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Mensagens Eletrônicas PADRÃO TISS Mensagens Eletrônicas.

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Apresentação em tema: "Mensagens Eletrônicas PADRÃO TISS Mensagens Eletrônicas."— Transcrição da apresentação:

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2 Mensagens Eletrônicas PADRÃO TISS Mensagens Eletrônicas

3 2 Programação Padrão TISS Padrão de Comunicação Conceitos Fluxo de Mensagens

4 Mensagens Eletrônicas3 Padrão TISS Padrão para troca de informações entre operadoras e prestadores de serviços de saúde, para melhoria na qualidade do atendimento, racionalização dos custos administrativos de operadoras e prestadores e otimização dos recursos existentes

5 Mensagens Eletrônicas4 Padrão de Comunicação O padrão de comunicação TISS é composto de quatro schemas para validação das mensagens XML:  Schema com tipos de dados simples TissSimpleTypesV2_01_02.xsd  Schema com tipo de dados complexos, construídos a partir dos tipos de dados simples, TissComplexTypesV2_01_02.xsd  Schema com a descrição das Guias que compõem o padrão TISS TissGuiasV2_01_02.xsd  Schema que descreve a Mensagem TISS TissV2_01_02.xsd. Este schema define as trocas entre prestadores e operadoras, utilizando os elementos definidos nos três schemas anteriores.

6 Mensagens Eletrônicas5 Padrão de Comunicação O padrão de comunicação TISS é composto de oito WSDL’s para implementação de webservices:  tissLoteGuiasV2_01_02  tissCancelaGuiaV2_01_02  tissSolicitacaoDemonstrativoRetornoV2_01_02  tissSolicitacaoProcedimentoV2_01_02  tissSolicitacaoStatusAutorizacaoV2_01_02  tissSolicitacaoStatusProtocoloV2_01_02  tissTransmiteMensagemV2_01_02  tissVerificaElegibilidadeV2_01_02

7 Mensagens Eletrônicas6 Padrão de Comunicação Premissas  Adoção dos padrões já utilizados pela ANS, Ministério da Saúde e das sugestões da consulta pública nº 21/2005 sobre o padrão TISS  Inclusão do maior número possível de domínios no schema-XML para aumentar a capacidade de expressão do modelo  Incorporação de diferentes alternativas de fornecimento da mesma informação para aumentar a flexibilidade  Construção de tipos de dados simples e, a partir deles, criação de elementos de maior complexidade que correspondem à agregação dos tipos simples para, finalmente, se definir a Mensagem TISS;

8 Mensagens Eletrônicas7 Padrão de Comunicação Padrão de Notação  namespace " ans:" foi criado para identificar os elementos do schema do padrão TISS  elementos que descrevem tipos simples de dados foram identificados com o prefixo "st_". Exemplo: st_tipoAtendimento, st_tipoConsulta. Tipos simples que foram utilizados em vários guias estão descritos no schema TissSimpleTypesV2_01_02.xsd  elementos que descrevem tipos complexos de dados foram identificados com o prefixo "ct_". Os tipos complexos foram construídos a partir dos tipos simples. Tipos complexos que foram utilizados em vários guias estão descritos no schema TissComplexTypesV2_01_02.xsd

9 Mensagens Eletrônicas8 Padrão de Comunicação Padrão de Notação  nome dos elementos foi definido por extenso para manter a expressividade do padrão e facilitar o seu entendimento  O elemento ct_Diagnostico é um elemento composto que consta do schema tissComplexTypes.xsd uma vez que é referenciado em várias guias. Este elemento é composto de uma seqüência de elementos baseados em tipo simples, como o elemento nomeTabela baseado no tipo simples "ans:st_tabelasDiagnostico".

10 Mensagens Eletrônicas9 Padrão de Comunicação Versionamento e Download  Os schemas e os WSDL’s que compõem o padrão TISS são versionados. O número da versão é identificado pelo nome do arquivo que contém o schema. Acrescentou-se ao nome do arquivo que contém o schema o ano o número da versão do padrão e seu release —tissSimpleTypesV2_01_02.xsd —tissComplexTypesV2_01_02.xsd —tissGuiasV2_01_02.xsd —tissV2_01_02.xsd —tissLoteGuiasV2_01_02.wsdl —tissSolicitacaoProcedimentoV2_01_02.wsdl —tissSolicitacaoStatusProtocoloV2_01_02

11 Mensagens Eletrônicas10 Conceitos Envio Lotes Guias  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora com as informações sobre a assistência realizada ao beneficiário, para fins de pagamento. Solicitação de Demonstrativo de Retorno  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando o envio do demonstrativo de retorno por período ou número de protocolo de recebimento. Em resposta, a operadora enviará o demonstrativo de pagamento solicitado (Pagamento, Pagamento Odontológico ou Análise de Conta Médica).

12 Mensagens Eletrônicas11 Conceitos Solicitação do Status Protocolo  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando a situação dos lotes enviados, a partir do número dos respectivos protocolos. Solicitação de Autorização  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando autorização para a execução de serviços assistenciais. Utilizado apenas se serviço e/ou guia necessitarem de autorização prévia para a realização do mesmo.

13 Mensagens Eletrônicas12 Conceitos Solicitação de Cancelamento de Guia  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando o cancelamento do processamento de uma determinada guia já enviada à Operadora Solicitação de Elegibilidade  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando autorização para atendimento a um determinado beneficiário.

14 Mensagens Eletrônicas13 Conceitos Solicitação de Status da Autorização  Documento eletrônico enviado pelo prestador à operadora, solicitando o status de uma autorização de atendimento assistencial que esteja em análise. Esta mensagem permite um terceiro ator (quando o solicitante for diferente do executante) solicitar o status de uma solicitação de autorização através da identificação do beneficiário.

15 Mensagens Eletrônicas14 Conceitos Protocolo de Recebimento  Documento eletrônico emitido pela operadora e enviado ao prestador com a comprovação do recebimento dos lotes de guias enviados pelo prestador. Autorização de Procedimentos  Documento eletrônico utilizado como resposta à transação de solicitação de autorização de procedimento, que incorpora as solicitações das guias de Solicitação de Internação, Serviços Profissionais /SADT e Tratamento Odontológico.

16 Mensagens Eletrônicas15 Conceitos Status do Protocolo  Documento eletrônico emitido pela operadora em resposta à mensagem de Solicitação de Status do Protocolo. — Recebido – Lote recebido pela Operadora — Em análise – Lote em análise pela Operadora — Liberado para pagamento – Analisado e liberado para pagamento — Encerrado sem pagamento – Analisado mas não liberado para pagamento — Analisado e aguardando liberação para pagamento – Analisado e aguardando pagamento — Pagamento Efetuado – Pagamento do protocolo já realizado — Protocolo não localizado – Protocolo inexistente

17 Mensagens Eletrônicas16 Conceitos Demonstrativos de Retorno  Documento eletrônico emitido pela operadora e enviado ao prestador com as informações relativas ao processamento das guias. Pode ser: — Demonstrativo de Análise de Conta Médica — Demonstrativo de Pagamento Odontológico — Demonstrativo de Pagamento Aprova Elegibilidade  Documento eletrônico utilizado como resposta à transação de solicitação de elegibilidade, que aprova o atendimento a um determinado beneficiário.

18 Mensagens Eletrônicas17 Conceitos Recibo de cancelamento de guia  Documento eletrônico emitido pela operadora e enviado ao prestador com a comprovação do recebimento do pedido de cancelamento de guia. A guia em questão não será processada e não fará parte dos demonstrativos de retorno. Status da Autorização  Documento eletrônico emitido pela operadora em resposta à mensagem de Solicitação de Status da autorização informando o status de uma solicitação de autorização. — Autorizado — Em análise — Negado

19 Mensagens Eletrônicas18 Projeto TISS Sistema Público prestador SIB, SIP,RPS,DIOPS SIM, SINASC, SINAN, CIH Operadoras TISS - XML Fluxo de Mensagens

20 Mensagens Eletrônicas19 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Verifica Elegibilidade ct_solicitaElegibilidade Retorno de Elegibilidade ct_retornoElegibilidade Mensagem opcional

21 Mensagens Eletrônicas20 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Solicitação de Serviços solicitacaoProcedimento Autorização de Realização de Serviço ct_autorizacaoProcedimento Obrigatória somente se houver necessidade de autorização

22 Mensagens Eletrônicas21 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Solicitação Status de Autorização ct_solicitaStatusAutorizacao Status da Autorização ct_situacaoAutorizacao

23 Mensagens Eletrônicas22 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Gera Número de Protocolo – Agrupamento de guias Cria Lote de Guias Após realização do serviço – Guias de faturamento Envia Guias de Faturamento ct_loteGuias Recibo de recebimento de Guias ct_protocoloRecebimento

24 Mensagens Eletrônicas23 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Solicitação de Cancelamento de Guia ct_cancelaGuia Recibo Cancelamento de Guia ct_reciboCancelaGuia Mensagem opcional

25 Mensagens Eletrônicas24 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Solicitação do Status do Protocolo ct_solicitacaoStatusProtocolo Envia Status Protocolo ct_StatusProtocolo

26 Mensagens Eletrônicas25 Fluxo de Mensagens Prestadores Operadoras Solicitação de Demonstrativo de Retorno ct_solicitacaoDemonstrativoPagamento Envia Demonstrativo de Retorno ct_demonstrativoOdontologia ct_demonstrativoAnaliseConta ct_demonstrativoPagamento

27 Mensagens Eletrônicas26 Webservices Verificação de Elegibilidade (opcional) ct_solicitaElegibilidade ct_retornoElegibilidade tissVerificaElegibilidade

28 Mensagens Eletrônicas27 Webservices Solicitação de Procedimentos solicitacaoProcedimento ct_autorizacaoProcedimento tissSolicitacaoProcedimento

29 Mensagens Eletrônicas28 Webservices Status da autorização ct_solicitaStatusAutorizacao ct_situacaoAutorizacao tissSolicitacaoStatusAutorizacao

30 Mensagens Eletrônicas29 Webservices Envia Lote Guia ct_loteGuia ct_protocoloRecebimento tissLoteGuias

31 Mensagens Eletrônicas30 Webservices Cancelamento de Guia (solicitação / faturamento) ct_cancelaGuia ct_reciboCancelaGuia tissCancelaGuia

32 Mensagens Eletrônicas31 Webservices Status do Protocolo ct_solicitacaoStatusProtocolo ct_StatusProtocolo tissSolicitacaoStatusProtocolo

33 Mensagens Eletrônicas32 Webservices Solicitação Demonstrativo de Retorno ct_solicitacaoDemonstrativoPagamento demonstrativosRetorno tissSolicitacaoDemonstrativoRetorno

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