A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Processo de Desenvolvimento de Produto - Revisão Do Projeto Informacional a Descontinuidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Processo de Desenvolvimento de Produto - Revisão Do Projeto Informacional a Descontinuidade."— Transcrição da apresentação:

1 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Processo de Desenvolvimento de Produto - Revisão Do Projeto Informacional a Descontinuidade do Produto Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Engenharia de Produção Engenharia de Produto I - ENG Farm. Samanta Yang Mestranda em Engenharia de Produção

2 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Estrutura da Aula  A aula será dividida em 2 partes:  A primeira 1h:30min será para revisão do conteúdo para a prova da semana seguinte.  A revisão é composta de perguntas de cada etapa do modelo de desenvolvimento de produto proposto por Rozenfeld (2006)  Ao total são 21 questões dissertativas  1 hora para realização das questões  30 minutos para discussão  Intervalo: 20 – 30 min  Finalização dos projetos (1 hora)  Prático  Teórico

3 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Informacional 1.Defina o conceito de ciclo de vida e sua importância para o processo de projeto de produtos. Descrição gráfica da história do produto, descrevendo os estágios pelos quais os produtos passam, desde os primeiros esforços para realizar o produto, até o suporte pós – venda, ou seja, quando é finalizada qualquer forma de compromisso da empresa com o suporte do produto. Existem vários modelos com estágios caracterizado por seqüências e hierarquias.

4 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Informacional 2. Quais são as diferenças entre “necessidades”e “requisitos dos clientes”? Necessidades dos clientes: são as necessidades ditas na forma bruta. Aquilo que o cliente espera ter no produto. Ex: shampoo – deixar o cabelo macio, lavar bem, não ressecar... Requisitos dos clientes: são as necessidades transformadas em aspectos do produto, como: desempenho funcional, fatores humanos, propriedades, espaço, confiabilidade, ciclo de vida, recursos e manufatura.

5 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Conceitual 3. Por que a modelagem funcional torna-se tão importante no início da fase de Projeto Conceitual? A modelagem funcional auxilia o Time de Projeto a descrever os produtos em nível abstrato, possibilitando a obtenção da estrutura de produto sem restringir o espaço de pesquisa a solução específica. Os modelos funcionais permitem que o produto seja representado por meio das suas funcionalidades, ou seja, por meio de suas funções, tanto aquelas realizas externamente ao produto em sua interação cm o ambiente quanto as funções internas ao produto, realizada por suas partes.

6 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS 4. Quais os benefícios obtidos com a utilização do DFXs na fase Conceitual e quais são as principais diferenças do DFM e DFA? Projeto Conceitual Os DFXs servem para auxiliar os projetistas a melhor avaliar o impacto do ciclo de vida do produto em suas decisões de projeto. A importância de qualquer metodologia DFX deve-se ao fato de que as decisões tomadas nesta etapa tem o maior efeito nos custos de um produto pelo menor investimento. Além disso essas decisões são responsáveis pela geometria, funcionalidade e propriedades do produto. DFA (Design for Assembly): envolve os projetos do produto, verificando suas funções, formas, materiais e processos de montagem. Gera redução de custos em razão do tempo de montagem, redução de componentes e simplificação da manufatura. DFM (Design for Manufactorability): concentra-se em como o projeto de produto interage com outros componentes do processo de manufatura e na definição de alternativas no projeto para a configuração desse, visando custos, qualidade e produtividade.

7 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado 5. O que são os ciclos de detalhamento, de aquisição e de otimização da fase de projeto detalhado? Quais são as atividades envolvidas em cada um desses ciclos? Como eles estão interligados? Qual o significados no termo ciclo? Ciclo de detalhamento: ocorre quando se cria e se detalha os SSCs e envolve suas tarefas. É o ciclo que desdobra o produto em sistemas, subsistemas e componentes e depois os integra. Ciclo de aquisição: é acionado durante o ciclo de detalhamento. Os custo de fabricação de um SSC são calculados e comparados com o preço dos fornecedores. Se for vantajoso o contrato seja fechado. Ciclo de otimização: também ocorre durante o ciclo de detalhamento quando os SSC são construídos (protótipo) e testados. Quando necessário eles são otimizados.

8 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado

9 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS 6. Em quais momentos do PDP são identificados os parâmetros críticos? Projeto Detalhado

10 7. Defina o que é custo – alvo e como ele é aplicado no PDP. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado Custo – alvo é a referência para todas as decisões subseqüentes do processo de desenvolvimento de produto. Preço – Lucro = Custo – Alvo O custo do produto é um dos elementos que dão suporte para a entrada do produto no mercado e portanto deve ser gerenciado de modo articulado com o PDP. O processo de gestão de custos garante a manutenção dos custos reais futuros dentro dos valores de custo – alvo. No monitoramento da viabilidade econômico – financeira, analisa-se a influência da variação do custo – alvo nos indicadores financeiros do projeto.

11 8. Descreve de forma sucinta as etapas de aplicação do FMEA. Qual a vantagem de sua aplicação? Ele deve ser aplicado no projeto conceitual ou detalhado? Justifique sua resposta. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado O método de Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) busca evitar falhas no projeto do produto ou do processo, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria. Sua aplicação visa detectar falhas antes que se produza o protótipo para ensaio diminuindo as chances do produto falhar, aumentando a confiabilidade. Etapas: 1.Planejamento 2.Análise de Falha em Potencial 3.Avaliação dos Ricos 4.Melhoria

12 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado Nesta etapa o FMEA é aplicado para analisar os detalhamentos dos SSCs críticos e prever possíveis falhas antes de construir o protótipo. Ele pode ser utilizado tanto durante a fase do projeto detalhado quanto conceitual. No projeto conceitual ele ajuda a prever as falhas com ainda maior antecedência.

13 9. Quais são os tipo de protótipo que podem ser usados no PDP? Em que fase eles podem ser aplicados? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Projeto Detalhado Protótipo reais: são utilizados na fase de projeto detalhado empregando- se SSCs similares ao produto final. Protótipo virtuais: são utilizados desde as fases anteriores (softwares CAD/CAE)

14 Preparação da Produção do Produto 10. Diferencie e caracterize a fase de preparação de produção da fase de lançamento de produto. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS

15 Preparação da Produção do Produto

16 11. Qual o objetivo de preparação da produção? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Preparação da Produção do Produto O objetivo desta fase é garantir que a empresa ( cadeia de suprimentos total) consiga produzir produtos no volume definido na Declaração do Escopo do Projeto, com as mesmas qualidades que o protótipo e que também atenda os requisitos do cliente durante o ciclo de vida do produto. Toda a estrutura produtiva é colocada em movimento. É nesta fase que os planos são realizados e ajustados.

17 12. Qual a relação do controle estatístico de processo com o PDP? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Preparação da Produção do Produto Durante a homologação do processo é necessário realizar três atividades: - Avaliar o lote piloto - Avaliar meios de medição - Avaliar a capacidade do processo Todos os meios de medição devem ser aferidos de modo a verificar a precisão e confiabilidade. Neste caso utiliza-se a técnica de Análise de Sistema de Medição para aferir os instrumentos e operadores. Outra tarefa é definir a capacidade do processo para garantir que o equipamento obtenha os mesmos resultados com a mesma variação de tolerância ao longo do tempo e dentro das especificações do projeto e dos requisitos do cliente.

18 13. Explique a diferença entre: homologação de produto, homologação de processo e certificação do produto. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Preparação da Produção do Produto Homologação do produto: Durante a fase de projeto detalhado com base na avaliação do protótipo. A preocupação era obter a aprovação da funcionalidade e a garantia de obtenção dos parâmetros críticos do projeto. Homologação do processo: Durante a fase de preparação da produção com base em testes exaustivos que comprovem que os equipamentos manterão as características de qualidade obtidas na homologação do produto. A certificação pode ocorrer ao longo de toda a fase de desenvolvimento do produto (informacional – lançamento). Todos os serviços associados ao produto podem sofrer novas avaliações dependendo da regulameentação do mercado.

19 Lançamento do Produto 14. Quais são os processos de negócio que devem estar especificados antes de realizar o lançamento oficial de um produto? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Processo de vendas Processo de distribuição Processo de assistência técnica Processo de atendimento ao cliente

20 15. Qual o papel do processo de atendimento ao cliente e qual a sua relação com o processo de desenvolvimento de produto? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Lançamento do Produto O processo de atendimento ao cliente compreende os canais de comunicação entre a empresa e o usuário final do produto. Sua principal função é manter o cliente satisfeito, oferecendo a ele um canal para expressar suas dúvidas e colocar reclamações. Um bom atendimento ao cliente também é uma ação de marketing que reforça a imagem da empresa e passa a mensagem de que a empresa se preocupa com a satisfação dele. No momento do desenvolvimento de produtos devem ser identificados quais são os serviços mais valorizados pelos clientes.

21 16. Descreva as tarefas principais do marketing de lançamento de produtos e explique sua importância. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Lançamento do Produto Atualizar o plano de lançamento: descrição do mercado - alvo dentro da segmentação realizada. A primeira versão é criada durante o projeto conceitual. Nesta tarefa os prazos daquele plano são reavaliados e a data de lançamento é definida. Preparar a campanha publicitária: toma como referência um plano de comunicação que deve ser desenvolvido e utiliza as informações que permearam todo o processo de desenvolvimento de produtos. Ela estabelece os objetivos da comunicação, ou seja qual o comportamento que se deseja ter do mercado com o lançamento. Decide o formato da mensagem, a fonte da mensagem e os canais de comunicação utilizados. Desenvolver a propaganda: também tem como intuito alavancar as vendas. Ela pode ser informativa, persuasiva ou de lembrete. Esta tarefa é tipicamente do processo de marketing, mas está intimamente ligada ao lançamento do produto no PDP, pois o lançamento só ocorre se essas comunicações estiverem desenvolvidas.

22 PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Lançamento do Produto 16. Descreva as tarefas principais do marketing de lançamento de produtos e explique sua importância. Promover as vendas: incentivar vedas rápidas no curto prazo. Ela começa no inicio das vendas. Elas podem conter descontos, oferecimento de serviços gratuitos ou uma série especial do produto. Elas podem gerar resultados mais rápidos e fáceis de avaliar em relação a satisfação do cliente. É o momento em que se tenta conquista o cliente fiel a outra marca oferecendo a ele uma proposta irrecusável. Contratar os fornecedores de serviços: são criados os materiais que dão apoio as tarefas anteriores. Catálogos, prospectos são documentos que podem reutilizar imagens do material de suporte.

23 17. Quais são os riscos de não se ter os processos de apoio operacionais logo após o lançamento do produto? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Lançamento do Produto Se o mercado não tiver muitos concorrentes, não existe tanto problema assim em uma primeira análise simplista, pois os clientes iniciais podem absorver o atraso. Mas, mesmo nestes casos, isso pode ser fatal para a imagem da empresa. Estar em atraso para a colocação de um processo de apoio para a produção mostra uma falha de planejamento.

24 Acompanhar o produto e processo 18. Reflita sobre os benefícios que as atividades de pós – desenvolvimento propiciam para o PDP, para o produto e para a imagem da empresa. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Corresponde a um conjunto de atividades que com a fase de “descontinuar produto do mercado” garante ao PDP a compreensão de todo o ciclo de vida do produto. O seu principal objetivo é garantir o acompanhamento do desempenho do produto na produção e no mercado, identificando necessidades ou oportunidades de melhoria e garantindo que a retirada cause o menor impacto possível aos consumidores, empresa e meio ambiente. A importância desse planejamento e a realização desse conjunto de atividades está relacionado ao objetivo de: -Identificar necessidade de alteração do produto - Facilitar a gestão das atividades do pós – desenvolvimento, promovendo uma visão sistêmica do que significa lidar com um produto e seu ciclo de vida desde seu lançamento, regime de produção e descontinuidade. - Garantir a integridade e atualidade das informações do produto a serem utilizadas por todos os interessados durante o ciclo de vida -Gerar oportunidades para melhoria do processo de desenvolvimento como um todo.

25 19. Qual a relação entre as atividades de acompanhamento do produto e os processos de apoio “gerenciamento das mudanças de engenharia”e “melhoramento do PDP”? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Acompanhar o produto e processo Dentro desta fase realiza-se as auditorias pós – projeto, atividade que tem estreita relação com a melhoria do processo de desenvolvimento e também é uma prática que facilita a aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento de produtos nas empresas. Ele pode gerar informações e indicações de ações para a melhoria do produto que são tratadas no processo de apoio de gerenciamento de mudanças.

26 Descontinuar o produto 20. Como você faria um paralelo entre o ciclo de vida do produto e a fase de Descontinuar o Produto do mercado? PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS

27 Descontinuar o produto 21. Liste alguns aspectos importantes acerca da descontinuidade da produção e descontinuidade do produto. PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Descontinuidade da produção: -Mantêm somente a fabricação de peça para reposição - Quantidade de materiais existentes para a fabricação do produto, contrato com fornecedores específicos, capacidade do sistema de produção, disponibilidade de mão – de – obra. Descontinuidade do produto: -Meio ambiente - Desmonte do produto, peças podem ser reaproveitadas? -Remanufatura

28 Trabalho prático Prático –Cuidar para os produtos não serem protótipos Escrito –Dúvidas PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS


Carregar ppt "PPGEP – Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção | UFRGS Processo de Desenvolvimento de Produto - Revisão Do Projeto Informacional a Descontinuidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google