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Métodos e Ferramentas 1 LIDERANÇA de EQUIPES. 2 3 Liderança.

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1 Métodos e Ferramentas 1 LIDERANÇA de EQUIPES

2 2

3 3 Liderança

4 Conceitos 4

5 Definição 5 a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas, cuja competência e compromisso, depende o desempenho

6 outra 6 compartilhar objetivos, ouvir sugestões, delegar poder, informar, debater, mobilizar esforços, transformar grupos em verdadeiras equipes

7 outra 7 O líder promove a verdadeira gestão participativa, que ultrapassa as fronteiras da empresa e amplia a interação com a sociedade. Como consequência, ocorre o aumento da competência profissional de cada colaborador.

8 outra 8 Liderança é o resultado de fazer com que as pessoas ajam por meio de um grupo. Isso requer que uma direção seja dada ao esforço do grupo e que o compromisso seja tomado por seus próprios membros

9 E outra 9 “Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos”.

10 Condição 10 condição para a liderança: o consentimento; que é diferente do tipo de obediência gerado pela autoridade formal, também definida como poder formal

11 Condição 11 condição para a liderança: o consentimento; que é diferente do tipo de obediência gerado pela autoridade formal, também definida como poder formal

12 12 Comunicação

13 Importância 13 Simulação Organizacional Equipes de 5

14 Situações enfrentadas 14 E… D… C… B… A…

15 Comunicar-se com qualidade 15 Primeiro: Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem. Segundo: Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados. Terceiro: Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.

16 Dicas para o lider 16 Abstenha-se de julgamento em uma comunicação; Admita que o outro tenha seus valores, crenças ou pensamentos diferentes dos seus; Crie condições para que a pessoa possa expressar suas ideias, sentimentos, valores e atitudes.

17 Dicas para o lider 17 Absorva o marco de referência do outro e analise seus comportamentos, comunicações e valores por este ângulo; Procure acompanhar as linhas de pensamento do outro e não mude seu rumo por inclinações ou necessidades próprias; Procure perceber a realidade como o outro a percebe, à partir de suas preocupações específicas, medos e preconceitos. Procure colocar-se no lugar da outra pessoa, inclusive recordando-se de experiências e situações semelhantes.

18 Dicas para melhorar a comunicação 18 Não pense no que vai responder enquanto o outro fala; Mantenha uma atitude atenta e calma; Procure fazer com que sua comunicação, tanto verbal como não verbal, assegure ao outro que você está atento;

19 19 Depois de fazer uma pergunta é importante silenciar. Se o outro não responder de imediato, evite o impulso de preencher o silêncio com seus comentários. Dê-lhe a oportunidade de pensar sobre a pergunta; Não interrompa para retificar o que o outro está dizendo, mesmo que você não concorde com o que ele diz; Não contradiga o que o outro está dizendo por considerar conhecido, desconhecido ou trivial.

20 comunicação não é o que se diz e sim o que o interlocutor entende. 20 LEMBRE-SE

21 Estilos de Liderança Grid Gerencial 21

22 22

23 23

24 Delegar autoridade responsabilidade 24

25 Empowerment tolerância a erros desenvolvimento da confiança visão fixação de metas avaliação motivação 25

26 26 Objetivos

27 Definições Estratégicas Visão Missão Valores Políticas 27

28 28 meta X objetivo

29 29 Ferramentas

30 30 POC CC

31 31 PlanejarOrganizarComandarCoordenarControlar

32 32 PDCA

33 33 ExecutarVerificar PlanejarAgir ActionPlan DoCheck

34 34 GUT

35 35 Gravidade – impacto Urgência – tempo Tendência - potencial

36 36

37 37 ISHIKAWA

38 38

39 39

40 40 FLUXOGRAMA

41 41

42 42

43 43 PARETO

44 44

45 PROJETOS Cronograma 5W3H Project PERT/CPM 45

46 CRONOGRAMAS 46

47 5W3H 47

48 48 Controle

49 Follow up Reuniões 49

50 Feedback Os comentários descritivos são mais fáceis de aceitar e referenciam o comportamento sem atacar o outro. Portanto, focalize o feedback no comportamento e não na pessoa; Concentre o feedback em observações, em fatos e não em inferências;. Forneça o feedback no comportamento relativo a uma situação específica, preferivelmente ao "aqui e agora", e não no comportamento abstrato. 50

51 51 Padrão

52 52 Comparação

53 53 Relatórios

54 Viva a cloud computing 54 SOFTWARES

55 55 Teamworkpm.net Teamer.com


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