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ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO - CIENTÍFICO PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DESIGN 2014.1.

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1 ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO - CIENTÍFICO PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DESIGN

2 Estrutura geral de um trabalho acadêmico  Um trabalho acadêmico é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com elementos obrigatórios e/ou opcionais.

3 Fazem parte dos elementos pré-textuais todos aqueles que antecedem o texto do trabalho:  Capa  Folha de rosto  Lista de ilustrações  Lista de tabelas  Lista de abreviaturas e siglas  Lista de símbolos  Sumário Pré-textuais

4 Capa (obrigatório)  Deve ser apresentada no formato A4 (21 cm x 29,7 cm);  O projeto gráfico é de responsabilidade do(a) autor(a),  Recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial.  Deve obedecer ordem: 1.Nome da instituição, faculdade e curso; 2.Nome do autor; 3.Título; 4.Subtítulo, se houver; 5.Local (cidade da instituição) e ano

5 Folha de rosto (obrigatório)  Contém os elementos essenciais à identificação do trabalho,  Deve ser apresentada no formato A4;  O projeto gráfico e de responsabilidade do auto;  Recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial;  Deve obedecer a ordem: 1.Nome do autor; 2.Título; 3.Subtítulo, se houver; 4.Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); 5.Nome da instituição, faculdade, curso; 6.Área de concentração e nome do orientador, se houver, do co- orientador; 7.Local (cidade da instituição) e ano.

6 Lista de ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Símbolos(opcional)  Enumeração de elementos selecionados do texto, como datas, ilustrações (figuras), exemplos e tabelas,  Cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página;  O título deve ser centralizado, sem indicativo numérico, obedecem à ordem que aparecem no texto, exceto para Abreviaturas e siglas que devem estar relacionados em ordem alfabética;  Recomenda-se fazer lista para informações que contenham mais de 3 itens.  Obs.: as listas devem estar em folhas separadas, e deve obedecer a seguinte ordem: 1.Lista de ilustrações ou figuras, 2.Tabelas, 3.Abreviaturas e siglas, 4.Símbolos.

7 Apresentação de Ilustrações no Texto  Entende-se como ilustração os gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc. que complementam visualmente o texto.

8 Apresentação de Tabelas e Quadros no Texto  As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamen te; os quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas.

9 Sumário (obrigatório)  Enumeração das principais divisões, seções e capítulos, na mesma ordem e grafia em que a matéria é apresentada no corpo do trabalho.

10 TEXTUAIS  Essa é a parte do trabalho onde é exposta a matéria;  Deve ser apresentado no formato A4;  Recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial, margens iguais as partes pré-textuais, espacejamento 1,5 entre linhas;  Em caso de citações diretas com mais de três linhas e legendas de tabelas e ilustrações, usa-se espaço simples;  Os títulos e subtítulos das seções e subseções que compõem o texto devem ser alinhados à esquerda, precedidos de seus indicativos numéricos grafados em algarismos arábicos e separados entre si por um espaço de caractere e os títulos devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos;  Cada seção primária deve ser iniciada em folha nova.  Deve ter três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

11 Introdução  A partir da página inicial da introdução, todas as páginas devem ser numeradas inclusive referências, anexos etc, e o número deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior;  A introdução é a parte inicial do texto, na qual devem constar a formulação e delimitação do assunto tratado, bem como os objetivos da pesquisa;  Tem por finalidade fornecer ao(a) leitor(a) os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado;  A introdução pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema, sua relação com outros estudos sobre o mesmo assunto, suas limitações e objetivos;  Deve preferentemente representar a essência do pensamento do(a) autor(a) em relação ao assunto que pretende estudar;  Deve ser abrangente sem ser prolongada;

12 Introdução  É um discurso de abertura em que o(a) pesquisador(a) oferece ao(a) leitor(a) uma síntese dos conceitos da literatura; expressa sua própria opinião - contrastando-a ou não - com a literatura;  Estabelece as razões de ser de seu trabalho sumariando apropriadamente começo, meio e fim de sua proposta de estudo.

13 Desenvolvimento  Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto;  Pode ser dividida em seções e subseções, que variam em função do tema e da abordagem do método;  A organização do texto será determinada pela natureza do trabalho monográfico e respeitará a tradição da área em que o mesmo se insere:  Em trabalhos que se propõem a rever e comentar a literatura, e que não relatam pesquisa de campo ou de laboratório conduzida pelo autor, a Proposição precederá a Revisão de literatura ; Também não se justifica uma seção Resultados, porque não existe coleta de dados e tratamento estatístico;  Em trabalhos nos quais se relata pesquisa de laboratório ou de campo conduzida pelo autor, o Desenvolvimento apresentará na ordem: Revisão da Literatura; Proposição; Método; Resultados; Discussão.

14 Desenvolvimento Revisão da Literatura  Deve constar trabalhos preexistentes, que serviram de subsídio às intenções de pesquisa do(a) autor(a);  Pode constituir um corpo único ou ser subdividida, caso o assunto a ser tratado assim o exija;  A ordem cronológica dos fatos deve ser obedecida, permitindo uma visão histórica do desenvolvimento do conhecimento do tema. Proposição  Destina-se a assentar as intenções do(a) autor(a) em relação ao assunto;  Deve expressar coerência recíproca entre o título e as seções de Revisão da Literatura e o Material e Método.

15  Destina-se a expor os meios dos quais o(a) autor(a) se valeu para a execução do trabalho;  Pode ser redigida em corpo único ou dividida em subseções;  As subseções mais comuns são: Sujeitos, Material, Procedimentos;  Se houver preferência por redigir em corpo único, a cada produto, material ou equipamento citado no texto, corresponderá uma nota de rodapé na qual constará no mínimo o tipo e a origem do meio empregado. Desenvolvimento: Método

16  Nesta seção o(a) autor(a) irá expor o obtido em suas observações;  Os resultados poderão estar expressos em quadros, gráficos, tabelas, fotografias ou outros meios que demonstre o que o trabalho permitiu verificar;  Os dados expressos não devem ser repetidos em mais de um tipo de ilustração. Desenvolvimento: Resultados

17  A discussão constitui uma seção com maior liberdade;  Nessa fase o(a) autor(a) justifica os meios que usou para a obtenção dos resultados, contrastando esses com os constantes da literatura pertinente;  A liberdade dessa se expressa na possibilidade de constarem deduções capazes de conduzir o(a) leitor(a) naturalmente às conclusões;  Na discussão dos resultados deve-se cumprir as seguintes etapas: 1.Estabelecer relações entre causas e efeitos; 2.Apontar as generalizações e os princípios básicos, que tenham comprovações nas observações experimentais; 3.Esclarecer as exceções, modificações e contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado; 4.Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitações; 5.Elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos; 6.Sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando a sua complementação. Desenvolvimento: Discussão

18  Mesmo que se tenham várias conclusões deve-se usar sempre o termo no singular, pois, se trata da conclusão do trabalho em si e não um mero enunciado das conclusões a que o(a) autor(a) chegou;  É a recapitulação sintética dos resultados e da discussão do estudo ou pesquisa. Pode apresentar deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos. Desenvolvimento: Conclusão

19 Pós-textuais  Nesta secção compreendem as informações que complementam o trabalho acadêmico.

20 Referências (obrigatório)  Conjuntos de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados explicitamente no decorrer do trabalho;  Não deve constar nas referencias elementos que não foram citados no texto;  As referências deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor- data);  Usar espaçamento entre linhas simples e entre as referências, duplo espaço e alinhados à esquerda.  O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico.

21 REFERÊNCIAS  Segue nesta secção exemplos dos tipos de referências e sua ordem exata conforme norma vigente da ABNT – NBR 6023.

22 ABORÍGENES. In: Novo Aurélio : dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

23  LEIS E DECRETOS BRASIL. Decreto lei n , de 7 de abril de Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos na Administração Federal. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v.126, n. 66, p.6009, 08 de abril. Seção 1, pt 1  ACÓRDÃOS DECISÕES E SENTENÇAS DE CORTES OU TRIBUNAISNOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição n Estados Unidos da América e José Antônio Hernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 mar Revista Trimestral de Jurisprudência, Brasília, v. 109, p , set REFERÊNCIAS

24  PARECERES, RESOLUÇÕES E INDICAÇÕES AUTORIA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 16 de 13 de dezembro de Dispões sobre reajustamento de taxas, contribuições e semestralidades escolares e altera e altera a relação do artigo 5 da da resolução n. 1 de 14/1/83. Relator: Lafayete de Azevedo. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 13 dez Séc. 1, p  ATAS DE REUNIÕES Universidade Metodista de São Paulo. Conselho de Ensino e Pesquisa, São Bernardo do Campo. Ata da sessão realizada no dia 10 out Livro 30, p. 10 verso. REFERÊNCIAS

25 ARQUIVOS ELETRÔNICOS  UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Sistema de Bibliotecas. Normas.doc. Manual para apresentação de trabalhos científicos. Biblioteca Central. São Bernardo do Campo, 16 out disquetes. Word 5.0. SILVA, L.L. B. Apostila.doc. São Bernardo do Campo, 16 out Arquivo (605 bytes); disquetes 3 ½ Word for Windows 6.0.  UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Biblioteca Central. Manual de referencia. São Bernardo do Campo, disquete. REFERÊNCIAS

26 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS (disponíveis em meio tradicional e que também se apresentam em meio eletrônico)  A) Livro no todo: QUEIRÓS, Eça de. A relíquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. São Paulo: USP, Disponível em:. Acesso em: 11 nov http://www.bibvirt.futuro.usp.br  B) Evento no todo: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO MOVIMENTO, 35., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: UMESP. 1 cd-rom. REFERÊNCIAS

27  Jornal Estado de São Paulo. São Paulo, ano 126, n , nov Disponível em:. Acesso em: 12 nov http://www.estadao.com.br  Artigo de jornal COMÉRCIO, eletrônico. O Povo On-line, Fortaleza, 18 nov Disponível em:. Acesso em: 18 nov http://www.opovo.com.br  Artigo de revista SANTOS, Lineu. O bibliotecário de referencia. Ciência da Informação. Brasília : IBICT, v. 26, n. 3, Disponível em. Acesso em: 18 nov http://www.ibict.br/cionline/ REFERÊNCIAS

28 Glossário (opcional)  É um vocabulário explicativo dos termos, conceitos, palavras, expressões, frases utilizadas no decorrer do trabalho e que podem dar margens a interpretações errôneas ou que sejam desconhecidas do público alvo e não tenham sido explicados no texto.

29 Anexos (opcional)  Suportes elucidativos e indispensáveis para compreensão do texto;  São constituídos de documentos que complementam a intenção comunicativa do trabalho;  O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico;  Se houver mais de um anexo, sua identificação deve ser feita por meio de letra maiúscula do alfabeto. Exemplo: 1.ANEXO A - Questionário... 2.ANEXO B - Representação gráfica...

30 Sistemas de Chamada da Citação no Texto Segundo a ABNT, as citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data ou numérico. Qualquer método adotado deverá ser seguido consistentemente em todo o texto.  SISTEMA AUTOR-DATA: 1.Permite ao leitor identificar, rapidamente a fonte de informação na lista de referências, em ordem alfabética no final do trabalho. As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula ou entre parênteses. Ex: O discurso competente, além de expressar significados, "representações, ordens, injunções para fazer ou não fazer consequencias, significações no sentido amplo do termo" (CASTORIADAS, 1991, p. 195), expressa também significantes cujas variáveis são mais sinuosas. "Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia " segundo, Derrida, (1963, p.123)

31 Sistemas de Chamada da Citação no Texto Segundo a ABNT, as citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data ou numérico. Qualquer método adotado deverá ser seguido consistentemente em todo o texto.  SISTEMA AUTOR-DATA: 1.Permite ao leitor identificar, rapidamente a fonte de informação na lista de referências, em ordem alfabética no final do trabalho. As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula ou entre parênteses. Ex: O discurso competente, além de expressar significados, "representações, ordens, injunções para fazer ou não fazer consequencias, significações no sentido amplo do termo" (CASTORIADAS, 1991, p. 195), expressa também significantes cujas variáveis são mais sinuosas. "Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia " segundo, Derrida, (1963, p.123)

32 Citações  CITAÇÃO NO TEXTO Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR Citação é a “menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte".  CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL 1.As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. EX.: Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos..." 1.As citações diretas, no texto, de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda com letra menor que a do texto, sem as aspas. EX.: A teleconferência permite ao individuo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comum de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através da áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio... (NICHOLS, 1993, p.181)

33  CITAÇÃO INDIRETA 1.Transcrição de conceitos do(a) autor(a) consultado(a), porém descritos com as próprias palavras do redator. Na citação indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as ideias do(a) autor(a) consultado. EX.: Apenas poucos estudos examinaram a conformação de uma molécula inteira de mucina, utilizando a NMR de carbono 13 e técnicas de disseminação luminosa, (GERKEN, 1989). (Dentro do parênteses o nome do autor deve estar em letras maiúsculas, só se usa minúscula no texto).  CITAÇÃO DE CITAÇÃO 1.É a transcrição direta ou indireta de uma obra ao qual não se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expressão latina "apud" (junto à), ou o equivalente em português "citado por", para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. EX.: Além desses aspectos sobre a formação do povo brasileiro, que ainda hoje influenciam, de forma negativa, a disponibilidade para o ato de ler, outros ainda devem ser observados. Sobre este assunto, são esclarecedoras as palavras de Silva (1986 apud CARNEIRO, 1991, p. 31) Citações

34  CITAÇÃO DE CANAIS INFORMAIS (AULA, CONFERÊNCIA, , DEPOIMENTOS, ENTREVISTA 1.Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações) indicar entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando os dados disponíveis em rodapé. EX: O novo medicamento está disponível até o final deste semestre (informação verbal1) No rodapé da página: 1 Notícia fornecida pelo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso em Novembro de  CITAÇÃO COM UM AUTOR 1.EX. 1: (autor como parte do texto) Como afirma Almeida (1988, p. 14) "As novas tecnologias são o resultado prático de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicação contemporânea: a tv, o satélite e o computador." 2.EX. 2: (autor não faz parte do texto) "As novas tecnologias são o resultado prático de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicação contemporânea: a tv, o satélite e o computador." (ALMEIDA, 1988, p. 14) OBS.: trata-se de citação direta, por isso o trecho retirado da obra consultada é digitado entre aspas duplas e a pontuação do autor citado é fielmente reproduzida. Citações

35  CITAÇÃO COM DOIS AUTORES Devem ser apresentados pelos sobrenomes dos autores ligados por ; quando apresentados entre parênteses. Quando citados no texto, devem ser ligados por "e", seguidos do ano da publicação. Os nomes devem estar separados por " ; ". O símbolo & indica sociedade comercial, portanto não é apropriado para um trabalho científico. EX. 1: (autor como parte do texto) Zaccarelli e Fischmann (1994) identificam a estratégia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variações no nível de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manutenção de mínimo esforço durante os períodos de baixa intensidade e na minimização do esforço em período de pico. EX. 2: (autor não faz parte do texto) As estratégia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variações no nível de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manutenção de mínimo esforço durante os períodos de baixa intensidade e na minimização do esforço em período de pico. (ZACCARELLI; FISCHMANN, 1994) Citações

36  CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS AUTORES, CITA-SE O PRIMEIRO SEGUIDO DE “at al”  Com mais de três autores: 1.EX. 1: (autor como parte do texto) Lotufo Neto et. al (2001) afirmam que as pessoas com depressão sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da saúde, porém estes raramente identificam o problema. 2.EX. 2: (autor não faz parte do texto) As pessoas com depressão sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da saúde, porém estes raramente identificam o problema. (LOTUFO NETO et al., 2001)  CITAÇÃO DE VÁRIOS AUTORES À UMA MESMA IDÉIA 1.Citar os autores obedecendo a ordem alfabética de seus sobrenomes. EX.: Essas proposições foram testadas dentro dos limites estreitos da pesquisa sobre projeto do trabalho e em powerment. Dessa forma Parker, Wall e Jackson ( 1997) e Parker (2000) demonstraram como autonomia e decisão são positivamente relacionadas com comportamentos proativos, iniciativas, flexibilidades e internalizações de estratégias organizacionais por parte dos empregados. Do mesmo modo, Cordery e Clegg, Leach, Jackson (2000), Parker (1998),Wall (2000). Citações

37  CITAÇÃO DE AUTORES COM MESMO SOBRENOME 1.Havendo dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data de publicação, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. EX.: Os dados para a amostra dessa pesquisa foram coletados no banco de dados International Finance Corporation. Conforme salientam Costa J.R. e Costa M.R (1984).  CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM DATAS DE PUBLICAÇÕES DIFERENTES EX.: Recentemente, foi comprovado que a educação continuada e o treinamento representam a base de sustentação do controle de qualidade total Tavares (1994, 1995, 1998).  Importante: a sequência das citações obedece a ordem cronológica das publicações Citações

38  CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM MESMAS DATAS DE PUBLICAÇÃO. EX.: De acordo com Robinson (1973a, 1973b, 1973c) o número de manifestação corresponde a....  Importante: na elaboração das referências as mesmas letras identificadoras dos documentos deverão ser apresentadas  CITAÇÃO CUJO AUTOR É UMA ENTIDADE COLETIVA EX.: Segundo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, (2002) todo autor citado no texto deve ser relacionado nas referências.  OBS: As próximas vezes que a entidade for citada poderá ser utilizada apenas a sigla. Exemplo: Segundo a ABNT... Citações

39  CITAÇÃO DE TRABALHOS EM VIAS DE PUBLICAÇÃO (NO PRELO) EX.: Segundo Carneiro (não publicado), todo comportamento humano decorre da concepção que nós temos da realidade e nessa realidade existem três pólos distintos: nós e aquilo que nós somos, nós e aquilo que nos cerca, nós e as outras pessoas. Nossa postura na vida depende do modo como estabelecemos esta relação.  OBS: No caso do texto estar redigido em inglês, utiliza-se a expressão" in the press" Citações

40  CITAÇÃO DE HOMEPAGE OU WEB SITE 1.Cita-se o autor pelo sobrenome, como se faz na citação tradicional. Quando não houver autor cita-se a primeira palavra do título em CAPS LOCK (A ABNT orienta fazer a citação da mesma forma que a do autor-livro e autor revista. Não se faz menção do site na nota de rodapé, pois existe uma referência própria para documentos retirados da Internet. EX.: Ao tratar de biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela " é também conhecida como biblioteca eletrônica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), bibliotecas sem paredes e biblioteca virtual.  Somente na lista de referências cita-se o nome completo do autor o nome do site e a data do acesso. Citações

41  CITAÇÃO COM OMISSÃO DE PARTE DO TEXTO 1.Omissões em citações são permitidas quando não alteram o sentido do texto. São indicadas pelo uso de reticências no inicio ou no final da citação. 2.Quando houver omissões, no meio da citação, usam-se reticências entre colchetes. As reticências indicam interrupção de um pensamento ou omissão intencional de algo que se devia ou que podia dizer e que apenas se sugere, por estar facilmente subtendido. EX.: No inicio da citação: "...alguns dos piores erros na construção organizacional tem sido cometidos pela imposição de um modelo mecanicista de organização ideal" ou "universal" a uma empresa viva" (CASTRO, 1976, p.41) No meio da citação: “O poder tributário [...] é à base de aplicação de qualquer categoria de tributos" (FOUROUGE, 1973, p. 41) No final da citação: "Em relação a este tema Muraro (1983) no seu estudo com mulheres brasileiras da classe burguesa, afirma que uma das preocupações mais importantes destas mulheres centrava-se na própria aceitação...”. Citações

42 Referências:  UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. São Bernardo do Campo, s.d. Disponível em: textuais. Acesso em 13/03/2013.


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