Maria dos Mártires, no intacto Panteão; Santa Maria dos Anjos, sobre as termas de Diocleciano; Santa Maria, sobre as ruínas do templo de Minerva Calcídica; Santa Maria de Ara Coeli, no cimo do Capitólio, a pedra consagrada a Jupiter. Acredita-se que o Papa Liberio I tenha construída a primitiva Igreja de Santa Maria das Neves sobre fundamentos de um templo pagão. Um século mais tarde Sisto III derrubou essa construção, utilizando novamente os materiais e construindo a Basílica atual, como recordação do Concílio de Éfeso. Capela do Santíssimo

7 Batistério São Bernardo afirma que Santa Maria é para nós o aqueduto por onde nos chegam todas as graças de que necessitamos diariamente. Devemos procurar constantemente o seu auxílio, "porque esta é a vontade do Senhor, que quis que recebêssemos tudo por Maria", especialmente quando nos sentimos mais fracos, nas dificuldades, nas tentações..., e tanto nas necessidades da alma como nas do corpo.

8 No Calvário, junto do seu Filho, a maternidade espiritual de Maria atingiu o seu cume. Quando todos desertaram, a Virgem permaneceu junto à cruz de Jesus (Jo 19,25), em perfeita união com a vontade divina, sofrendo e padecendo com o seu Filho, corredimindo. "Deus não se serviu de Maria como de um instrumento meramente passivo. Ela cooperou para a salvação humana com livre fé e obediência" (Lumen Gentium, 56). Esta maternidade da Virgem perdura sem cessar, e agora, no Céu, "não abandonou esta missão salvífica, mas pela sua múltipla intercessão continua a obter-nos os dons da salvação eterna" (Lumen Gentium, 62).

9 “Em Roma, desde tempos imemoriais, o povo fiel honra a nossa Mãe nesse templo sob a invocação de Salus Populi Romani. Todos acorrem ali para pedir favores e graças, na certeza de estarem num lugar onde sempre são ouvidos. João Paulo II também visitou Nossa Senhora nesse templo romano, pouco depois de ter sido eleito Papa. "Maria – disse o Sumo Pontífice nessa ocasião – tem por missão levar todos os homens ao Redentor e dar testemunho dEle, mesmo sem palavras, apenas mediante o amor, com o qual manifesta a sua índole de mãe. É chamada a aproximar de Deus mesmo os que lhe opõem mais resistência, aqueles para quem é mais difícil crer no amor (...). É chamada a aproximar todos – quer dizer, cada um – do seu Filho".

10 E aos seus pés fez a dedicação de toda a sua vida e de todos os seus anseios à Mãe de Deus, com palavras que nós podemos repetir, imitando-o filialmente: "Totus tuus ego sum et omnia mea tua sunt. Accipio Te in me omnia; sou todo teu, e todas as minhas coisas são tuas. Sê o meu guia em tudo" (João Paulo II, Homilia em Santa Maria Maior, 8-XII-1978).”

11 Oração de Nossa Senhora das Neves Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, por aquela sublime lição que nos destes, conservando vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de vossa Conceição Imaculada, desejando levantar em nossos corações um templo místico consagrado ao vosso culto, pedimo-vos, todos, ó grande Virgem, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza. Ó Excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que vosso foi desde o dia abençoado do seu descobrimento, na colonização, no império e na república e vosso será em todos os tempos, porque assim o desejam vossos filhos, cujo mais aureolado brasão é viver à sombra augusta da Cruz, sob o vosso maternal patrocínio. Assim seja. Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. T. Amém

12 Texto - Fonte Missal Quotidiano - Dom Gaspar Lefebvre ) "Falar com Deus" – Francisco Fernández-Carvajal – Quadrante Editora Imagens – Google Música – Largo – Os Três Anjos Formatação - Graziela Visite-nos em : Se você gostou e quer receber novas formatações em pps, envie e- mail para:


Carregar ppt "Caríssimos A festa recorda a dedicação da Basílica e o famoso “milagre da neve”, segundo o qual no dia 5 de Agosto de 358 nevou em pleno verão na pequena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google