A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo
Documentos Digitais Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo

2 1. O Mundo em Mudança: as novas Tecnologias
“Revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação.” (Castells, 1999, p. 39) Integração do Mundo em redes globais, comunidades virtuais. Para Bauman “A velocidade do movimento e o acesso a meios mais rápidos de mobilidade chegaram nos tempos modernos à posição de principal ferramenta do poder e da dominação”.

3 Desenvolvimento da Sociedade da Informação:
Neste sentido o poder tornou-se tão rápido quanto a capacidade de dominação do tempo. “Não importa mais a diferença entre próximo e distante” Desenvolvimento da Sociedade da Informação: Tecnologia + comunicações (integração) Informação / Comunicação / Transações

4 “A mudança histórica das tecnologias mecâ-nicas para as tecnologias da informação aju-da a subverter as noções de soberania e auto-suficiência que serviam de âncora ideo-lógica à identidade individual.” (Castells, 1999, p. 58) Entre as tecnologias da informação inclui-se computação (software, hardware, tecnolo-gias de microeletrônica), telecomunicações e opto- eletrônica e engenharia genética.

5 Características da Sociedade da Informação
A informação é a matéria-prima, pois são tecnologias que agem sobre a informação; Como a informação é parte integral de toda atividade humana todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados pelo novo meio tecnológico; A morfologia das redes está adaptada à crescente complexidade das interações e aos modelos imprevisíveis do desenvolvimento; Flexibilidade, capacidade de reconfiguração; Convergência e integração (hardware e software estão integrados no sistema de informação)

6 Cronologia da Sociedade da Informação
Etapas de desenvolvimento: A Era do computador central: primeiro computador eletrônico (anos 30), primeira busca “on line” (anos 40 a 70); A Era dos computadores pessoais: primeiro computador pessoal (1977); A Era das redes: Memórias óticas e início da internet (WWW) (anos 80), cria-se o Amazon (E-Commerce) (anos 90), nasce USB (Sec. XXI); E………….

7 As tecnologias da informação deram um grande incentivo em direção à Modernidade Líquida, pois “o poder pode se mover com a velocidade do sinal eletrônico. (...) o poder se tornou verdadeiramente extraterritorial”

8 2. Desmaterialização do suporte e os Desafios do Arquivo
A liquefação do suporte: Documento Informação (Suporte) (Suporte eletrônico) Organização da informação em novos supor-tes As novas tecnologias foram pensadas para transmissão rápida da informação. Preservação da Informação nestes novos su-porte.

9 3. Conceitos Documento – “Unidade constituída pela infor-mação e seu suporte; a menor unidade arquivística, indivisível” (Dicionário de Termos Arquivísticos, 1989) Documentos – “Informação registrada , inde-pendente da forma ou suporte (…) possui conteúdo, contexto e estrutura suficientes para servir de testemunho”. (CIA, 2002) Documento – conteúdo ligado a um suporte Transformação do suporte ou sua desmate-rialização

10 Arquivos Nacional (2005) Brasil
Autor Definições Freitas (1989) Arquivos computadorizados: arquivos formados por conjunto de dados gravados em fitas magnéticas, cartões perfurados ou similares cujo o conteúdo é acessível apenas pelo computador, organizado de acordo com o princípio de proveniência. Arquivos Nacional (2005) Brasil Documento eletrônico: documento em meio eletrônico. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (1991) Documento eletrônico: unidade de registro de informação acessível por meio de equipamento eletrônico. Documento digital: unidade de informação codificada por dígito binário. Documento arquivístico digital: documento arquivístico codificado em dígito binário, produzido tramitado e armazenado por sistema computacional. Associação Francesa de Normalização (1991) Arquivos eletrônicos: documento produzido sobre forma de registro eletrônico por um organismo público ou provado no exercício de suas atividades.

11 Conselho Internacional de Arquivo (1988)
Documento/Arquivo: usualmente em código, gravados sobre um suporte como um disco magnético, fita magnética, cartão perfurado, cujo o conteúdo é acessível apenas por máquina. Conselho Internacional de Arquivo (2005) Documento eletrônico: documento arquivístico sobre suporte eletrônico de armazenamento. Camargo e Bellotto (1996) Documentação eletrônica: documentação cujo o conteúdo registrado em suportes especiais é acessível apenas por computador. Volpi Neto (1999) Documentos eletrônico: aquele elaborado por meio de um computador, sendo seu autor identificável por meio de um código (...) e conservado na memória desse ou em memórias eletrônicas de massa. Arquivo Nacional (2004) Austrália Documento Digital: documento criado, transmitido e mantido por meio de tecnologia de computação Fonte: Santos, 2005, p. 35.

12 Necessidade de um computador e um software compatíveis
Documento Digital: unidade de registro de informações codificada por meio de dígitos binários Documento Eletrônico: unidade de informa-ção acessível por meio de um equipamento eletrônico. Necessidade de um computador e um software compatíveis Hardware (físico) Software (lógico) Informação (suporte/bits)

13 Tipos de Suporte: 1. Magnético - disco rígido, disquetes, fitas DAT, DDS, AIT 2. Óptico – CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD-ROM, DVD-R


Carregar ppt "Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google