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METODOLOGIA DA PESQUISA METODOLOGIA Metodologia é o ramo da lógica que se ocupa dos métodos utilizados nas diferentes ciências. Pode- se conceituá-la.

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2 METODOLOGIA DA PESQUISA

3 METODOLOGIA Metodologia é o ramo da lógica que se ocupa dos métodos utilizados nas diferentes ciências. Pode- se conceituá-la ainda como parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela própria recorre. Tais métodos caracterizam-se como o corpo de regras e diligências estabelecidas para realizar uma pesquisa. (MICHALISZYN; TOMASINI, 2007, p. 47).

4 PESQUISA investigar questionar procurar buscar interpretar avaliar “processo de busca que parte de um feito ou fato menos elaborado (F1) e vai até um feito ou fato mais elaborado (F2), mas nunca terminado” (Leon, A)

5 Metodologia Neste capítulo, o estagiário/pesquisador deverá apresentar como, onde, com quem, com que instrumentos, quanto e quando será feita a pesquisa. É neste que o adequado procedimento metodológico dará ao estudo um caráter científico.

6 TIPOS DE PESQUISA QUANTITATIVASQUALITATIVAS

7 QUANTITATIVAS Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc...).

8 QUALITATIVAS Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos, bem como a atribuição de significados, são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave.

9 PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS (MEIOS) Pesquisa Bibliográfica: quando elabora a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa Documental: quando elabora a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

10 Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

11 Observação: quando se utilizam os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade. A observação pode ser: a)assistemática, isto é, que não tem planejamento e controle previamente elaborados; b) sistemática: tem planejamento, realiza-se em condições controladas para responder aos propósitos preestabelecidos; c)não-participante: o pesquisador presencia o fato, mas não participa; d)individual: realizada por um pesquisador; e)em equipe: feita por um grupo de pessoas; PESQUISA QUANTO AOS INSTRUMENTOS E COLETA DE DADOS

12 Entrevista: é a obtenção de informações através de entrevistas que podem ser: estruturada: roteiro previamente estabelecido; não-estruturada: não existe rigidez de roteiro. PESQUISA QUANTO AOS INSTRUMENTOS E COLETA DE DADOS

13 Questionário: é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. Deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instruções. As instruções devem esclarecer o propósito de sua aplicação, ressaltar a importância da colaboração do informante e facilitar o preenchimento. As perguntas do questionário podem ser: abertas e fechadas. PESQUISA QUANTO AOS INSTRUMENTOS E COLETA DE DADOS

14 Recomendações úteis à construção de um questionário: a) o questionário deverá ser construído em blocos temáticos obedecendo a uma ordem lógica na elaboração das perguntas; b) a redação das perguntas deverá ser feita em linguagem compreensível ao informante; c) A formulação das perguntas deverá evitar a possibilidade de interpretação dúbia, sugerir ou induzir a resposta;

15 d) cada pergunta deverá focar apenas uma questão para ser analisada pelo informante; e) o questionário deverá conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa; f) perguntas que já se sabe que não serão respondidas com honestidade devem ser evitadas. Recomendações úteis à construção de um questionário:

16 Seleção dos participantes iniciais com a indicação de informantes; Emergência ordenada de amostra: Escolha de um novo participante somente após a coleta de dados com um participante anterior; Focalização continua da amostra: Inclusão de novos participantes a medida em que ocorrem a verificação dos dados já obtidos. Dicas para seleção de sujeitos participantes da pesquisa:

17 PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS/FINS Exploratória. Descritiva. Explicativa.

18 EXPLORATÓRIA Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.

19 Descritiva Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática.

20 Explicativa Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

21 Sugestões de bibliografia Obra: Normas para apresentação de documentos científicos; Coordenação editorial: Marildes Rocio A. Santos. Editora: UFPR (2000) Obra: O método nas ciências naturais e sociais; Autores: Alda Judith A. Mazzotti e Fernando Gewandsznajder. Editora: Thomson Learning (1999) Obra: Fundamentos de metodologia científica; Autores: Aidil Jesus da S. Barros e Neide Aparecida de S. Lehfeld. Editora: Pearson Education (2008)

22 Sugestões de bibliografia Obra: Reforma ortográfica 2009; Autor: Neumar Carta Winter. Editora: Juruá (2009) Obra: Metodologia científica, planejamento de pesquisa: uma visão holística do conhecimento; Autor: Claudinei dos Santos Oliveira. Editora: LTR (2000) Obra: Como elaborar projetos de pesquisa; Autor: Antonio Carlos Gil. Editora: Atlas (2002)


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