A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO GENÉTICA. P ARA COMPREENDER O SER HUMANO Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO GENÉTICA. P ARA COMPREENDER O SER HUMANO Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que."— Transcrição da apresentação:

1 A GENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO GENÉTICA

2 P ARA COMPREENDER O SER HUMANO Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que nos irmanam como seres da mesma espécie.

3 A resposta esta nos aspectos que nos foram hereditariamente transmitidos. Hereditariedade: - conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais e da sua descendência.

4 Genética – estudo da variedade dos caracteres individuais e da sua transmissão à geração seguinte, relaciona-se com a genética comportamental. Herdamos potencialidades que determinam o aparecimento de características.

5  Óvulo e espermatozóide, células germinais, reprodutores. São veiculo das características recebidas dos nossos ascendentes masculino e feminino. Óvulo e espermatozóide

6 O VO o Cada ser humano, é uma célula denominada por ovo. É no momento da formação do ovo que recebemos o nosso património hereditário, a nossa primeira célula é portadora daquilo que vamos herdar dos nossos pais. Ovo - Primeira célula do individuo, resultante da fecundação do óvulo, efectuada por um espermatozóide.

7 O zigoto, vai dividir-se em duas células e cada uma em outras duas, sucessivamente, até formar um organismo. Desta divisão binária, resulta a mitose. A mitose é o processo da divisão das células somáticas, que permite ao corpo crescer, e até reparar e diferenciar os tecidos corporais.

8 C ROMOSSOMAS O ovo é composto pelo citoplasma e pelo núcleo, e no interior encontram-se uma série de elementos, dispostos aos pares, chamados de cromossomas. As células humanas apresentam 46 cromossomas, 23 de origem materna e a outra metade de origem paterna.

9 23ºpar Cromossomas sexuais (2 cromossomas x na mulher e um x e um y no homem) Cromossomas semelhantes Cromossomas homólogos

10 São então um veiculo transportador dos genes, tem um papel preponderante no decurso do desenvolvimento do individuo Cromossomas – Elementos integrantes do núcleo da célula, transportadores dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.

11 Cromossomas

12 G ENES  Encontram-se alojados nos cromossomas, são a unidade básica da hereditariedade.  Tem como função o armazenamento do património genético e a sua transmissão.  Combinam-se uns com os outros, constituindo um programa informativo biologicamente responsável pelo aparecimento das características físicas do individuo.

13  Genes – Unidades biológicas elementares eu contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo.  São chamados de Alelos os genes que se juntam, ambos de características diferentes, formando um novo gene particular e com características especificas.  Devido ás múltiplas combinações possíveis de genes, surgem os gémeos, que podem ser falsos ou verdadeiros. Genes Alelos

14

15 ADN o Os genes são uma espécie de agentes químicos constituídos por ADN, que é a matéria da própria hereditariedade. o A função do ADN é armazenar o património genético e transmiti-lo durante a divisão celular. ADN – Abreviatura de ácido desoxirribonucleico. Molécula complexa formada por substruturas de fosfatos, bases e açúcares, cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.

16 O GENOMA HUMANO Genoma – Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN.  Trata-se do nosso código genético, a informação que os genes disponibilizam para a construção e funcionamento do nosso organismo.  Projecto Genoma Humano, que trata da comparação entre o ser humanos e uma antologia, e a decifração dessa antologia.

17 Estrutura do ADN

18  Os cientistas procuram desenrolar as hélices constitutivas do ADN, efectuando uma identificação precisa dos genes e compreendendo o papel de cada um deles.  As informações obtidas sobre o ADN podem provocar uma revolução no seio da biologia.

19  A descodificação do genoma humano permite detectar com exactidão as causas de muitas doenças, levando a práticas preventivas  Mas também existem riscos, alguns procedimentos são bastante dispendiosos, e também as entidades empregadoras podem começar a fazer escolhas discriminatórias com base no material genético de cada individuo.

20 T RABALHO REALIZADO POR : Sofia Tavares nº2


Carregar ppt "A GENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO GENÉTICA. P ARA COMPREENDER O SER HUMANO Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google