A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agentes responsáveis pela transmissão genética

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agentes responsáveis pela transmissão genética"— Transcrição da apresentação:

1 Agentes responsáveis pela transmissão genética

2 Para compreender o ser humano
Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que nos irmanam como seres da mesma espécie .

3 A resposta esta nos aspectos que nos foram hereditariamente transmitidos.
Hereditariedade: - conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais e da sua descendência.

4 Genética – estudo da variedade dos caracteres individuais e da sua transmissão à geração seguinte, relaciona-se com a genética comportamental. Herdamos potencialidades que determinam o aparecimento de características.

5 Óvulo e espermatozóide, células germinais, reprodutores
Óvulo e espermatozóide, células germinais, reprodutores. São veiculo das características recebidas dos nossos ascendentes masculino e feminino. Óvulo e espermatozóide

6 Ovo Cada ser humano, é uma célula denominada por ovo. É no momento da formação do ovo que recebemos o nosso património hereditário, a nossa primeira célula é portadora daquilo que vamos herdar dos nossos pais. Ovo - Primeira célula do individuo, resultante da fecundação do óvulo, efectuada por um espermatozóide .

7 O zigoto, vai dividir-se em duas células e cada uma em outras duas, sucessivamente, até formar um organismo. Desta divisão binária, resulta a mitose. A mitose é o processo da divisão das células somáticas, que permite ao corpo crescer, e até reparar e diferenciar os tecidos corporais.

8 Cromossomas O ovo é composto pelo citoplasma e pelo núcleo, e no interior encontram-se uma série de elementos, dispostos aos pares, chamados de cromossomas. As células humanas apresentam 46 cromossomas, 23 de origem materna e a outra metade de origem paterna.

9 23ºpar Cromossomas sexuais (2 cromossomas x na mulher e um x e um y no homem) Cromossomas semelhantes Cromossomas homólogos

10 São então um veiculo transportador dos genes, tem um papel preponderante no decurso do desenvolvimento do individuo Cromossomas – Elementos integrantes do núcleo da célula, transportadores dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.

11 Cromossomas

12 Genes Encontram-se alojados nos cromossomas, são a unidade básica da hereditariedade. Tem como função o armazenamento do património genético e a sua transmissão. Combinam-se uns com os outros, constituindo um programa informativo biologicamente responsável pelo aparecimento das características físicas do individuo.

13 Genes – Unidades biológicas elementares eu contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo. São chamados de Alelos os genes que se juntam, ambos de características diferentes, formando um novo gene particular e com características especificas. Devido ás múltiplas combinações possíveis de genes, surgem os gémeos, que podem ser falsos ou verdadeiros. Genes Alelos

14

15 ADN Os genes são uma espécie de agentes químicos constituídos por ADN, que é a matéria da própria hereditariedade. A função do ADN é armazenar o património genético e transmiti-lo durante a divisão celular. ADN – Abreviatura de ácido desoxirribonucleico. Molécula complexa formada por substruturas de fosfatos, bases e açúcares, cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.

16 O genoma humano Genoma – Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN. Trata-se do nosso código genético, a informação que os genes disponibilizam para a construção e funcionamento do nosso organismo. Projecto Genoma Humano , que trata da comparação entre o ser humanos e uma antologia, e a decifração dessa antologia.

17 Estrutura do ADN

18 Os cientistas procuram desenrolar as hélices constitutivas do ADN, efectuando uma identificação precisa dos genes e compreendendo o papel de cada um deles. As informações obtidas sobre o ADN podem provocar uma revolução no seio da biologia.

19 A descodificação do genoma humano permite detectar com exactidão as causas de muitas doenças, levando a práticas preventivas Mas também existem riscos, alguns procedimentos são bastante dispendiosos, e também as entidades empregadoras podem começar a fazer escolhas discriminatórias com base no material genético de cada individuo.

20 Trabalho realizado por :
Sofia Tavares nº2


Carregar ppt "Agentes responsáveis pela transmissão genética"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google