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Equipe: Brivaldo Eduardo Marques Everaldo Arruda Gizoleide Ronaldo Mensagem Subliminar.

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1 Equipe: Brivaldo Eduardo Marques Everaldo Arruda Gizoleide Ronaldo Mensagem Subliminar

2 Antes de começar a falar de mensagem subliminar vamos fazer um exercicio mental.pptxxercicio mental.pptx

3 Mensagem Subliminar  Todo tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos  Todo tipo de mensagem que está abaixo do limiar  Todo tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos  Todo tipo de mensagem que está abaixo do limiar

4 Limiar Menor sensação detectável pelo nosso consciente

5 Em psicologia  Subconsciência (ou subconsciente) é um termo utilizado para designar aquilo que está situado abaixo do nível da consciência.  O subconsciente não é uma consciência paralela, ele é a "engrenagem" que sustenta a mente consciente.  O subconsciente não é capaz de tomar decisões, mas é capaz de responder a estímulos  Estímulos enviados do consciente como também estímulos dos cinco sentidos.  Subconsciência (ou subconsciente) é um termo utilizado para designar aquilo que está situado abaixo do nível da consciência.  O subconsciente não é uma consciência paralela, ele é a "engrenagem" que sustenta a mente consciente.  O subconsciente não é capaz de tomar decisões, mas é capaz de responder a estímulos  Estímulos enviados do consciente como também estímulos dos cinco sentidos.

6 Características da mensagem Subliminar Grau de percepção  Capacidade que ser humano tem de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos muito fracos e que provocam uma resposta consciente.  O subconsciente é capaz de interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados do que o consciente Ex: Um tempo de exposição muito pequeno a imagens ou à sons baixo demais imperceptíveis pelo consciente podem perfeitamente serem interpretados e guardados no subconsciente Grau de percepção  Capacidade que ser humano tem de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos muito fracos e que provocam uma resposta consciente.  O subconsciente é capaz de interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados do que o consciente Ex: Um tempo de exposição muito pequeno a imagens ou à sons baixo demais imperceptíveis pelo consciente podem perfeitamente serem interpretados e guardados no subconsciente

7 Características da mensagem Subliminar Grau de Persuasão Toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão Capacidade que uma mensagem tem de influenciar o receptor:  Vontades De forma imendiata fazendo com que uma pesoa possa sentir vontade de beber ou comer algo no momento em que está exposto a mensagem  Personalidade Influenciando em gostos pessoais de alguém a longo prazo modificando seu comportamento mudando por exemplo uma pessoa tímida em uma pessoa extrovertida Obs: O grau de persuasão varia de acordo com o tempo de exposição a mensagem e a personalidade do receptor Grau de Persuasão Toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão Capacidade que uma mensagem tem de influenciar o receptor:  Vontades De forma imendiata fazendo com que uma pesoa possa sentir vontade de beber ou comer algo no momento em que está exposto a mensagem  Personalidade Influenciando em gostos pessoais de alguém a longo prazo modificando seu comportamento mudando por exemplo uma pessoa tímida em uma pessoa extrovertida Obs: O grau de persuasão varia de acordo com o tempo de exposição a mensagem e a personalidade do receptor

8 Percepção e Persuasão Subliminar Desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido nenhum trabalho científico foi publicado em que comprove a PERSUASÃO subliminar porém a PERCEPÇÃO subliminar é compovada científicamente através de inúmeros experimentos. Desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido nenhum trabalho científico foi publicado em que comprove a PERSUASÃO subliminar porém a PERCEPÇÃO subliminar é compovada científicamente através de inúmeros experimentos.

9 Marketing e Mensagem Subliminar  James Vicary, um especialista em marketing americano, fundador da empresa "Subliminal Projection Company“  Em uma conferência ele revelou para a imprensa que teria patenteado uma nova técnica de vendas que ele nomeou como "projeção subliminar".  Essa técnica consistia no uso de um instrumento que projetaria imagens em uma tela com uma velocidade muito alta, exibindo imagens entre os quadros de um filme durante frações de segundos.  Segundo a tecnica de Vacary como as imagens eram apresentadas em uma velocidade maior do que a capacidade do olho humano acompanhar, essas imagens não seriam percebidas de forma consciente porém atingiam diretamente o subconsciente sendo absorvidas de uma forma quase instantânea.  Exatamente por causa dessa característica, a "projeção subliminar" teria um potencial enorme, e o seu uso em campanhas de publicidade provocariam um visível aumento no efeito das propagandas. Para comprovar a sua hipótese, Vicary “apresentou” resultados de um experimento que ele teria feito.  James Vicary, um especialista em marketing americano, fundador da empresa "Subliminal Projection Company“  Em uma conferência ele revelou para a imprensa que teria patenteado uma nova técnica de vendas que ele nomeou como "projeção subliminar".  Essa técnica consistia no uso de um instrumento que projetaria imagens em uma tela com uma velocidade muito alta, exibindo imagens entre os quadros de um filme durante frações de segundos.  Segundo a tecnica de Vacary como as imagens eram apresentadas em uma velocidade maior do que a capacidade do olho humano acompanhar, essas imagens não seriam percebidas de forma consciente porém atingiam diretamente o subconsciente sendo absorvidas de uma forma quase instantânea.  Exatamente por causa dessa característica, a "projeção subliminar" teria um potencial enorme, e o seu uso em campanhas de publicidade provocariam um visível aumento no efeito das propagandas. Para comprovar a sua hipótese, Vicary “apresentou” resultados de um experimento que ele teria feito.

10 O experimento  Inseriu frases durante a exibição de um filme.  Mediu a diferença percentual na reação dos dois grupos  Um grupo esteve presente nas sessões de projeção subliminar E outro grupo não sofreu exposição da projeção subliminar.  As frases escolhidas foram : Beba coca-cola e coma pipoca. Resultados: Nas noites em que as frases foram projetadas as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as vendas de Coca-Cola em 18,1%. (A experiência foi relatada na revista Advertising Age 16 de Setembro de 1957)  Inseriu frases durante a exibição de um filme.  Mediu a diferença percentual na reação dos dois grupos  Um grupo esteve presente nas sessões de projeção subliminar E outro grupo não sofreu exposição da projeção subliminar.  As frases escolhidas foram : Beba coca-cola e coma pipoca. Resultados: Nas noites em que as frases foram projetadas as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as vendas de Coca-Cola em 18,1%. (A experiência foi relatada na revista Advertising Age 16 de Setembro de 1957)

11 Fraude de Vicary  A noção de "mensagem subliminar" passou a causar polêmica entre as pessoas pelo fato de poder existir uma ferramenta que pudesse influenciar a mente sem que fosse possível perceber ou mesmo impedir.  Foi então que no ano de 1962, Vicary concedeu uma entrevista à mesma revista Advertising Age, em que ele admitiu que se sentiu obrigado a forjar parte dos resultados da sua pesquisa.  Afirmou também que na época que sofreu muita pressão dos investidores para apresentar resultados, e por causa disso, acabou apresentando resultados de experiências que não tinha feito de fato.  A noção de "mensagem subliminar" passou a causar polêmica entre as pessoas pelo fato de poder existir uma ferramenta que pudesse influenciar a mente sem que fosse possível perceber ou mesmo impedir.  Foi então que no ano de 1962, Vicary concedeu uma entrevista à mesma revista Advertising Age, em que ele admitiu que se sentiu obrigado a forjar parte dos resultados da sua pesquisa.  Afirmou também que na época que sofreu muita pressão dos investidores para apresentar resultados, e por causa disso, acabou apresentando resultados de experiências que não tinha feito de fato.

12 Subliminaridade nos dias atuais  O termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo de subentendido.  Pode ser subentendida toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito.  Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.  A publicidade sempre usou de mensagens subentendidas como ferramenta para a construção de propagandas.  O termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo de subentendido.  Pode ser subentendida toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito.  Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.  A publicidade sempre usou de mensagens subentendidas como ferramenta para a construção de propagandas.

13 Publicidade Associativa  Por conta da mudança no conceito de subliminaridade, determinados tipos de publicidades praticadas de forma lícita são confundidas com mensagens subliminares encontradas na mídia.  Em muitas ocasiões e em círculos pouco informados se confunde a técnica subliminar com a técnica associativa.  Por conta da mudança no conceito de subliminaridade, determinados tipos de publicidades praticadas de forma lícita são confundidas com mensagens subliminares encontradas na mídia.  Em muitas ocasiões e em círculos pouco informados se confunde a técnica subliminar com a técnica associativa.

14 Exemplo de Publicidade Associativa  Anúncios de bebidas alcóolicas: Acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos.  Anúncio de automóvel: Associado ao êxito, beleza e virilidade.  Anúncio de produtos para o lar: São anunciados por famíilias felizes e completas (com pai, mãe e um, dois, três filhos), que vivem em uma casa que indica a sua posição social.  Anúncios de produtos cosméticos: São anunciados por uma mulher jovem, sensual, bela.  Anúncios de bebidas alcóolicas: Acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos.  Anúncio de automóvel: Associado ao êxito, beleza e virilidade.  Anúncio de produtos para o lar: São anunciados por famíilias felizes e completas (com pai, mãe e um, dois, três filhos), que vivem em uma casa que indica a sua posição social.  Anúncios de produtos cosméticos: São anunciados por uma mulher jovem, sensual, bela.

15 Legislação  Na Espanha: Lei Geral de Publicidade de 1988 inclui a publicidade subliminar dentro dos tipos de publicidade ilícita  Na Noruega: É proibida mensagens ocultas em televisão.  Na União Européia há uma proposta de proibir este tipo de publicidade com o fim de proteger a infância e os jovens.  Na Espanha: Lei Geral de Publicidade de 1988 inclui a publicidade subliminar dentro dos tipos de publicidade ilícita  Na Noruega: É proibida mensagens ocultas em televisão.  Na União Européia há uma proposta de proibir este tipo de publicidade com o fim de proteger a infância e os jovens.

16 Legislação  Na constituição brasileira: Não existe nenhuma lei que proíba de forma direta qualquer tipo de propaganda subliminar. No entanto, a legislação entende que a propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, que afirma que todas as mensagens devem ser ostensivas e assumidas (explícitas). No entanto, se percebe que a propaganda subliminar seria antiética, pois sua mensagem, apesar de ser ostensiva, seria dissimulada (oculta) uma vez que não pode ser percebida.  Existe também uma passagem no Código de Defesa do Consumidor que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados. Diretamente extraído do artigo 36: "Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.“ "Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem."  Na constituição brasileira: Não existe nenhuma lei que proíba de forma direta qualquer tipo de propaganda subliminar. No entanto, a legislação entende que a propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, que afirma que todas as mensagens devem ser ostensivas e assumidas (explícitas). No entanto, se percebe que a propaganda subliminar seria antiética, pois sua mensagem, apesar de ser ostensiva, seria dissimulada (oculta) uma vez que não pode ser percebida.  Existe também uma passagem no Código de Defesa do Consumidor que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados. Diretamente extraído do artigo 36: "Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.“ "Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem."

17 Algumas formas de apresentação Ilusão de Otica 2.ppt Mensagem Subliminar com Erotísmo.pptx Mensagem Subliminar na Propaganda.pptx Mensagem Subliminar relacionado a Cultura e Crenças.pptx Mensagem Subliminar relacionado a Cultura e Crenças.pptx

18 Obrigado!


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