A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Animalia PROFESSORA FERNANDA LANDIM. Características  Eucariontes  Pluricelulares  Nutrição heterotrófica  Não possuem parede celular  Essas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Animalia PROFESSORA FERNANDA LANDIM. Características  Eucariontes  Pluricelulares  Nutrição heterotrófica  Não possuem parede celular  Essas."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Animalia PROFESSORA FERNANDA LANDIM

2 Características  Eucariontes  Pluricelulares  Nutrição heterotrófica  Não possuem parede celular  Essas características sugerem que todos os animais são descendentes de um único ancestral comum

3 Características  A área da ciência que estuda os animais é a Zoologia.  Os zoólogos utilizam algumas características para agrupar os animais. As mais utilizadas são: O plano de simetria do corpo A quantidade de camadas de tecidos A forma do padrão de desenvolvimento do corpo Presença ou não da coluna vertebral

4 Características  Animais invertebrados : São os animais que não possuem coluna vertebral. Exemplos: Poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.  Animais vertebrados : São os animais que possuem coluna vertebral. Exemplos: Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

5 PORÍFEROS

6

7

8  Também chamado de espongiários.  São animais marinhos encontrados tanto em mares árticos como em mares tropicais.  São organismos sésseis, ou seja, vivem fixos no fundo do mar.  Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas.  Podem viver isolados ou agrupados formando colônias.  Alimentam-se de partículas orgânicas presentes na água ou ingestão de micro-organismos.  Servem de alimento para moluscos, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas

9 Estrutura dos poríferos  Possui o corpo repleto de poros que são formados por células chamadas de porócitos, que possuem um canal em seu interior.  Os porócitos permite a entrada de água do meio externo para uma cavidade chamada de átrio.  A superfície externa desses animais é coberta por células achatadas, os pinacócitos.  O átrio é coberto por células chamada de coanócitos.  Os coanócitos são células flageladas que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio.

10 Estrutura dos poríferos  Ósculo é a abertura superior da esponja.  Entre a superfície externa e interna das esponjas, há uma camada gelatinosa, a mesogleia, no qual encontramos células chamadas de amebócitos e estruturas denominadas de espículas.  Os amebócitos são células sem forma definida que possui várias funções como o transporte, a distribuição de nutrientes e a formação de espículas.  As espículas são estruturas que apresentam diferentes formatos, e possuem junto com a substância espongina os elementos esqueléticos que sustentam as paredes do corpo.

11 Nutrição  São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água.  A água entra através dos porocitos, e junto com a água, vem partículas orgânicas ou micro-organismos que foram arrastados pelo fluxo de água.  Ao alimento é capturados e digeridos pelos coanócitos.  Ocorre uma digestão intracelular, pois a digestão ocorre dentro de células.  O fluxo de água possibilita também as trocas gasosas, obtendo o oxigênio essencial à sua respiração.  Após atingir o átrio, a água sai pelo ósculo, arrastando gás carbônico, e outros resíduos da atividade metabólica.

12

13 Reprodução  Possuem reprodução sexuada e assexuada.  Geralmente são hermafroditas  Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos.  Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação.  Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado.  A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos.

14

15 Será que vocês aprenderam? 1- Determine três características comuns a todos os organismos pertencentes ao reino Animalia.  Eucariontes  Pluricelulares  Nutrição heterotrófica  Não possuem parede celular 2- Por que os poríferos são considerados os organismos mais primitivos da Terra? Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas.

16 3- Por que os espongiários são considerados filtradores? São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água. 4- Determine 3 características dos poríferos? Sésseis, filtradores, não possuem tecidos definidos apenas células especializadas. 5- O que são porócitos? São células que formam os poros que revestem o corpo desses animais 6- O que são coanócitos? Células que reveste o átrio, possui um flagelo que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio. Está envolvido também na digestão intracelular e na produção dos espermatozoides.

17 7- Como ocorre a reprodução dos poríferos? A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos. Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos. Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação. Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado.


Carregar ppt "Reino Animalia PROFESSORA FERNANDA LANDIM. Características  Eucariontes  Pluricelulares  Nutrição heterotrófica  Não possuem parede celular  Essas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google