A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Pessoal AULA BÔNUS PROFESSORA ANDREA FIUZA 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Pessoal AULA BÔNUS PROFESSORA ANDREA FIUZA 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Pessoal AULA BÔNUS PROFESSORA ANDREA FIUZA 2013

2 O que é Marketing Pessoal? Seja do ponto de vista pessoal ou profissional, o marketing pessoal é uma estratégia que visa atrair contatos e expor habilidades, visibilidade e as competências profissionais pretendidas por empresas, parceiros de negócio e projetos.

3 Para começar... Você precisa se acostumar com a ideia de se tornar um produto que deve despertar o interesse de outras pessoas, das pessoas que podem ser futuros empregadores ou parceiros de negócios. É preciso que você tenha bem claro quem você é, a abrangência das suas capacidades, competências e do que você sabe e não sabe, das suas possibilidades e interesses. Você precisa conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos. E o mais importante, é fundamental que entenda onde você está e onde pretende chegar na sua vida e carreira.

4 Conhece-te a ti mesmo Teste de Personalidade Teste das Múltiplas Inteligências Teste de Controle da Raiva:

5 3 Bases Internas para o seu marketing pessoal Eu para com EU MotivaçãoDisposiçãoIntensão

6 3 Bases Externas para o seu marketing pessoal Eu para com grupo Aparência Comportamento Notoriedade

7 A primeira impressão é a que fica Em média, leva-se cerca de 90 segundos para formar uma impressão subjetiva sobre outra pessoa. Essa impressão baseia-se em: ◦Aspectos Biológicos: Analise baseada nos seus instintos. ◦Aspectos Psicológicos: Analise do ego, como o ego ou a representação do ego do outro afeta o meu próprio ego. (Magnetismo Pessoal: Diferenças atraem, semelhanças repelem-se) O ser humano tende a CRISTALIZAR impressões subjetivas das pessoas e usa-las como referencias imutáveis.

8 Porque preciso me conhecer antes de trabalhar meu marketing pessoal? Para ampliar seus pontos fortes de modo que sejam sempre notados e comentados e inspirem outras pessoas Para minimizar seus pontos fracos a fim de que não sejam notados. (Impressões ruins cristalizam mais rapidamente) Saber selecionar circunstancias e criar oportunidades de autopromoção legítima onde seus talentos vão resolver problemas e te colocar em foco para que seja visto em atuação. Saber prever ameaças onde você poderá ter uma reação incompatível com a imagem que está criando e planejar uma alternativa aceitável por onde consiga reverter situações desfavoráveis e se beneficiar disso.

9 Marketing Pessoal: Analise SWOT de você mesmo

10 Estar no centro das atenções Você está preparado?

11 O que você deve promover? Aparência Física Gestos e Postura Voz e vocabulário Conhecimentos e habilidades específicas Disponibilidade e atendimento Marcas de personalidade Marcas de caráter Ideologia Geradores instantâneos de empatia Geradores instantâneos de rótulos

12 Marketing Pessoal é sedução Os rótulos te ajudam a ser rapidamente identificado no meio da multidão. A empatia te favorece de modo que as pessoas que te identificam gostam e lhe são favoráveis pois encontraram afinidades entre o seus próprios egos e o que você representa para elas. Rótulo + Empatia = Simpatia que coloca as pessoas em um estado mental hipnótico, susceptíveis a toda sorte de influencia vinda de você. Sedução  a arte de persuadir pessoas para o seu modo de pensar.

13 A arte da sedução no Marketing Pessoal FATORES TANGÍVEIS Aparência Expressões Faciais Postura, expressão corporal Cheiro Tom de voz Toque Presença FATORES SENSÍVEIS Inteligência Geral Abertura Consciênciosidade Afabilidade Estabilidade Extroversão

14 Expectativas e Projeções As pessoas não veem a realidade dos fatos, elas só veem cenários montados sobre suas expectativas sobre os fatos. As pessoas não veem outras pessoas, elas só veem projeções de si mesmas sobre as outras pessoas. Use isso a seu favor!

15 Iconizar-se O auge do marketing pessoal acontece quando você consegue se tornar um ícone social, uma representação viva de projeções e expectativas das pessoas. Um ícone social influencia o modo de pensar, o modo de viver, as escolhas de compras, o modo de se comunicar e registra a sua presença na vida de seus seguidores como um líder de grupo, um chefe de clã. O ícone dita o padrão, os demais apenas seguem.

16 Modo de fazer 1.Faça sua própria analise swot 2.Identifique sua motivação, disposição e intensão. 3.Determine a imagem que representa o tipo de pessoa que você quer promover 4.Crie sobre você esta imagem configurando a aparência e comportamentos compatíveis com essa imagem 5.Faça-se notar, apareça diferente para quem já te conhece. Isso gera comentários. 6.Em locais onde você não é conhecido, aja intencionalmente para se fazer notado sem extrapolar. As vezes a sutileza gera mais notoriedade (positiva) do que a extravagancia (notoriedade negativa)

17 O que não se deve fazer 1.Bajulação, ninguém gosta de puxa-sacos 2.Propaganda enganosa com bela embalagem mas conteúdo decepcionante 3.Ser muito bom naquilo que não é relevante, tentar mostrar serviço no que não tem importância. 4.Narcisismo, falar de si mesmo exageradamente. 5.Arrogância e petulância, se achar especial entre os comuns. 6.Desconsiderar a opinião dos outros.

18 Divulgando-se Marketing Pessoal é um estilo de vida, você precisa fazer intencionalmente até que se torne natural. Você é a personagem protagonista da sua história, envolva as pessoas na história que elas automaticamente irão se identificar com a personagem. Fuja do lugar comum, torne-se visível pela diferenciação. Tudo em você quer te revelar. Escolha o que vai divulgar para controlar que aspectos está revelando. Entenda como as pessoas pensam e converse na mesma língua delas. O que importa não é o que você faz, mas como você é interpretado pelos outros. Aja para produzir as interpretações que você deseja, o marketing pessoal é basicamente isso.

19 A jornada do herói Identificação  Envolvimento  Engajamento  Comunidade  Torcida Pessoas gostam de histórias, a sua vida tem que se tornar uma história inspiradora e cativante onde você é o herói que passa por adversidades e continua persistindo na jornada para conquistar o seu alvo. O fato é efêmero. A narrativa é imortal.

20 Marketing pessoal e profissional Enquanto o marketing pessoal faz a sua pessoa se destacar entre as demais, o marketing profissional promove suas competências profissionais vendendo a imagem de sucesso e assertividade o que compõem a sua credibilidade profissional. Credibilidade é o que te faz crescer profissionalmente. A confiança que as pessoas creditam na sua conta permite que você tenha recursos para fazer o seu trabalho com excelência dentro do que você se propõe. Lembre-se que quem estabelece o padrão é sempre você, pois é você quem cria a expectativa no outro. Para aumentar seu credito, entregue além das expectativas, mas não muito além, apenas o que deixará o outro mais satisfeito do que ele esperava ficar. Isso aumenta instantaneamente o limite da sua credibilidade.

21 Conexões As conexões que você faz na vida te impulsionam para o topo ou te atolam na lama. Pare de alimentar as conexões desfavoráveis e dê mais alimento para as favoráveis. O grupo ao qual você se envolve tem o poder de manter um modelo de desenvolvimento padronizado para todos. Perceba, os círculos de amigos, clubes, associações são, geralmente, homogêneos. E tem restrições declaradas ou veladas a todos os que destoam da média do grupo. Aprenda a liderar o grupo tornando-se aprendiz do líder atual. Siga seus passos até ter credibilidade suficiente para romper e ir além.

22 Para que serve Marketing Pessoal? Serve para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional Criar visibilidade para suas características comportamentais, competências relacionais e técnicas Promover o reconhecimento da sua pessoa pelas demais pessoas a partir do que você promove de si mesmo e como isso influencia a vida delas.

23 Networking Rede de contatos pessoais, comerciais e profissionais com quem você mantem relacionamentos mutuamente favoráveis. É importante criar um networking qualificado que se lembre de você, pois quem é consultado é aquele que é lembrado. Como se tornar lembrado pelas pessoas?

24 Relacionamentos Estratégicos É a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas. Ninguém conhecia esse cara até que Conheceu esse outro cara que o ajudou a ser um sucesso.

25 Seja original no seu marketing pessoal Atualmente existem muitas empresas similares, empregando pessoas similares, que tiveram uma educação similar, exercendo funções similares, pensando de forma similar, produzindo uma imensa gama de produtos similares, com preços similares e qualidade similar. E cadê você no meio da multidão...

26 Você tem experiência? Experiência é relativa. Sob uma circunstancia idêntica as mesmas estratégias devem funcionar. Se mudar alguma variável os ingredientes mudaram e a experiência cristalizada não terá o mesmo resultado. Experiência não é o que acontece como você, mas sim as atitudes que você toma em decorrência ao que te acontece. Mais importante que ter experiência é formar repertório e ter habilidade de criar novas ligações entre as experiências. De que adianta 40 anos de experiência em direito criminal para atuar num caso de crimes cibernéticos (pela internet) que são extremamente recentes e ainda estão elaborando legislação específica? Ai conta a experiência de um juiz em julgar por equivalência se não há referencia pra se consultar. Experiência é o resultado de uma estratégia executada.

27 Desenvolvimento Pessoal (contínuo) Você nasce sem nada que não tenha vindo pelo seu DNA. Seu cérebro aprendeu desde então uma porção de conhecimentos e informações para que pudesse se adaptar e sobreviver. Aprender e adaptar-se é condição básica de sobrevivência. Se você para de aprender e se acomodar a uma zona de conforto está adiantando sua saída do mundo dos vivos, pois vida é expansão constante e o contrário é restrição, é limite. Pense a respeito. Você é um espirito que opera um corpo através de uma mente. Precisa manter esses três elementos funcionando se quiser continuar vivo. Então o melhor a fazer é desenvolver-se em todos os aspectos.

28 Desenvolvimento Pessoal (contínuo) Comunicação e Expressão ◦Falar (fluência na língua nativa + língua estrangeira) ◦Escrever (técnicas de redação, lógica) ◦Postura e expressão corporal (desinibição, teatro, dança) Cidadania ◦Direitos e deveres

29 Desenvolvimento Pessoal (contínuo) Administração e Finanças ◦Organização, métodos de aumentar a performance ◦Matemática e Autogestão financeira ◦Informática Empreendedorismo ◦Como usar seu tempo para construir seu futuro desejado

30 Desenvolvimento Profissional  Atualização profissional periódica  Domínio de informática para trabalho ( sistemas de uso específicos )  Conhecimento do panorama de negócios de sua área de atuação  Etiqueta profissional  Visitar feiras, simpósios e eventos da sua área profissional  Buscar inovação  Cultivar o arejamento (permitir-se sair por completo do ambiente e ritmo de trabalho para manter-se criativo e evitar ficar bitolado)

31 Mix de Marketing & Marketing Pessoal Produto Preço P.D.V. Promoção Humor Honestidade Humildade Habilidade 4Ps do mix marketing 4Hs do marketing pessoal

32 Marketing Pessoal não é mostrar o melhor de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Dulce Magalhães, filosofa

33 Aula Bônus Marketing Pessoal Andrea Fiuza 2013


Carregar ppt "Marketing Pessoal AULA BÔNUS PROFESSORA ANDREA FIUZA 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google