A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE III Aluna Catieli Ferreira de Souza SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO EM SAÚDE III Aluna Catieli Ferreira de Souza SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO EM SAÚDE III Aluna Catieli Ferreira de Souza SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL.

2 Atividade Realizada: Escovação Dental. Com o intuito de levar informação e divulgar sobre a Escovação Dental, foi criado um projeto que tinha como objetivo despertar nas pessoas maior interesse na sua saúde bucal. Foi criado um questionário com 3 perguntas, e cada pergunta tinha como opção tres respostas, apenas uma estava correta. No total 30pessoas participaram da pesuisa.

3 Objetivos e Local da Atividade: Com o objetivo de avaliar o conhecimento de pessoas com relação à importância da escovação dental, bem como da escolha adequada da melhor escova dental. Foi aplicado um questionário em 30 pessoas que procuravam atendimento no Posto, no município de Dois Irmãos, todos de forma aleatória. O questionário foi aplicado entre os dias 23 e 27 de Abril de 2011, com pessoas que aguardavam atendimento dentro e fora do Posto Os questionários não foram identificados e o levantamento só foi feito o levantamento das respostas após todos terem sido respondidos.

4 Questionário aplicado: 1 – Quando deve ser feita a troca da escova dental: ( ) A cada 3 meses, ou quando as cerdas estiverem amassadas. ( )A cada 2 meses ou quando as cerdas estiverem macias e escabeladas. ( )A cada 5 ou 6 meses. 2-Qual o principal beneficio da escovação? ( ) Deixa os dentes mais brancos; ( ) Evita cáries, e mantém um sorriso saudável; ( )Mantém meus dentes limpos e assim não,preciso ir ao dentista. 3-A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes pode ser evitado através: ( ) Visitando o dentista a cada 6 meses e utilizando sempre fio dental; ( ) Evitando doces e refrigerantes; ( )Escovando os dentes 2 vezes ao dia; Obrigado pela participação, sua opinião é muito importante!

5 Folder entregue:

6 Paticipantes/Entrevistados: Recebendo o questionário.

7 Resultados: 1 – Quando deve ser feita a troca da escova dental: (8) A cada 3 meses, ou quando as cerdas estiverem amassadas. (12)A cada 2 meses ou quando as cerdas estiverem macias e escabeladas. (10)A cada 5 ou 6 meses. 2-Qual o principal beneficio da escovação? (9) Deixa os dentes mais brancos; (8) Evita cáries, e mantém um sorriso saudável; (13)Mantém meus dentes limpos e assim não,preciso ir ao dentista. 3-A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes pode ser evitado através: (15) Visitando o dentista a cada 6 meses e utilizando sempre fio dental; (5) Evitando doces e refrigerantes; (10)Escovando os dentes 2 vezes ao dia; Obrigado pela participação, sua opinião é muito importante

8 Conclusões: Com avaliação dos resultados, podemos concluir que muitas pessoas não tem uma correta informação sobre Saúde bucal, muitas apresentavam dúvidas entre uma e outra questão quando iam responder. Podemos perceber que 10 dos 30 entrevistados apontaram a troca da escova a cada 5 ou 6 meses, o que não é o correto.Também na segunda pergunta onde questionados sobre qual o principal beneficio da escovação bucal, a maioria respondeu que seria para manter os dentes limpos e assim não precisariam ir ao dentista, e oito responderam corretamente. Já na terceira questão, foi possível perceber que muitos tem a consciência, de que visitar o dentista a cada seis meses e utilizar fio dental, evita a maioria das doenças relacionadas a saúde bucal, porém dez entrevistados apontaram a alternativa de que escovar os dentes duas vezes ao dia, evitaria a maioria dos problemas, não está totalmente certo, o correto é três vezes ao dia, e em pelo menos umas dessas vezes fazer o uso do fio dental.

9 Resultado A intenção do trabalho foi conscientizar as pessoas que através de adoção de hábitos simples no dia–dia, é possível prevenir cáries e ter uma saúde bucal saudável No geral o resultado satisfatório, a maiorias das pessoas que responderam ao questionário demonstraram receptividade e gostaram de receber um folder explicativo, que era uma demonstração de preocupação com a saúde bucal deles e em saber melhor como se prevenir.


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO EM SAÚDE III Aluna Catieli Ferreira de Souza SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google