A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enquanto você estiver lendo este texto, milhares de pessoas, de todas as idades, nos lugares mais distantes do mundo, nas mais diversas línguas, estarão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enquanto você estiver lendo este texto, milhares de pessoas, de todas as idades, nos lugares mais distantes do mundo, nas mais diversas línguas, estarão."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Enquanto você estiver lendo este texto, milhares de pessoas, de todas as idades, nos lugares mais distantes do mundo, nas mais diversas línguas, estarão rezando a oração da Ave Maria. Como explicar a popularidade desta oração?

4 Como entender que pessoas diferentes nela se encontrem, a ponto de rezá-la juntas, nas mais diversas situações? Se procurássemos uma explicação humana, ficaríamos decepcionados: é uma oração muito simples.

5 Poética sim, mas aparentemente sem nada especial, talvez a explicação esteja justamente nisto: é simples como tudo o que é de Deus. A Ave Maria é uma das primeiras orações que a criança aprende. Provavelmente seja a oração que mais rezamos ao longo da vida. E quantos morrem, tendo-a nos lábios.

6 Alguém já a comparou com uma mina de ouro. Numa mina, quanto mais fundo se cava mais ouro se costuma aparecer. Algo semelhante acontece com a Ave Maria: quanto mais a rezamos e meditamos, mais e maiores riquezas descobrimos.

7 Já nos primeiros séculos do cristianismo ligava-se a saudação do anjo – “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!” – ao louvor de Isabel: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”.

8 Estamos aqui diante do ponto de vista de Deus, isto é, como Ele vê a Virgem Maria. Gabriel a saúda com uma expressão messiânica: Ave, isto é Alegra-te! A humanidade aguardava há séculos a realização das promessas de Deus. Eis que, agora, Deus vai cumpri-las.

9 Estamos no momento mais importante da história da humanidade: o Onipotente tem um belíssimo plano para salvar seus filhos mas, para executá-lo, aceita ficar na dependência do sim de uma criatura. Uma irmã nossa dá a sua colaboração decisiva para a encarnação do Filho de Deus.

10 O convite feito a Maria nos recorda que também somo escolhidos por Deus para a concretização de seu plano de amor. O Pai, nos faz a proposta, não nos obriga a abraçar a sua vontade. Isabel, privilegiada porque foi a primeira a receber a visita de Jesus, repleta do Espírito Santo, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres”(...)

11 Maria não é bendita por si mesma. Deus é que a tornou assim, fazendo-a cheia de graça. Isabel proclamou igualmente bendito o fruto do vosso ventre: Jesus, o grande dom do Pai. A segunda parte da Ave Maria foi nascendo aos poucos, até ser fixada no século XVI pelo Papa Pio V. Desde então, não tem sofrido alterações: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. Ela resume o pensamento e súplica dos homens e mulheres de todos os tempos.

12 20/08/2011


Carregar ppt "Enquanto você estiver lendo este texto, milhares de pessoas, de todas as idades, nos lugares mais distantes do mundo, nas mais diversas línguas, estarão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google