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ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL E A EDUCAÇÃO CONTINUADA

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Apresentação em tema: "ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL E A EDUCAÇÃO CONTINUADA"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL E A EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROF. TITULAR RICARDO VICTORIA FILHO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL ESALQ/USP CoC-I – Engenharia Agronômica

2 1- Situação Atual Educação é prioridade para o país IBGE – PNAD 2012
1/5 dos jovens no Brasil de 15 a 29 anos não estuda e nem trabalha (“geração nem-nem”) Desafio é manter o aluno a partir dos 15 anos

3 Apenas 12% dos jovens tem nível superior completo, contra mais de 80% nos EUA e Coreia do Sul, 50% na Franca e mais de 20% na Argentina e Equador. Mais jovens entre 25 a 34 anos moram com os pais – 24,3% (“Geração Canguru”).

4 2- Educação Superior 1930 – Criação do Ministério da Educação.
1961 – Primeira Lei de Diretrizes e Bases – LDB Lei 4024/61 1996 – LDB 9394/96 de 20 de dezembro de 1996

5 3- LDB – Lei 9394/96 MODIFICAÇÕES
Recomenda a extinção dos departamentos nas universidades. Extingue os currículos mínimos. Introdução das diretrizes curriculares. Redução da duração dos cursos. Educação continuada e permanente. Inserção de até 20% de EAD

6 DIRETRIZ CURRICULAR X CURRÍCULO MÍNIMO

7 4 - Evolução da Ciência e Tecnologia
Gigantesca massa de conhecimentos. Repensar os conteúdos e seus métodos de ensino. Incentivo a investir na inteligência e empreendorismo. Escritórios de transferência de tecnologia de grandes universidades ampliam seu papel e estreitam cooperação com empresas.

8 CRESCIMENTO DA MASSA DE INFORMAÇÕES
2% ao mês 100% a cada três anos Em 2050, a massa de informações será vezes a atual Em 2024, a massa atual de informações será produzida a cada 30 dias

9

10 5 - Formação de nível superior
Formação em ciclos. Processo de Bolonha. Grande equívoco na Engenharia e na Agronomia está nas especializações na graduação. Proliferação de cursos. 1100 títulos profissionais nas engenharias.

11 Modelo de Melburne Em 2008 consolidou 96 cursos antigos em 6 novos bacharelados de conteúdo mais amplo nas áreas de artes, ciências, comércio, meio ambiente, música e biomedicina Bacharelado em 3 anos Roberto Macedo O Estado de São Paulo 09/03/2009

12 Disciplinas Obrigatórias
2010 2011 2012 2013 Depto. Obriga. C Horária 011 2 75 LAN 3 150 120 LCB 5 300 LCE 4 330 LCF 1 90 LEA LEB 10 630 645 615 LES 180 LFN LGN 210 LPV 6 390 LSO 8 420 LZT 240 TOTAL 56 3255 3270 57

13 Disciplinas Optativas Eletivas
   2010 2011 2012 2013 Depto. ELETIVAS C HORARIA CENA 7 630 9 720 10 825 011 5 1290 4 1230 1080 LAN 19 1530 17 1485 16 1395 1515 LCB 645 735 510 LCE 3 270 285 LCF 840 11 900 885 LEA 390 LEB 15 LES 43 3015 42 2955 41 2925 2985 LFN 480 LGN 600 6 540 450 LPV 21 1410 1425 22 1470 LSO 240 LZT 25 1590 1620 1260 TOTAL 178 14220 174 14115 13695 175 14040

14 Número de certificados
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO – NÚMERO DE INSCRITOS E NÚMERO DE CERTIFICADOS – 1997 A 2005 CURSO Número de inscritos Número de certificados Agroindústria, Alimentos e Nutrição 40 14 Biotecnologia 47 27 Economia e Administração Agroindustrial 162 77 Engenharia Rural 18 6 Manejo Ambiental 50 16 Produção Animal 93 Produção Vegetal 180 74 Alunos inscritos 590 Certificados emitidos 264

15 6- Recomendações Formação eclética.
Processo contínuo, autônomo e permanente na educação. Incentivo a inteligência e empreendorismo Áreas das ciências Agrárias (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Zootecnia) com ciclo básico comum. Integração das áreas das ciências.


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