A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???"— Transcrição da apresentação:

1 O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???
Canteiro de Obras Conceito área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra” (NR-18) • áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.” (NBR 12284, 1991) •É a “FÁBRICA” que produz o edifício O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???

2 Canteiro de Obras Principais Características Entrada controlada;
Controle de recebimento e saída de material e equipamento; Fácil acesso; Carga e descarga interna; Área suficiente para armazenagem de material e praças de serviços. Energia e água potável.

3 Canteiro de Obras Pensar na logística:
• Impede a ociosidade de equipamentos e de mão-de-obra; • Diminui os tempos de deslocamento; • Racionaliza as atividades; •Minimiza as interferências: materiais x mão-de-obra.

4 Canteiro de Obras

5 Canteiro de Obras materiais x mão-de-obra x equipamentos
Para projetar a praça de trabalho serão necessários os projetos “executivos” e o cronograma. Condição ideal - Disponibilidade dos projetos executivos. Contudo, a própria atividade de planejamento do canteiro pode servir como instrumento para a coordenação dos projetos, sendo, em alguns casos, instrumento fundamental para viabilização e planejamento do empreendimento.

6 Canteiro de Obras Para edificação é necessário que se disponha de:
Levantamento topográfico. No mínimo projeção dos subsolos, térreo e tipo, sempre com a delimitação do terreno. De informações sobre as construções vizinhas (tais como níveis de piso, tipo de fundação e características de construções). Configuração das vias de acesso ao terreno (largura, declividade e tipo de calçamento da via. Localização da rede de energia, entradas de água e pontos de coleta de esgoto. Uma escala de 1:200 pode ser útil para as atividades iniciais relativas ao planejamento do canteiro, sendo desejável uma maior precisão quando da definição do lay-out, onde 1:100 seria recomendável.

7 Canteiro de Obras Como subsídio para a elaboração do cronograma há que se definir o “plano de ataque” para a execução da obra, isto é, definir-se a relação de precedência entre as atividades principais da construção. Como exemplo de tais decisões pode-se citar: fazer-se o corpo do prédio inicialmente e depois a periferia ou fazê-los simultaneamente; fazer a periferia em partes, começando pela frente ou pelos fundos; etc. CRONOGRAMA - A partir do projeto a ser executado ou da idéia geral sobre os serviços da obra deve-se elaborar um cronograma físico para a obra e definir o período crítico que o canteiro irá atender os serviços de confecção de armadura, concretagem, alvenaria, revestimentos de argamassa - insumos de maior relevância quanto ao planejamento de praças, transporte e de área para estocagem) e para outros como instalações hidráulicas, instalações elétricas, instalação do elevador definitivo do edifício, azulejos, pisos cerâmicos, etc. que possuem valor agregado maior e que necessitam maior controle.

8 Canteiro de Obras O canteiro de obras vai sendo modificado ao longo da execução da obra em função: • dos materiais presentes; • dos serviços a serem executados; • dos equipamentos disponíveis; • da mão-de-obra alocada nos serviços. Contudo, o canteiro deve permanecer o maior tempo possível com a mesma distribuição pois desmobilizações durante a obra causam muitos transtornos e despesas As fases do canteiro: Inicial - movimentação de terra, contenções e fundações; Intermediária – estrutura, alvenaria e instalações; Final – revestimento e acabamento.

9 Canteiro de Obras Fase Inicial - Serviços que mais interferem com as áreas onde será implantado o canteiro Contenções e fundações Movimentação de terra

10 Canteiro de Obras Fase Intermediaria

11 Canteiro de Obras Fase Final

12 Canteiro de Obras Elementos do Canteiro

13 Pátio de Carpintaria Pré-montagem Pátio de Armação

14

15 Da construtora e dos empreiteiros
Garagem de maquinas e equipamentos, Manutenção de equipamentos. · gruas, guindastes sobre rodas ou esteiras, bombas: de argamassa; de concreto - carrinho; jerico; porta-palete; sarilho; guincho de coluna; elevador de obras

16

17 Canteiro de Obras Arranjo Físico do Canteiro
Em terrenos de área reduzida, particularmente nos grandes centros urbanos, é muitas vezes necessária a implantação de um Canteiro de Obras inicial, com muitas deficiências e pouco conforto para os trabalhadores.

18 Canteiro de Obras Vestiário
Todo Canteiro de Obras deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residam no local. Os vestiários devem: · Ter armários individuais dotados de fechadura ou dispositivo com cadeado. · Ter bancos, com largura mínima de 0,30cm (trinta centímetros).

19 Bebedouro É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca no alojamento, na proporção de 1 (um) bebedouro para cada grupo de 25 trabalhadores.

20 Canteiro de Obras Instalações Sanitárias
As instalações sanitárias devem: a) Ter portas de acesso que impeçam o seu devassamento e ser construídas de modo a manter o resguardo conveniente. b) Estar situadas em locais de fácil e seguro acesso e no máximo a 150m (cento e cinqüenta metros) de distância do posto de trabalho. c) Ser constituídas de: · Um conjunto composto de lavatório, vaso sanitário e mictório, para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração. · Um chuveiro, para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração. Número máximo de trabalhadores na obra. · Para cada vaso sanitário: 1,00m2. · Para cada chuveiro: 0,80m2. · Para lavatório, espaçamento: 0,60m2. · Para mictório, espaçamento: 0,60m2.

21 Canteiro de Obras Alojamento O alojamento do Canteiro de Obras deve:
· Ter área mínima de 3,00m2 (três metros quadrados) por módulo cama/armário, incluindo a circulação. · Ter no máximo duas camas na vertical (beliche). · Ter lençol, fronha e travesseiro por cama, em condições adequadas de higiene, e cobertor, quando as condições climáticas o exigirem. · Ter armários duplos, individuais.

22 Canteiro de Obras Local para as refeições
· Ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições e com assentos em número suficiente para atender os usuários. · Ter lavatório instalado em suas proximidades ou no seu interior. Independentemente do número de trabalhadores e da existência ou não da cozinha, deve haver local exclusivo para o aquecimento das refeições.

23 Canteiro de Obras Ambulatório Escritório
As frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores devem ter um ambulatório. Escritório 1) Engenharia (Gerentes e Engenheiros). 2) Estagiários e Técnicos. 3) Mestre-de-Obras. 4) Encarregado de Escritório e Auxiliares. 5) Segurança do Trabalho. 6) Ambulatório. 7) Sanitários. 8) Encarregados.

24 Canteiro de Obras Portaria
Deve ficar junto à porta de acesso do pessoal. Ser suficientemente ampla para manter um estoque de EPI, a ser fornecido aos visitantes. A guarita deve ser localizada de modo que o vigia possa controlar os acessos da Obra. O Encarregado ou Chefe da Portaria, além de anotar o nome e a identidade dos visitantes, não deve permitir a sua entrada na Obra, sem os Equipamentos de Proteção Individuais determinados pelas normas, e deve consultar a administração ou gerência da Obra, para autorização do acesso aos visitantes.

25 Canteiro de Obras Almoxarifado
Deve ser construído, de preferência, separado dos escritórios, porém nas suas proximidades e mantido limpo e arrumado. Deve também ficar próximo das entradas e ser localizado de modo a permitir uma fácil distribuição dos materiais pelo canteiro. Os depósitos são locais destinados a estocagem de materiais volumosos ou de uso corrente, podendo ser a céu aberto ou cercados, para possibilitar o controle.

26 Canteiro de Obras

27

28

29

30

31

32

33


Carregar ppt "O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google