A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramenta Bizagi Modeler Feira de empreendedorismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramenta Bizagi Modeler Feira de empreendedorismo."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Bizagi Modeler Feira de empreendedorismo

2 Raimundo Juliana Kleber Daniela Michel Joice

3 Roteiro: Introdução Processos de Negócios Elementos BPMN Conclusões Referências Feira de empreendedorismo

4 Introdução Bizagi é um conjunto de ferramentas voltadas para modelagem e gestão de processos de negócios. Cobre todo Ciclo PDCA de gestão de processos. Esta apresentação foca em Modelagem

5 Processo é um conjunto de atividades que toma uma entrada, adiciona valor e fornece uma saída, gerando um produto ou serviço valorado. Um Processo se repete para cada produto ou serviço

6 Privativo: são utilizados quando não há interesse em verificar a interação entre este processo e outros. Colaborativo: representam a interação entre um processo principal e outro processo participante.

7 BPMN Business Process Modeling Notation – Notação gráfica que descreve a lógica dos passos de um processo de negócio. É uma linguagem e padrão internacional de modelagem Seu objetivo é dar suporte ao gerenciamento, fornecendo uma notação intuitiva, capaz de representar semânticas de processos complexos.

8 Elementos BPMN Artefatos Pool ou piscina – representa um processo ou uma entidade. Lane ou raia – É uma sub-partição dentro da pool. São usadas para organizar e categorizar a pool. Milestone – É um mar subpartição dentro do processo. São usadas para organizar o processo em etapas.

9 conectores Fluxo de Seqüência – é usado para mostrar a ordem em que as atividades serão executadas. Cada fluxo tem só uma origem e só um destino. Fluxo de Mensagem – Usado para mostrar o fluxo de mensagem entre dois participantes, ou seja, duas pools. Associação - Usada para associar informações com objetos de fluxo.

10 Eventos de inicio Tipo nenhum – É usado para iniciar o processo. Cada processo só pode ter um único início. Este tipo de evento só pode ter fluxo de seqüência saindo dele. Nunca terá fluxo de seqüência chegando nele. Tipo mensagem – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo será iniciado quando receber alguma mensagem (documento, , telefonema, fax,...). Tipo timer – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo será iniciado quando o tempo (data ou ciclo), previamente definido, ocorrer.

11 Tipo Condicional – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo será iniciado quando forem cumpridas as condições estipuladas. Tipo sinal – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo será iniciado quando um sinal emitido por um evento intermediário ou de fim, em outro processo, for disparado. Tipo múltiplo – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo será iniciado quando um dos disparadores internos do evento for acionado.

12 Atividades Tipo nenhum – é o tipo de atividade mais freqüentemente usado durante os estágios iniciais do desenvolvimento processo. Tipo serviço - É uma atividade que ocorre automaticamente, sem necessidade de intervenção humana. Tipo recepção - É uma atividade de recebimento de mensagem. Tipo envio - É uma atividade de envio de mensagem. Tipo usuário – É utilizada quando a atividade é executada por uma pessoa com o auxílio/por intermédio de um sistema. Tipo script – É utilizado quando na execução da atividade existe um roteiro a ser seguido (check list)

13 Tipo manual – É uma atividade que é executada por uma pessoa, sem qualquer intervenção de sistema. Tipo loop – É utilizada quando uma atividade precisa cumprir uma condição preestabelecida. Tipo múltiplas instâncias – É utilizada quando a tarefa possui múltiplos dados a serem checados.

14 Sub-processos Tipo incorporado - Quando se tem uma atividade que não se encerra em si mesma, ou seja, não é uma atividade atômica, ela pode ser transformada em sub-processo. Tipo reutilizável - É um processo modelado separadamente que pode ser usado em múltiplos contextos.. Tipo referência - É utilizado para fazer referência a um determinado sub-processo (incorporado ou reutilizável) já modelado no processo. Um sub-processo Ad HOC é identificado por um ‘~’. Mas as atividades em seu interior são soltas, ou seja, não são conectadas. Tipo loop – É utilizado quando todas as atividades internas do sub-processo precisam cumprir uma condição preestabelecida. Tipo múltiplas instâncias – É utilizado quando o sub- processo possui múltiplos dados a serem checados.

15 GATEWAYS: Pontos de decisão Gateway Exclusivo baseado em dados – Este tipo de gateway é utilizado quando se tem uma decisão e só pode ser tomada uma das saídas propostas. Após o gateway podemos ter atividades, sub-processos ou eventos. Gateway Exclusivo baseado em eventos – Este tipo de gateway é utilizado quando se tem uma decisão e só pode ser tomada uma das saídas propostas. Neste tipo de gateway, necessariamente, tem que haver eventos intermediários em cada uma das saídas propostas.

16 Gateway Inclusivo – Este tipo de gateway é utilizado quando se tem uma decisão e pode ser tomada uma ou mais das saídas propostas. Necessariamente tem que haver uma atividade antes do gateway, que dará o dado para ser tomada a decisão. Gateway complexo – Este tipo de gateway é utilizado quando a decisão de qual ou quais saídas tomar é dada por uma condição previamente definida. Pode ser utilizado, também, para sincronizar diversos fluxos do processo com alguma condição determinada.

17 Gateway Paralelo – Este tipo de gateway é utilizado quando se tem ramificações que acontecem simultaneamente.

18 Eventos Intermediários Tipo nenhum – É usado no meio do processo. Em um processo podem ter vários eventos intermediários. Tipo mensagem – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que em determinado ponto do fluxo do processo uma mensagem (documento, , telefonema, fax,...) será recebida ou enviada. O ícone com o envelope em branco representa recebimento de mensagem, e o ícone com o envelope escuro representa envio de mensagem. Tipo timer – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo ao chegar ao evento aguardará o tempo (data ou ciclo), previamente definido, ocorrer. Tipo link – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo sairá de um determinado ponto e irá para outro, dentro do mesmo processo. O ícone com a seta escura representa envio do link, e o ícone com a seta em branco representa recebimento do link.

19 Tipo Condicional – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo, ao chegar ao evento, aguardará as condições previamente definidas serem cumpridas. Tipo sinal – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que em determinado ponto o fluxo do processo enviará ou receberá um sinal. O evento do tipo sinal pode ser receber um sinal de um evento intermediário ou de fim do tipo sinal, no mesmo processo ou em outro qualquer. O ícone com a triângulo escuro representa envio do sinal e o ícone com a triângulo em branco representa recebimento do sinal. Tipo múltiplo – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo terá continuidade quando um dos disparadores internos do evento for acionado.

20 Eventos de Fim Tipo nenhum – É usado para terminar o processo. Um processo pode ter um ou mais eventos de fim. Tipo mensagem – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o processo, quando chegar no evento de fim, enviará uma mensagem (documento, , telefonema, fax,...) e terminará o processo. Tipo sinal – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo, quando chegar no evento de fim, enviará um sinal a um ou mais eventos de início ou intermediário, em outro processo, e terminará o processo. Tipo terminativo – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo, quando chegar no evento de fim, encerrará o processo e “matará” todos os outros fluxos que estejam andando dentro do processo. Tipo múltiplo – idem ao tipo nenhum, sendo que neste caso representa que o fluxo do processo, quando chegar no evento de fim, executará os resultados internos do evento, previamente programados.

21 Objetos Anotação – É utilizada para fornecer informações adicionais que facilitem a leitura do diagrama. Objeto de dados – Não tem efeito direto sobre o fluxo de seqüência ou fluxo de mensagem, mas podem fornecer informações necessárias à realização da atividade.

22 Elementos ligados a borda Elementos ligados à borda - Nesse caso quando o fluxo do processo chega a essa tarefa ele pode seguir dois caminhos. Ou a atividade é terminada e o fluxo tem a seqüência normal, ou o evento colocado na borda acontece, e o fluxo toma uma saída alternativa. Somente uma das saídas acontece. Os seguintes tipos de eventos intermediários podem ser ligados à borda das tarefas: mensagem, timer, condicional, sinal e múltiplo.

23 Documentação Os processos mapeados têm a seguinte documentação: 1ª )Como atributos do Processo Nome do processo Descrição: colocar o objetivo do processo no campo estendido. 2ª) Participantes: Estão relacionados como participantes: Magistrado, Gestor, Servidor, Terceirizado e Estagiário. 3ª) Como atributos da Atividade: Para todos os tipos de atividade: Nome da atividade. Descrição: descrever sinteticamente cada atividade. Como é realizada e se são utilizados documentos, formulários, planilhas.

24 Conclusões Atualmente, a Gestão Centrada em Processos de Negócios está sendo largamente utilizada nas empresas independentemente do seu porte. Principais interesses dos gestores: Melhorar a Qualidade do produto/serviço, Aumentar a Produção Reduzir Custos e Desperdícios Alguns Problemas Atuais Falta envolvimento da Gerência Pouca Automação dos Processos Não existem países subdesenvolvidos. Existem países sub- administrados. (Peter Drucker)

25 Referências Pesquisa sobre BPM-Gestão Processos Negócios no Brasil zagi zagi Etc.

26 OBRIGADO !


Carregar ppt "Ferramenta Bizagi Modeler Feira de empreendedorismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google