A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Fernanda Landim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Fernanda Landim"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Fernanda Landim
Reino Animalia Professora Fernanda Landim

2 Características Eucariontes Pluricelulares Nutrição heterotrófica
Não possuem parede celular Essas características sugerem que todos os animais são descendentes de um único ancestral comum

3 Características A área da ciência que estuda os animais é a Zoologia.
Os zoólogos utilizam algumas características para agrupar os animais. As mais utilizadas são: O plano de simetria do corpo A quantidade de camadas de tecidos A forma do padrão de desenvolvimento do corpo Presença ou não da coluna vertebral

4 Características Animais invertebrados: São os animais que não possuem coluna vertebral. Exemplos: Poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Animais vertebrados: São os animais que possuem coluna vertebral. Exemplos: Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

5 PORÍFEROS

6

7

8 PORÍFEROS Também chamado de espongiários.
São animais marinhos encontrados tanto em mares árticos como em mares tropicais. São organismos sésseis, ou seja, vivem fixos no fundo do mar. Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas. Podem viver isolados ou agrupados formando colônias. Alimentam-se de partículas orgânicas presentes na água ou ingestão de micro-organismos. Servem de alimento para moluscos, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas

9 Estrutura dos poríferos
Possui o corpo repleto de poros que são formados por células chamadas de porócitos, que possuem um canal em seu interior. Os porócitos permite a entrada de água do meio externo para uma cavidade chamada de átrio. A superfície externa desses animais é coberta por células achatadas, os pinacócitos. O átrio é coberto por células chamada de coanócitos. Os coanócitos são células flageladas que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio.

10 Estrutura dos poríferos
Ósculo é a abertura superior da esponja. Entre a superfície externa e interna das esponjas, há uma camada gelatinosa, a mesogleia, no qual encontramos células chamadas de amebócitos e estruturas denominadas de espículas. Os amebócitos são células sem forma definida que possui várias funções como o transporte, a distribuição de nutrientes e a formação de espículas. As espículas são estruturas que apresentam diferentes formatos, e possuem junto com a substância espongina os elementos esqueléticos que sustentam as paredes do corpo.

11 Nutrição São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água. A água entra através dos porocitos, e junto com a água, vem partículas orgânicas ou micro-organismos que foram arrastados pelo fluxo de água. Ao alimento é capturados e digeridos pelos coanócitos. Ocorre uma digestão intracelular, pois a digestão ocorre dentro de células. O fluxo de água possibilita também as trocas gasosas, obtendo o oxigênio essencial à sua respiração. Após atingir o átrio, a água sai pelo ósculo, arrastando gás carbônico, e outros resíduos da atividade metabólica.

12

13 Reprodução Possuem reprodução sexuada e assexuada.
Geralmente são hermafroditas Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos. Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação. Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado. A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos.

14

15 Será que vocês aprenderam?
1- Determine três características comuns a todos os organismos pertencentes ao reino Animalia. Eucariontes Pluricelulares Nutrição heterotrófica Não possuem parede celular 2- Por que os poríferos são considerados os organismos mais primitivos da Terra? Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas.

16 3- Por que os espongiários são considerados filtradores?
São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água. 4- Determine 3 características dos poríferos? Sésseis, filtradores, não possuem tecidos definidos apenas células especializadas. 5- O que são porócitos? São células que formam os poros que revestem o corpo desses animais 6- O que são coanócitos? Células que reveste o átrio, possui um flagelo que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio. Está envolvido também na digestão intracelular e na produção dos espermatozoides.

17 7- Como ocorre a reprodução dos poríferos?
A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos. Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos. Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação. Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado.


Carregar ppt "Professora Fernanda Landim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google