A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação."— Transcrição da apresentação:

1 Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação.

2 INTRODUÇÃO – Ponte Wireless:
São dispositivos que permitem a interligação de dois segmentos LAN. A evolução dos padrões oferecendo taxas de transmissão comparáveis a Fast Ethernet por exemplo, torna as redes wireless uma realidade cada vez mais presente. WLANs usam ondas de radio para transmissão de dados. Comumente podem transmitir na faixa de freqüência 2.4 Ghz ou 5 Ghz.

3 Ponte Wireless: Tópicos.
Radio Frequência para transmissão de dados. Pode ser aplicadas PONTO A PONTO ou PONTO-MULTIPONTO. Teste da LINHA DE VISADA VISUAL – Essencial a realização antes de fazer o projeto. Aplicações – Ponto a Ponto e Ponto – Multiponto. Equipamentos Ponte Wireless – Acess Point, Antenas, Cabos, Caixa Hermética. Estudo de caso na implantação da Tecnologia.

4 RADIO FREQUÊNCIA

5 Fundamentos RF (Radio Frequência) Toda transmissão e recepção de sinais no mundo wireless se baseia em Radio Frequência (RF). O comportamento da RF pode afetar a performance de uma WLAN. Portando, um breve entendimento de RF será bastante útil na implantação, expansão e manutenção das Pontes Wireless.  Sinais de RF são sinais de alta freqüência que se propagam por um condutor de cobre e são irradiados no ar através de uma antena. A antena converte um sinal cabeado em um sinal wireless e vice-versa, irradiando o sinal ao ar livre na forma de ondas (círculos concêntricos) e se propaga em linha reta ou em todas as direções. Seu raio aumenta a medida que se afastam da antena. Para ter uma noção dessas ondas, basta pegar uma pedra e atirar em um lago por exemplo, o efeito é o mesmo.

6 VISADA VISUAL

7 Linha de visada visual (LOS)
A linha de visada visual é aquela em que o olho humano pode ver, é o primeiro e o mais básico dos testes realizado antes de partir para o projeto. Se você pode ver o seu receptor a partir do ponto de instalação do transmissor, então existe linha de visada visual. Antes de montar o projeto essa etapa tem que ser analisada com bastante atenção. Caso aja um lago ou passagem de um rio entre os prédios a serem ligado, isso causará um comportamento chamado MULTIPATH.

8 Multipath - Pode ser definido como o sinal original mais as frentes de onda duplicadas causadas pelas reflexões em objetos situados entre o transmissor e o receptor. A onda original e as frentes de onda duplicadas podem não chegar ao mesmo instante no receptor, normalmente existe um atraso entre elas. Efeitos causados Redução da amplitude do sinal original – Downfade Corrupção > Ruído no sinal Cancelamento > Anulação do sinal.

9 APLICAÇÕES PONTO A PONTO – PONTO-MULTIPONTO

10 (PTP) Ponto a Ponto. São conexões wireless entre dois prédios e usam antenas direcionais em cada um deles. (PTMP) – Ponto-Multiponto. São conexões wireless entre 3 ou mais prédios, sendo que um atua como central. No prédio central usa-se uma antena omni-direcional e nos outros antenas direcionais.

11 PONTO A PONTO Os equipamentos são os mesmo utilizados em uma rede interna, porém conectam a uma antena externa. Este tipo de conexão é utilizado para interligar 2 prédios.

12 PONTO – MULTIPONTO Na conexão multiponto, um ponto central irradia o sinal para vários pontos. Pode ser usada para interligar vários prédios. Existem situações de estruturas ponto a ponto ter que migrar para multi-ponto.

13 EQUIPAMENTOS WIRELESS

14 Equipamentos Básico Acces Point Cabos Antenas Caixa Hermética
Amplificador de Sinal

15 ACESS POINT – PONTO DE ACESSO
Gerencia um número limite de estações que podem ser conectadas na rede e também as conexões entre as estações. Estabelece a área de cobertura da rede: computadores, notebooks e outros dispositivos móveis que se encontrem dentro da área de cobertura, poderão ser conectados na mesma rede. Possui várias funções adicionais, conforme o tipo, o fabricante e o modelo. Nele são definidos os padrões de segurança a serem adotados.

16 ACESS POINT O roteador wireless MIMO oferece tratamento inteligente de streaming e priorização automática de tráfego. Na segurança incluem firewall SPI embutido, para sua proteção contra hackers e o mais avançado recurso de segurança wireless WPA2-PSK

17 CABOS E CONECTORES Cabo Pig Tail - Cabo proprietário que compatibiliza o conector coaxial com o Access Point. Cabo RGC O cabo RGC 213 é usado no cabo de subida da antena externa de uma rede sem fio. Conectores coaxiais são destinados a conectorização de cabos coaxiais RGC 213. Especial para condução de sinais de rádio freqüência entre o equipamento de rádio e a antena.

18 CABOS E CONECTORES Pig tail Conector coaxial RGC 213

19 ANTENAS Omnidirecional As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor. Direcional. As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distâncias ele alcançará.

20 Omnidirecional 18 dbi 2 dbi 5 dbi

21 Direcional Yagi Parabólica - 40 a 50 Km
Projetadas para resistir a formação de gelo, chuva pesada, neve e ventos fortes. Os sinais podem chegar a 30 Km, em condições eletricamente visual. Setorial - distâncias de até 8 km

22 Caixa Hermética

23 Amplificador de Sinal

24 ESTUDO DE CASO

25 PORQUE WIRELESS??? MOBILIDADE FACIL INSTALAÇÃO MARKETING


Carregar ppt "Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google