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Naomar de Almeida Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica do Ensino Superior no Brasil UNIVERSIDADE NOVA.

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1 Naomar de Almeida Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica do Ensino Superior no Brasil UNIVERSIDADE NOVA

2 Projeto Universidade Nova Reforma Universitária no mundo: A Universidade Medieval A Universidade Medieval Kant e o Conflito das Faculdades Kant e o Conflito das Faculdades Humboldt e o primado da pesquisa Humboldt e o primado da pesquisa A Contra-Reforma Bonaparte A Contra-Reforma Bonaparte A Reforma Flexner A Reforma Flexner Processo de Bologna Processo de Bologna

3 Projeto Universidade Nova No Brasil: Primeiras escolas superiores Primeiras escolas superiores A Universidade do Brasil A Universidade do Brasil USP: a missão USP: a missão Modelo Anísio/Darci (UDF 1935; UnB ) Modelo Anísio/Darci (UDF 1935; UnB ) Reforma Universitária de 68 Reforma Universitária de 68 Comissão de 1985 Comissão de 1985 Reforma em curso ( ) Reforma em curso ( )

4 Projeto Universidade Nova Reforma do Ensino Superior Temas incluídos no PL: Ente Jurídico Ente Jurídico Estrutura institucional Estrutura institucional Controle interno Controle interno Marco regulatório Marco regulatório Sistema de financiamento Sistema de financiamento

5 Projeto Universidade Nova Pontos a garantir na atual Reforma do Ensino Superior: Abertura à sociedade: Abertura à sociedade: Integração Graduação e Pós-Graduação Integração Graduação e Pós-Graduação Articulação Ensino/Pesquisa/Extensão Articulação Ensino/Pesquisa/Extensão Avaliação/Controle de qualidade Avaliação/Controle de qualidade Autonomia de gestão Autonomia de gestão Arquitetura acadêmica Arquitetura acadêmica

6 Projeto Universidade Nova No Brasil, atual arquitetura acadêmica do ES resulta de: concepção fragmentadora do conhecimento, alienada da complexidade dos problemas da natureza, da sociedade, da história e da subjetividade concepção fragmentadora do conhecimento, alienada da complexidade dos problemas da natureza, da sociedade, da história e da subjetividade modelos de formação da universidade européia do século XIX, superados em seus contextos de origem modelos de formação da universidade européia do século XIX, superados em seus contextos de origem uma reforma universitária incompleta (frustrada), imposta pelos militares na década de 70 e absorvida pelas elites nacionais uma reforma universitária incompleta (frustrada), imposta pelos militares na década de 70 e absorvida pelas elites nacionais um período de laissez faire, com abertura de mercado e desregulamentação do ensino superior nos anos 90 um período de laissez faire, com abertura de mercado e desregulamentação do ensino superior nos anos 90

7 Projeto Universidade Nova Estrutura curricular confusa, sistema de títulos desarticulado, numerosas denominações: Licenciatura Licenciatura Bacharelado Bacharelado Habilitação Habilitação Ênfase Ênfase Diploma de tecnólogo Diploma de tecnólogo Denominações profissionais diretas (p. ex. médico, dentista) Denominações profissionais diretas (p. ex. médico, dentista) Especialização (lato-senso) Especialização (lato-senso) Mestrado (acadêmico e profissional) Mestrado (acadêmico e profissional) Doutorado Doutorado

8 Projeto Universidade Nova Modelo brasileiro atual Bacharelados Mest. Prof. Doutorado Mest. Acad. Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Habilitações Cursos profissionais de curta duração Cursos profissionais de longa duração PG lato- senso Especialização Aperfeiçoamento Residência MBA ?!

9 Projeto Universidade Nova Problemas a superar na atual arquitetura curricular: Excessiva precocidade nas escolhas de carreira profissional Excessiva precocidade nas escolhas de carreira profissional Seleção limitada, pontual e “traumática” para ingresso na graduação Seleção limitada, pontual e “traumática” para ingresso na graduação Elitização do ensino superior Elitização do ensino superior Viés mono-disciplinar na graduação, com currículos estreitos e bitolados Viés mono-disciplinar na graduação, com currículos estreitos e bitolados Enorme fosso entre graduação e pós-graduação Enorme fosso entre graduação e pós-graduação Programas de ações afirmativas com data de validade Programas de ações afirmativas com data de validade Incompatibilidade quase completa com modelos de arquitetura curricular vigentes em outras realidades universitárias Incompatibilidade quase completa com modelos de arquitetura curricular vigentes em outras realidades universitárias

10 Projeto Universidade Nova No mundo atual, destacam-se dois modelos de universidade, referidos a blocos históricos distintos: Modelo Norte-Americano (Alca-demia) Modelo Norte-Americano (Alca-demia) Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha) Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha)

11 Projeto Universidade Nova Modelo norte-americano, baseia-se em dois níveis: Undergraduate (college) Undergraduate (college) bacharelados gerais de 4 anos, terminal ou como etapa prévia a... bacharelados gerais de 4 anos, terminal ou como etapa prévia a... Graduate Graduate Programas de graduação profissional (tipo MBA, M.Ed., D.L., M.D., Pharm.D.) Programas de graduação profissional (tipo MBA, M.Ed., D.L., M.D., Pharm.D.) Pós-graduação acadêmica (M.Sc., M.A., PhD) Pós-graduação acadêmica (M.Sc., M.A., PhD)

12 Projeto Universidade Nova Modelo norte-americano College Major Minor Mestrado profissional (M. Ed., MBA, M.Pharm.Sc. etc.) Doutorados Profissionais (D.L, M.D., Dr.P.H., Pharm.D.) Doutorad o (PhD) Mestrado Acadêmico (M.Sc., M.A. etc. )

13 Projeto Universidade Nova Modelo europeu (Processo de Bolonha), estruturado em três níveis: Primeiro Ciclo Primeiro Ciclo Bacharelados gerais de 3 anos, como etapa prévia a... Bacharelados gerais de 3 anos, como etapa prévia a... Segundo Ciclo Segundo Ciclo Cursos profissionais Cursos profissionais Mestrado profissional Mestrado profissional Mestrado acadêmico, como etapa prévia a... Mestrado acadêmico, como etapa prévia a... Terceiro Ciclo Terceiro Ciclo Doutorados de pesquisa Doutorados de pesquisa

14 Projeto Universidade Nova Modelo europeu (Processo de Bolonha) Bacharelado (Grandes Áreas do conhecimento) Master 2 profissional Doutorado de pesquisa Master 1 Acadêmico Cursos profissionais (Engenharia, Medicina, Direito etc.)

15 Projeto Universidade Nova Proposta Universidade Nova: implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ajuste da estrutura curricular dos cursos profissionais ajuste da estrutura curricular dos cursos profissionais ajuste da estrutura curricular da pós- graduação ajuste da estrutura curricular da pós- graduação novas modalidades de processo seletivo novas modalidades de processo seletivo

16 Projeto Universidade Nova Bacharelado Interdisciplinar (BI) Curso de formação geral de introdução ao ensino superior, de curta duração (mínimo = 3 anos), em grandes áreas do conhecimento: Humanidades Humanidades Artes Artes Ciências Ciências da Matéria da Matéria da Vida da Vida da Saúde da Saúde da Sociedade da Sociedade Sociais Aplicadas Sociais Aplicadas Tecnologias Tecnologias

17 Projeto Universidade Nova O currículo dos BIs poderá ter a seguinte composição : FG- Formação Geral (Módulos obrigatórios: 1/3 do currículo) FG- Formação Geral (Módulos obrigatórios: 1/3 do currículo) FC- Formação Complementar (optativos: mínimo de 1/3 do currículo) FC- Formação Complementar (optativos: mínimo de 1/3 do currículo) FP- Formação Profissional (optativos: máximo de 1/3 do currículo) FP- Formação Profissional (optativos: máximo de 1/3 do currículo) CT- Cursos Tronco (sequência de cursos durante todo o programa do BI) CT- Cursos Tronco (sequência de cursos durante todo o programa do BI)

18 Projeto Universidade Nova Filosofia (Epistemologia, Ética, Estética) * Filosofia (Epistemologia, Ética, Estética) * Cultura Brasileira (ciclos de conferências e debates) * Cultura Brasileira (ciclos de conferências e debates) * Línguas Modernas (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão) * Línguas Modernas (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão) * Pensamento Matemático (Lógica, Estatística, Informática) * Pensamento Matemático (Lógica, Estatística, Informática) * Política & Cidadania * Política & Cidadania * Panorama das Artes Panorama das Artes Histórias das Ciências e das Técnicas Histórias das Ciências e das Técnicas Antropologia (incluindo raízes afro-brasileiras) Antropologia (incluindo raízes afro-brasileiras) Literatura (como ler Poesia e Prosa, como ver Teatro) Literatura (como ler Poesia e Prosa, como ver Teatro) Estudos Clássicos (Cultura Clássica, elementos de Latim e Grego) Estudos Clássicos (Cultura Clássica, elementos de Latim e Grego) Expressão Escrita (escritura, leitura) Expressão Escrita (escritura, leitura) Artes (Música, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Cinema) Artes (Música, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Cinema) Meio Ambiente & Consciência Ecológica Meio Ambiente & Consciência Ecológica Saúde & Qualidade de Vida Saúde & Qualidade de Vida Iniciação Científica Iniciação Científica Temas FG (preliminar, em discussão): * - Cursos-Tronco

19 Projeto Universidade Nova Módulos FC: Optativos, oferecidos aos alunos de todos os BIs Optativos, oferecidos aos alunos de todos os BIs Compreende cursos de todas as grandes áreas de conhecimento, já ofertados nas grades curriculares existentes Compreende cursos de todas as grandes áreas de conhecimento, já ofertados nas grades curriculares existentes Serão oferecidos módulos de introdução aos cursos profissionais, a exemplo da “Introdução à(s) Engenharia(s)” da Poli, visando a contribuir para escolhas maduras de carreira profissional Serão oferecidos módulos de introdução aos cursos profissionais, a exemplo da “Introdução à(s) Engenharia(s)” da Poli, visando a contribuir para escolhas maduras de carreira profissional Os créditos FC poderão ser levados aos cursos profissionais como optativos Os créditos FC poderão ser levados aos cursos profissionais como optativos

20 Projeto Universidade Nova Módulos FP: Optativos, oferecidos somente aos alunos da área de conhecimento do BI que concluíram o FG Optativos, oferecidos somente aos alunos da área de conhecimento do BI que concluíram o FG Definidos como componentes da grade curricular obrigatória de cursos profissionais Definidos como componentes da grade curricular obrigatória de cursos profissionais Coeficiente de Rendimento nos módulos FG e FC será critério de prioridade para obtenção de matrícula nos cursos FP Coeficiente de Rendimento nos módulos FG e FC será critério de prioridade para obtenção de matrícula nos cursos FP Os créditos FP serão convalidados nos cursos profissionais, reduzindo sua duração Os créditos FP serão convalidados nos cursos profissionais, reduzindo sua duração No final dos BIs, os alunos terão cursado pelo menos dois terços de disciplinas não relacionadas à grade das carreiras profissionais a serem eventualmente seguidas No final dos BIs, os alunos terão cursado pelo menos dois terços de disciplinas não relacionadas à grade das carreiras profissionais a serem eventualmente seguidas

21 Projeto Universidade Nova Diploma: Bacharel em área geral de conhecimento (Artes, Humanidades, Ciências, Tecnologias) Com opções de: Prosseguimento da formação profissional e/ou... Prosseguimento da formação profissional e/ou... Formação de Pós-Graduação Formação de Pós-Graduação

22 Projeto Universidade Nova Prosseguimento da formação profissional: Licenciaturas Licenciaturas mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP, habilita egresso a lecionar no ensino básico mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP, habilita egresso a lecionar no ensino básico Carreiras profissionais de média duração (ex. Enfermagem, Administração, Geologia) Carreiras profissionais de média duração (ex. Enfermagem, Administração, Geologia) mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP Carreiras profissionais de longa duração (ex. Engenharias, Direito, Medicina) Carreiras profissionais de longa duração (ex. Engenharias, Direito, Medicina) mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FC e FP

23 Projeto Universidade Nova Pós-Graduação – para aluno(a)s com excepcional talento e desempenho, aprovados em processos seletivos específicos: Mestrado Profissional Mestrado Profissional Mestrado Acadêmico Mestrado Acadêmico com opção de prosseguimento para... Doutorado, formação de pesquisador e/ou professor universitário Doutorado, formação de pesquisador e/ou professor universitário

24 Projeto Universidade Nova Bacharelados Interdisciplinares Mestra- dos Profis- sionais Douto- rados Mestra- dos Acadê- micos Cursos Profiss. média duração Licencia- turas Cursos Profissionais de longa duração FG FC FP1 FP2 FP3

25 Projeto Universidade Nova Modelo brasileiro atual Bacharelados Mest. Prof. Doutorado Mestr. Acad. Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Habilitações Cursos profissionais de curta duração Cursos profissionais de longa duração PG lato- senso Especialização Aperfeiçoamento Residências MBA ?!

26 Projeto Universidade Nova Bacharelados Interdiscipli- nares Mestra- dos Profis- sionais Douto- rados Mestra- dos Acadê- micos Cursos Profiss. média duração Licencia- turas Cursos Profissionais de longa duração Modelo Universidade Nova

27 Projeto Universidade Nova Interrogações I: O ingresso na universidade através dos BIs poderá usar como critério de seleção o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)? O ingresso na universidade através dos BIs poderá usar como critério de seleção o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)? Nos primeiros anos de implantação, como etapa de transição, manter-se-á o exame vestibular simultaneamente ou complementarmente ao ENEM, para todos ou para uma proporção das vagas? Nos primeiros anos de implantação, como etapa de transição, manter-se-á o exame vestibular simultaneamente ou complementarmente ao ENEM, para todos ou para uma proporção das vagas? Caberá, nesse nível, tornar permanente o regime de reserva de vagas para alunos de escolas públicas? Caberá, nesse nível, tornar permanente o regime de reserva de vagas para alunos de escolas públicas? A forma principal de seleção dos alunos que concluíram o BI para os diversos destinos poderá ser o Coeficiente de Rendimento? A forma principal de seleção dos alunos que concluíram o BI para os diversos destinos poderá ser o Coeficiente de Rendimento? Caberia disponibilizar alguma forma direta de seleção (p.ex. exames seriados anuais durante o BI) para aqueles que, por não terem obtido CR competitivo para certos cursos, desejarem postular tais carreiras profissionais? Caberia disponibilizar alguma forma direta de seleção (p.ex. exames seriados anuais durante o BI) para aqueles que, por não terem obtido CR competitivo para certos cursos, desejarem postular tais carreiras profissionais? Além disso, caberia manter uma forma direta de ingresso nos cursos profissionais, tipo Teste de Conhecimentos Específicos (equivalente ao GRE norte-americano), para uma proporção dos candidatos? Além disso, caberia manter uma forma direta de ingresso nos cursos profissionais, tipo Teste de Conhecimentos Específicos (equivalente ao GRE norte-americano), para uma proporção dos candidatos?

28 Projeto Universidade Nova Interrogações II: Quais serão as especificidades de aplicação do modelo Universidade Nova às áreas de Artes? Quais serão as especificidades de aplicação do modelo Universidade Nova às áreas de Artes? Será viável ampliar o escopo da modalidade Mestrado Profissional, como formação avançada e/ou especializada para as carreiras profissionais? Será viável ampliar o escopo da modalidade Mestrado Profissional, como formação avançada e/ou especializada para as carreiras profissionais? Poderá a Residência, formação avançada para a área médica, ganhar equivalência ao Mestrado Profissional? Poderá a Residência, formação avançada para a área médica, ganhar equivalência ao Mestrado Profissional? Caberá, em áreas específicas que envolvem treinamento avançado em serviço, conceber a modalidade Doutorado Profissional? Caberá, em áreas específicas que envolvem treinamento avançado em serviço, conceber a modalidade Doutorado Profissional? A implantação do novo modelo se dará de modo gradual ou de vez? para todas as áreas dos BI ou iniciando por uma área- piloto? Nos novos campi ou em toda a Universidade? A implantação do novo modelo se dará de modo gradual ou de vez? para todas as áreas dos BI ou iniciando por uma área- piloto? Nos novos campi ou em toda a Universidade?

29 Projeto Universidade Nova USP USP Emulação da Sorbonne Emulação da Sorbonne Federais Federais Emulação de Coimbra Emulação de Coimbra Reforma de 1969 Reforma de 1969 Emulação de Harvard Emulação de Harvard Universidade Nova Universidade Nova Referência à Escola Nova de Anísio Teixeira - Recriar a Universidade como projeto autodeterminado Referência à Escola Nova de Anísio Teixeira - Recriar a Universidade como projeto autodeterminado

30 Projeto Universidade Nova Exposição de Motivos do Projeto de Lei que instituiu a Universidade de Brasília, enviado por Juscelino Kubitschek ao Congresso Nacional em 21 de abril de Presidente da Comissão: Anísio Teixeira, relator: Darci Ribeiro. Excerto do item 12: “Propõe-se uma estrutura nova da formação universitário, para dar-lhe unidade orgânica e eficiência maior. O aluno que vem do curso médio não ingressará diretamente nos cursos superiores profissionais. Obterá uma preparação científica e cultural em Institutos de pesquisa e de ensino, dedicados às ciências fundamentais. Nesses órgãos universitários, que não pertencem a nenhuma Faculdade, mas servem a todas elas, o aluno buscará, mediante opção, conhecimentos básicos indispensáveis ao curso profissional que tiver em vista prosseguir.”


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