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Cadeia de Valor. Porter  análise estratégica 3 CONCEITOS  atratividade relativa do setor em termos de lucro, varia em função das cinco forças competitivas.

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1 Cadeia de Valor

2 Porter  análise estratégica 3 CONCEITOS  atratividade relativa do setor em termos de lucro, varia em função das cinco forças competitivas.  posicionamento competitivo – liderança de custos, diferenciação e foco – visando alcançar um retorno superior e um desempenho superior. Esses posicionamentos são chamados estratégias genéricas.  cadeia de valor da empresa. A análise das fontes de vantagem competitiva deve acontecer na cadeia de valor da empresa.

3 Rivalidade Barreiras de entrada Poder clientes Produtos substitutos Poder fornecedores governo

4 Resumo forças Porter Rivalidade entre concorrentes altabaixa Barreiras de entrada pequen a alta Produtos /ou serviços substitutos váriosmuitos Poder de barganha de fornecedores fortefraca Poder de barganha de compradores fortefraca Influencia do governo positivanegativa Favorável ao negócio

5 Vantagem competitiva liderança de custo diferenciação custo mais baixo diferenciação alvo estreito alvo amplo Escopo competitivo foco em custo foco em diferenciação

6 Cadeia de Valor - Porter Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi MARGEM Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Tecnologia Logística de fora para dentro Operações Mkt e Vendas Serviços MARGEM Atividades primárias Atividades de apoio Logística de dentro para fora Aquisição e Compras

7 Cadeia de Valor - Porter  A análise de fontes de vantagem competitiva tem de ocorrer na Cadeia de Valor, ou seja, nas atividades distintas que uma empresa realiza, para projetar, produzir, comercializar, entregar e oferecer suporte ao cliente.

8 Cadeia de Valor - Porter  A cadeia de valor consiste em cinco atividades primárias e quatro atividades de apoio.

9 Cadeia de Valor  Conjunto interligado de atividades criadoras de valor que começa nas matérias-primas básicas vindas de fornecedores, passa por uma série de atividades que agregam valor, relacionadas à produção e comercialização do produto e/ou serviço e termina nos distribuidores, colocando o produto nas mãos dos consumidores

10 Atividades primárias  Logística de fora para dentro  Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos.  Operações  Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados.  Logística de dentro para fora  Atividades relacionadas com receber, estocar e distribuir o produto final aos consumidores.  Mkt e vendas  Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos.  Serviços  Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto.

11 Criação de Valor  Atividades e/ou processos organizacionais que criam, direta ou indiretamente, valor para o negócio.  A criação de valor está relacionada tanto à Cadeia de Valor quanto à estrutura, estratégia, gestão, cultura etc  A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências

12 Cadeia de Valor - Porter Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi MARGEM Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Tecnologia Logística de fora para dentro Operações Mkt e Vendas Serviços MARGEM Atividades primárias Atividades de apoio Logística de dentro para fora Aquisição e Compras

13 Massa e Forno PIZZARIA VALORI

14 Disponibilidade de ingredientes-farinha, tomate, queijo Operações Caixa para embalagem PIZZARIA VALORI

15 Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Internet folhetos Moto boy PIZZARIA VALORI

16 Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Administração do Pessoal PIZZARIA VALORI

17 Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Compras Administração do Pessoal PIZZARIA VALORI

18 Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Compras Administração do Pessoal Administração Financeira PIZZARIA VALORI

19 Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Compras Administração do Pessoal Administração Financeira Instalações e imoveis PIZZARIA VALORI

20 Cadeia de Valor de uma instituição de Ensino Superior

21 Marketing vendas Logistica de fora.. Logistica de dentro... Gerenciamento de Risco Desenvolvimento de Tecnologia Recursos Humanos Infra-estrutura Marketing Gestão da marca Gestão de segmentos Suporte a Vendas Operações Investimento Depósito Securitização Créditos Crédito Securities Produtos Financeiros Investimento Corporativo Outros Ativos Pagamento Trading Custódia Cadeia de valor - Bancos serviços Contas Gestão de Ativos IPO M&A Consultoria Outros

22 Atividades primárias  Logística de fora para dentro  Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos.  Operações  Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados.  Logística de dentro para fora  Atividades relacionadas com receber, estocar e distribuir o produto final aos consumidores.  Mkt e vendas  Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos.  Serviços  Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto.

23 Mudanças

24 Por que ocorrem mudanças ?

25 Contextos internos e externos O porque ? Estratégias, estrutura, pessoas O que? Metodologia Como?

26 Mudanças recentes em organizações Fusões e incorporações. Privatização Mudança do controle acionário Mudanças tecnológicas Mudanças pela implantação de projetos organizacionais

27 Fusões e incorporações Itaú e Unibanco CPFL, Piratininga, Santa Cruz e CNS GOL e VARIG GAFISA e TENDA Diagnóstico America – Delboni e outros Kibon – Unilever Vale e Inco

28 Privatização Telefônica /Telesp Comgas Eletropaulo Cesp / Aes – Duke - Elektro Vasp Vale

29 Mudança de controle acionário Alcan Viação Cometa TV Record Diário de São Paulo Hospital Duprat


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