A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS OPERACIONAIS Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina : Sistemas Operacionais Prof.: Jones Aluna: Maria Elania Amorim de Andrade Turma:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS OPERACIONAIS Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina : Sistemas Operacionais Prof.: Jones Aluna: Maria Elania Amorim de Andrade Turma:"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS OPERACIONAIS Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina : Sistemas Operacionais Prof.: Jones Aluna: Maria Elania Amorim de Andrade Turma: LC1

2 SISTEMAS OPERACIONAIS  Conjunto de programas(rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato do usuário com o computador e do computador com o usuário.

3 SISTEMAS OPERACIONAIS Características desejáveis:  Eficiência (baixo tempo de resposta)  Confiabilidade (poucas falhas)  Facilidade de manutenção e correção de erros  Pequena dimensão (baixa ocupação de memória)

4 SISTEMAS OPERACIONAIS Funções do Sistema Operacional: Trabalhar de modo cooperativo com funções de administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.

5 SISTEMAS OPERACIONAIS Classificações do Sistema Operacional:  Monousuário, monotarefa, monoprogramável;  Multiusuário, multitarefa, multiprogramável;  Multiprocessamento.

6 SISTEMAS OPERACIONAIS NetBSD

7 Origens: A primeira versão do NetBSD saiu em 1993, derivando do sistema operacional 4.3BSD Lite, uma versão do Unix desenvolvida na Universidade da Califórnia de Berkeley ( BSD= Berkeley Software Distribution) e do sistema 386BSD, a primeira conversão para sistemas Intel 386. O ramo do BSD do Unix teve uma grande importância na história desse sistema operacional, para o qual contribuiu com variadas inovações que hoje fazem parte de todos os sistemas Unix ( o edito vi, a shell C, o job control, a integração do TCP/IP, apenas para mencionar algumas)

8 NetBSD Características do NetBSD: Funciona sobre uma vasta gama de plataformas de hardware e é muito portável. Com o NetBSD é fornecido o código-fonte do sistema operacional inteiro, para todas as plataformas suportadas. As características fundamentais do sistema operacional são as seguintes: –Extrema portabilidade; –Qualidade e correção do código; –Adesão aos padrões; –Pesquisa e inovação.

9 NetBSD Aplicativos: Quem instala o NetBSD tem à disposição abundância de aplicativos à sua escolha. Além do conjunto de aplicativos padrões de produtividade pessoal e de desenvolvimento (C/C++) de todo sistema Unix, está disponível um grande número de pacotes adicionais, instaláveis através de cômodo sistema de gerenciamento de pacotes. Além de executar programas Linux, o NetBSD é capaz de emular tembém outros sistemas, em particular o FreeBSD, o BSDI e ainda outros.

10 SISTEMAS OPERACIONAIS UNIX

11 Desenvolvido nos anos 70, pelos laboratórios Bell, uma divisão da At&T. Quase todo o trabalho foi realizado por duas pessoas, Ken Thompson e Dennis Ritchie. Como eles eram programadores, o principal objetivo do sistema operacional foi a obtenção de um ambiente satisfatório de trabalho para programadores. Geralmente usuários e programadores experimentados consideram o UNIX um sistema operacional simples, elegante e fácil de aprender, enquanto os iniciantes costumam considerá-lo resumido e não muito amistoso.

12 UNIX Atualmente, o UNIX é um importante padrão que influenciou o projeto de muitos sistemas operacionais modernos, como o próprio MS-DOS e o OS/2. Além disso, o UNIX é hoje o sistema operacional mais adequado e mais utilizado nos computadores que atuam como servidores na rede mundial de computadores Internet.

13 UNIX Os comandos do UNIX são processados por uma cápsula(shell), que consiste num programa situado entre o usuário e o sistema operacional. Ela é responsável por interpretar os comandos do usuário, convertendo-os em chamadas do sistema operacional. Programadores profissionais podem escolher uma cápsula técnica que forneça maiores facilidades de programação de arquivos script. O sistema operacional UNIX é um sistema multi- usuário e multi-tarefa. Por multi-usuário entende-se um sistema no qual programas de mais de um usuário podem estar em execução.

14 UNIX Um sistema multi-tarefa é aquele capaz de executar vários programas simultaneamente, mesmo que a máquina possua somente um processador. Dessa forma, um sistema multi-tarefa não é necessariamente um sistema multi-usuário, mas um sistema multi-usuário precisa ser multi-tarefa para que os programas(ou processos) de cada usuário possam ser executados simultaneamente. Entre outras vantagens do UNIX estão a sua portabilidade, padronização, sistema de arquivo hierárquico.

15 UNIX O núcleo do sistema operacional é o coração de todo o sistema. Suas funções básicas são: interfaceamento direto com o hardware, fornecendo serviços de acesso ao hardware para o shell, utilitários do UNIX e aplicativos do:  Usuário;  Gerenciamento de usuários;  Gerenciamento de arquivos e segurança;  Serviços de rede;  Contabilidade do sistema;  Gerenciamento de erros;  Gerenciamento de processos;  Controle de interrupções e erros;  Serviços de entrada e saída(E/S).


Carregar ppt "SISTEMAS OPERACIONAIS Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina : Sistemas Operacionais Prof.: Jones Aluna: Maria Elania Amorim de Andrade Turma:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google