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Planejamento de marketing. Aplicação planejada de recursos de marketing para atingir objetivos de marketing.

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Apresentação em tema: "Planejamento de marketing. Aplicação planejada de recursos de marketing para atingir objetivos de marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de marketing

2 Aplicação planejada de recursos de marketing para atingir objetivos de marketing

3 Processo sistematizado – Revisão da situação – Formulação de algumas premissas – Determinar objetivos para o que está sendo vendido e para quem – Decidir como os objetivos serão atingidos – Programar e custear as ações necessárias para a implementação

4 Valor monetário recebido por uma empresa por seus bens e serviços Maximizar receita Retorno sobre vendas Maximizar lucros Maximizar retorno sobre investimento Custos e encargos incorridos no funcionamento da empresa Minimizar custos

5 Plano estratégico Plano tático

6 Plano estratégico de marketing Varredura do ambiente externo Identificação precoce das forças que dele emanam Envolvendo todos os níveis de gerenciamento do processo Desenvolvimento adequado de respostas estratégicas

7 Decisões estratégicas preocupam-se com: O rumo da organização no longo prazo, contrastando com as questões de administração do dia-a-dia; Definir o escopo das atividades da organização em termos do que ela fará e do que não fará; Compatibilizar as atividades da organização com o ambiente no qual funciona, de modo a otimizar as oportunidades e minimizar ameaças; Compatibilizar as atividades da organização com sua capacidade de recursos, sejam financeiros, de mão-de- obra, tecnológicos ou níveis de competências.

8 Modelo de planejamento InterpretativoPolítico Lógico incremental EcológicoVisionário

9 Processo lógico-racional Mercado Objetivos Táticas Estratégias Organização

10 Objetivo e estratégias Objetivo: aquilo que você quer alcançar Estratégia: como você planeja alcançar seus objetivos Refere-se somente a produtos e mercados Objetivo de marketing

11 Objetivos de marketing referem-se a um ou mais dos seguintes: Produtos existentes para mercados existentes Novos produtos para mercados existentes Produtos existentes para novos mercados Novos produtos para novos mercados Ser passíveis de medições quantitativas Maximizar Minimizar Penetrar Aumentar Maximizar Minimizar Penetrar Aumentar Volume de vendas Valor de vendas Participação de mercado, lucro, porcentagem de penetração de lojas Volume de vendas Valor de vendas Participação de mercado, lucro, porcentagem de penetração de lojas

12 Estratégias de marketing: meios para se alcançar os objetivos de marketing Produto: políticas gerais de extinção, modificações, adições. Design, branding, posicionamento, embalagem de produto, etc; Preço: políticas gerais de determinação de preço que deverão ser seguidas, especificadas por grupo de produto em segmentos de mercado; Praça: políticas gerais para canais e níveis de serviços aos clientes; Promoção: políticas gerais para a comunicação com os clientes. MIX DE MARKETING


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