A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como obter e manter um emprego - Motivação Vanessa Tuono Jardim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como obter e manter um emprego - Motivação Vanessa Tuono Jardim."— Transcrição da apresentação:

1 Como obter e manter um emprego - Motivação Vanessa Tuono Jardim

2 “Motivação - são os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo” Processo pelo qual o comportamento É mobilizado e sustentado No interesse da realização Das metas organizacionais.

3 Elaboração de Currículo Currículo é um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho. Explicita suas qualificações, competências e habilidades. Descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.

4 Elaboração de Currículo O currículo é específico para determinado cargo ou emprego Não faça cópias indiscriminadas de seus currículos Objetivo Conciso Eficaz

5 O que NÃO deve constar no currículo 1) Número de conta bancária, título de eleitor, MSN, identidade ficam de FORA. Preencha o curriculum vitae apenas com informações ESSENCIAIS. Lembre-se: os selecionadores NÃO TÊM TEMPO A PERDER. 2) Não importa se você é lindo(a). FOTO apenas se solicitado. Ainda que você se pareça com o Reynaldo Gianecchini ou com a Gisele Bundchen, não coloque sua foto em seu CV - isto é completamente desnecessário. As exceções a esta regra são curriculuns de candidatos a vagas de modelo ou cuja beleza física esteja diretamente associada a atividade a ser exercida. 3) Novela mexicana somente na televisão Embora sua história de vida ou situação atual possam ser de grande interesse para um seriado televisivo, você deve chamar a atenção do selecionador por suas capacidades profissionais. Evite escrever no curriculum vitae coisas do tipo "Por favor, preciso desse emprego para sustentar meus 13 filhos doentes" ou ainda "Tenho muita vontade de trabalhar nessa empresa, até de graça". 4) Papel somente branco - rosa, vermelho, azul, verde e de outras cores NUNCA Infelizmente algumas pessoas acreditam que devem chamar a atenção pelo excesso. Enviar seu curriculum vitae impresso em papel de cores "espalhafatosas" é certeza de chamar a atenção... dentre os inúmeros currículos amassados e arremessados na lata de lixo.

6 O que NÃO deve constar no currículo 5) Evite fonte rebuscadas Nada de utilizar fontes como Comic Sans ou outras do gênero para chamar a atenção. Utilizar fonte Times New Roman também não é aconselhável, desde que é uma fonte comum e sem destaque. Boas escolhas são Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais. 6) Não minta JAMAIS Já vi candidatos passarem por situações constrangedoras ao serem pré-selecionados e, durante a entrevista, serem pegos em suas mentiras. Um exemplo clássico é o relacionado a idiomas. O sujeito diz ter nível fluente de inglês e, no meio da entrevista, o selecionador, sem qualquer introdução, começa a falar nesta língua. O candidato baixa a cabeça e pronuncia alguma desculpa qualquer. Resultado: MAIS UM ELIMINADO. 7) "Menas", "seje", "emcima" - POR FAVOR, NÃOOOOOOOOOOOOO!!! Sempre é válido frisar: muito cuidado com o português. Após redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortográfico do seu editor. Leia e releia seu texto. Peça sempre algum conhecido de confiança para revisar seu documento antes de enviá-lo para as empresas.

7 O que NÃO deve constar no currículo 8) Ninguém quer saber se você é um excelente atacante de futebol do clube do seu bairro nem que fez um curso sobre como preparar comida chinesa no inverno passado. A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga de jogador de futebol ou a um restaurante essa regra é extremamente válida. Muitas pessoas costumam colocar uma série de baboseiras ao final de seu curriculum vitae para preencher espaço. Evite ao máximo utilizar este recurso para não passar a mensagem de alguém com pouca qualificação para a vaga em si. 9) Nada de correções utilizando caneta. A apresentação do curriculum é tão importante quanto seu conteúdo. Caso encontre algum erro, nunca utilize corretivo ou escreva de caneta esferográfica no mesmo. Imprima uma nova cópia. 10) Não utilize XEROX. Imprima seu curriculum sempre em formato A4, utilizando uma impressora e papéis de boa qualidade (gramatura 90g/m2). Não utilize XEROX.

8 Perguntas que talvez lhe sejam feitas durante uma entrevista Por que está se candidatando a esse emprego? Por que quer trabalhar para essa empresa? O que sabe sobre o trabalho/a empresa/a indústria? Já fez esse tipo de trabalho antes? Que tipo de máquinas sabe operar? Que experiência tem nesse ramo? Que habilidades você tem que talvez sejam úteis para esse trabalho? Fale-me sobre você. Que cinco palavras diria que o descrevem melhor? Consegue trabalhar sob pressão? Por que deixou seu emprego anterior? Por que está há tanto tempo desempregado? O que seu ex-patrão achava de você? Costumava faltar ao trabalho no seu emprego anterior? Quais são seus planos para o futuro? Quando pode começar a trabalhar? Quais são suas maiores aptidões

9 Entrevista Faça uma pesquisa sobre a empresa na qual você espera trabalhar. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor será a impressão que causará durante a entrevista. Sua pesquisa também o ajudará a descobrir se a empresa tem o tipo de trabalho que você quer ou se é nela que deseja trabalhar. Depois disso, pense na roupa que usará durante a entrevista. Se o emprego que você procura envolve serviço manual, use roupa limpa e asseada. Vestir e se arrumar de maneira apropriada mostra ao empregador que você tem auto-estima e, sendo assim, é mais provável que se orgulhe de seu trabalho. Se espera trabalhar num escritório, escolha roupa modesta que, onde você mora, seja considerada apropriada para esse tipo de trabalho.

10

11 Dinâmica Dicas: cle_02.htm cle_02.htm Simulação de entrevista

12 Profa. Msc. Maria Teresa Gomes Lins - Slides 3ª aula

13 Motivados a buscar um novo emprego Prepare-se bem para as entrevistas Elabore um bom currículo Seja adaptável Informe-se sobre empregos não anunciados Seja organizado

14 Teoria de Maslow

15 NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: NECESSIDADES DE AR, AGUA, ALIMENTO, REPOUSO E SONO. SEGURANÇA: AMBIENTE SEGURO, SEM AMEAÇA DE BEM-ESTAR. SOCIAIS: PERTENCER A UM GRUPO, AFETIVIDADE, AMOR, INTERAÇÃO SOCIAL. ESTIMA: AUTO-RESPEITO E RESPEITO PELOS OUTROS, SATISFEITAS ATRAVÉS DE ELOGIOS. AUTO-REALIZAÇÃO: AS PESSOAS SE TORNAM CAPAZES DE SER, A NECESSIDADES DE CRESCER, DE SE DESENVOLVER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE.

16 Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: - Fatores de manutenção - Fatores de motivação

17 Fatores de manutenção: São influenciados pelo salário, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, política de administração da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes. Fatores de motivação: São influenciados pelas responsabilidades pessoais, realizações, desafios, crescimento profissional, reconhecimento.

18 TEORIA DOS DOIS FATORES (HERZBERG) FATORES DE HIGIENE: Condições físicas de trabalho, política da empresa, qualidade da supervisão, relacionamento com colegas de trabalho, salário, status, segurança no emprego. FATORES DE MOTIVAÇÃO: Desafios do trabalho, responsabilidade, reconhecimento, realizações, progresso no cargo e crescimento profissional

19 TRÍADE REALIZAÇÃO – PODER – AFILIAÇÃO (McCLELAND) As pessoas aprendem e adquirem necessidades de acordo com a sua cultura. (família, Televisão, grupos de colegas, stc)As pessoas aprendem e adquirem necessidades de acordo com a sua cultura. (família, Televisão, grupos de colegas, stc) Realização: desejo de conseguir algo.Realização: desejo de conseguir algo. Poder: desejo de controlar outras pessoas.Poder: desejo de controlar outras pessoas. Afiliação: desejo de estabelecer e manter relacionamento amigável e caloroso com os outros.Afiliação: desejo de estabelecer e manter relacionamento amigável e caloroso com os outros.

20 TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS: VALORES METAS: Realísticas; Aceitas; Usadas para Avaliar Desempenho; Ligadas a Feedback e Recompensas; Estabelecidas por Indivíduos ou Grupos, Orientadas para a Aprendizagem DESEMPENHO MELHORADO

21

22 A falta de dinheiro leva a insatisfação, mas possibilitar às pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam à satisfação e, portanto, à motivação.

23 MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA Motivação intrínseca: está relacionada à recompensas psicológicas, tais como: a oportunidade de reconhecer a habilidade de alguém;a oportunidade de reconhecer a habilidade de alguém; sentido de desafio e realização;sentido de desafio e realização; reconhecimento positivo ou apreciação;reconhecimento positivo ou apreciação; ser tratado de maneira considerável.ser tratado de maneira considerável.

24 Motivação extrínseca : está relacionada a recompensas tangíveis ou materiais tais como: –Salários; –benefícios adicionais; –Seguro de vida; –Promoções; –Ambiente e condições de trabalho. MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA

25 ELEMENTOS DA FRUSTRAÇÃO Necessidades ou expectativas Barreiras ou bloqueios Frustração Solução de problemas Metas COMPORTAMENTO AGRESSÃOREGRESSÃOFIXAÇÃORETRAIMENTO COMPORTAMENTO DESTRUTIVO Reestruturação (metas alternativas)

26 Conclusões Elabore um bom currículo Prepare-se bem para a entrevista Conheça os possíveis locais para trabalhar Seja organizado Esteja motivado Seja adaptável


Carregar ppt "Como obter e manter um emprego - Motivação Vanessa Tuono Jardim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google