A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(AVANÇAR C/O MOUSE) Nascida em 1923 em Nova Iorque, Maria Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(AVANÇAR C/O MOUSE) Nascida em 1923 em Nova Iorque, Maria Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar."— Transcrição da apresentação:

1

2 (AVANÇAR C/O MOUSE)

3

4 Nascida em 1923 em Nova Iorque, Maria Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar à Grécia com sua mãe com 10 anos de idade.Estudou canto no Conservatório de Atenas. Começou a despontar no cenário lírico em 1928, com apenas 21 anos. Incansável e perfeccionista, senhora de raros dotes vocais e interpretativos, revolucionou o mundo da Ópera buscando trazê- lo novamente às origens de um espetáculo teatral completo.

5 Para Maria Callas a expressão vocal era primordial - tudo na Ópera tem que fazer sentido para dar ao público algo comovente e real. Isso a tornou a mais controversa, mas também talvez a mais dedicada intérprete lírica. Um dos aspectos que certamente contribuiu para a lenda que se formou em torno de Maria Callas diz respeito à sua conturbada vida pessoal.

6 Dona de um temperamento forte, que parecia relacionar-se com a intensa carga dramática que imprimia em suas personagens no palco, tornou-se famosa por indispor-se com maestros e colegas em nome de suas crenças e convicções estéticas.

7 Trabalhava intensamente. Em mais de uma ocasião subiu aos palcos contra recomendação médica. Com um forte resfriado, escapou em 1958 da Ópera de Roma pelos fundos após um primeiro ato sofrível da “Norma” de Belinni, em uma récita prestigiada pelo então presidente da Itália, Giovanni Gronchi. O público interpretou o ato como uma ofensa intencional ao presidente.

8 Isso gerou um escândalo que afetou sua carreira por quase 15 anos. Na Itália entrou em disputa com Antonio Ghiringhelli, dirigente do Teatro Scalla de MIlão, que não mais a queria no teatro. Somente voltou a apresentar-se lá em Outros desentendimentos semelhantes a incompatibilizaram com o diretor do Teatro de Ópera Metropolitan de Nova Iorque.

9 Mas poucos sopranos podiam rivalizar com Callas no que dizia respeito à capacidade de despertar reações intensas entre seus admiradores e detratores. Elevada à categoria de “mito” e conhecida mesmo fora do círculo de amantes da ópera, ela criou em torno de si uma legião de entusiastas capazes de defender a todo custo os méritos da cantora.

10 Em 1958, rompeu um casamento de dez anos com seu empresário Batista Meneghini, muito mais velho do que ela. Manteve, em seguida, um tórrido romance com o milionário grego Aristóteles Onassis, com quem não foi feliz e que rendeu variado material para tablóides.

11 O rompimento com Onassis não foi um acontecimento isolado. Idolatrada nos palcos, não encontrou felicidade na vida amorosa e familiar. Rompeu relações com a mãe ainda jovem e não teve filhos. Talvez, em decorrência disso, seu final foi triste, como o de muitas personagens que interpretava no palco. Passou seus últimos anos de vida isolada e faleceu sozinha em sua casa com apenas 53 anos de idade.

12 Mas seu legado permanece. Muitos acham que seu estilo imprimiu uma revolução sem precendentes na ópera. Exceções à parte, é perceptível atualmente a valorização da interpretação teatral e figura cênica elegante - aspecto geralmente negligenciado por grandes cantores de outrora, que se apresentavam com uma obesidade pouco condizente com o papel romântico que interpretavam.

13 Em última análise, esta tendência foi responsável pelo surgimento de toda uma geração de cantores que, graças às suas habilidades de palco, poderiam ser considerados legítimos herdeiros de Callas.

14 FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: TEXTO E IMAGENS: INTERNET SOM: ÁRIA “CASTA DIVA” INTERPRETADA POR CALLAS NO PRIMEIRO ATO DA ÓPERA “NORMA”, MENCIONADO NO QUADRO 6.


Carregar ppt "(AVANÇAR C/O MOUSE) Nascida em 1923 em Nova Iorque, Maria Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google