A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO, se cada um de nós.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO, se cada um de nós."— Transcrição da apresentação:

1

2 Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa

3 O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO, se cada um de nós assumir o compromisso de ser um sinal de Luz e de Esperança.

4 A 1ª Leitura fala-nos da FÉ DE ABRAÃO. Abraão estava velho, sem filhos, sem a terra que tinha sonhado, e a sua vida parecia condenada ao fracasso. Deus prometeu-lhe um pedaço de terra e uma descendência numerosa... Ele confiou totalmente em Deus e pôs-se ao serviço da vontade do Senhor… Os cristãos também são convidados a confiar plenamente em Deus. Ele não falha. É sempre fiel às suas promessas

5 Na 2ª leitura, São PAULO fala da transfiguração de Jesus e acredita que o mundo também se irá transfigurar, apesar dos muitos males que nele existem: "Ele transformará nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso". A nossa transfiguração e a transformação do mundo atual exigem um processo contínuo de conversão e mudança.

6 O Evangelho apresenta a FÉ DOS APÓSTOLOS, fortalecida na MONTANHA pela Transfiguração de Jesus. (Lc 9,28b-36) Jesus estva a caminho de Jerusalém, com os Apóstolos. Durante a caminhada, Jesus fez o 1º anúncio da sua PAIXÃO e MORTE. Isto provocou nos discípulos uma crise profunda... Desmoronaram-se as suas esperanças messiâ- nicas, de um Cristo, rei daquela nação. Os Apóstolos, decepcionados, entraram em choque profundo.

7 - Então Jesus recorreu à oração, na MONTANHA, para dar ânimo aos seus colaboradores, mais próximos… A MONTANHA, mais perto do Céu, era então um lugar sagrado por excelência: o lugar ideal para encontro do homem com o mundo divino.

8 O Seu rosto brilhava como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas Neste contato pessoal com Deus, perto do Céu, aconteceu a transfiguração, que fez brilhar no rosto de Jesus, a glória de Deus.

9 - Apareceram Moisés e Elias: os grandes Profetas do Antigo Testamento. - Os três discípulos dormiam… - Pedro desejava permanecer naquele lugar a contemplar toda aquela cena… - Uma nuvem escondeu o corpo de Jesus e dos dois profetas. - Da nuvem saiu uma VOZ: "Este é meu Filho, ESCUTAI-O". - No fim, "Jesus ficou sozinho": Moisés e Elias desaparecem... Isto queria dizer que o Antigo Testamento já cumprira a sua tarefa.

10 Ao descerem do monte, uma nova energia inundava o coração dos apóstolos, para continuarem a marcha para Jerusalém… Estavam decididos!... Também nós temos de viver decididos… não podemos viver acomodados!... Precisamos de agir e enfrentar os conflitos da nossa caminhada.

11 OS TRÊS DISCÍPULOS: - Gostaram da experiência da transfiguração, mas recusaramm-se a aceitar que o triunfo de Cristo passasse pelo sofrimento e pela cruz; - parecia não terem muita vontade de enfrentarem o mundo e os problemas dos homens; - Os discípulos representam os que vivem de olhos postos no céu, mas alheados da realidade do mundo, sem vontade de intervir para o renovar e transformar.

12 E nós?... - Nós, como os apóstolos, deparamo-nos com as nossas dificuldades… as nossas cruzes... E a primeira reação costuma ser a mesma dos apóstolos: fugir delas. Aceitamos a felicidade do monte Tabor... mas temos dificuldade em aceitar o Calvário.

13 A nossa fé deve ser vivida não apenas no bons momentos, como no TABOR, mas também no CALVÁRIO... nas duras realidades de todos os dias... A TRANSFIGURAÇÃO aconteceu oito dias depois de Jesus ter anunciado a sua Paixão e Morte… Para os cristãos, o 8º Dia é o "Dia do Senhor", o Domingo no qual a comunidade se reúne para escutar a Palavra e para partir o Pão.

14 Todos os domingos, devemos SUBIR a Montanha para ESCUTARMOS Cristo transfigurado (ressuscitado). E depois de transfigurados, DESCER novamente a Montanha (sair da igreja) para continuarmos a nossa caminhada, dispostos a enfrentar o mundo e os seus problemas... Igreja construída no Monte Tabor

15 Agora, site dedicado para que você possa desfrutar, à hora que quiser, destas Mensagens; desfrutar, à hora que quiser, destas Mensagens; acesse este endereço: acesse este endereço: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS


Carregar ppt "Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO, se cada um de nós."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google