A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercados de trabalho e competências profissionais Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercados de trabalho e competências profissionais Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes:"— Transcrição da apresentação:

1 Mercados de trabalho e competências profissionais Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes: Inês Vicêncio e Nathalia Silva Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes: Inês Vicêncio e Nathalia Silva

2 Perfil de competências de um Licenciado em C.E.  O grau de licenciado/a é conferido a estudantes que demonstrem:  possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa área de formação de nível superior que:  sustentando-se nos conhecimento de nível secundário, os desenvolva e aprofunde;  se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda;  em alguns dos domínios das Ciências da Educação, se situa ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma;  capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional na área vocacional da educação/formação.  capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante no campo da educação/formação que os/as habilite a construir uma argumentação fundamentada, que considere aspetos sociais, científicos e éticos relevantes.  capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação, em diferentes contextos, nomeadamente como mediadores/as socioeducativos/as e da formação;  competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;  competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.  O grau de licenciado/a é conferido a estudantes que demonstrem:  possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa área de formação de nível superior que:  sustentando-se nos conhecimento de nível secundário, os desenvolva e aprofunde;  se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda;  em alguns dos domínios das Ciências da Educação, se situa ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma;  capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional na área vocacional da educação/formação.  capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante no campo da educação/formação que os/as habilite a construir uma argumentação fundamentada, que considere aspetos sociais, científicos e éticos relevantes.  capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação, em diferentes contextos, nomeadamente como mediadores/as socioeducativos/as e da formação;  competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;  competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

3 Situação de um Licenciado em C.E. – entre 2001 e 2010

4

5 Emprego na área da Educação – Como conseguiram?

6 Situação profissional pós-formação académica

7 Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE  Técnico Superior de Formação/Coordenador de Formação/ Gestor de Formação  Elaboração de processo de homologação de Cursos  Preparação de Processo de Certificação DGERT  Levantamento de necessidades;  Elaboração de Planos de Formação;  Elaboração de documentos Técnico Pedagógicos;  Organização de todo o processo de formação (recrutamento de formadores, selecção de formandos, elaboração de cronogramas e horários, acompanhamento do curso, reunião com formadores);  Emissão dos Certificados de Formação;  Elaboração de Relatórios de Avaliação; Se a formação for para propor a financiamento:  Elaboração de processo de candidaturas a apoio de financiamento  Inserção de dados nas Plataformas de gestão da formação (SIIFSE e SIGO);  Técnico Superior de Formação/Coordenador de Formação/ Gestor de Formação  Elaboração de processo de homologação de Cursos  Preparação de Processo de Certificação DGERT  Levantamento de necessidades;  Elaboração de Planos de Formação;  Elaboração de documentos Técnico Pedagógicos;  Organização de todo o processo de formação (recrutamento de formadores, selecção de formandos, elaboração de cronogramas e horários, acompanhamento do curso, reunião com formadores);  Emissão dos Certificados de Formação;  Elaboração de Relatórios de Avaliação; Se a formação for para propor a financiamento:  Elaboração de processo de candidaturas a apoio de financiamento  Inserção de dados nas Plataformas de gestão da formação (SIIFSE e SIGO);

8 Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE  Formador  Preparar o processo de aprendizagem de acordo com o perfil dos formandos  Planear a formação de acordo com as sessões previstas  Gerir as dinâmicas de aprendizagem  Explorar recursos de apoio à aprendizagem  Gerir a diversidade dos formandos, de acordo com os seus perfis (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva)  Acompanhar e avaliar as aprendizagens  Formador  Preparar o processo de aprendizagem de acordo com o perfil dos formandos  Planear a formação de acordo com as sessões previstas  Gerir as dinâmicas de aprendizagem  Explorar recursos de apoio à aprendizagem  Gerir a diversidade dos formandos, de acordo com os seus perfis (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva)  Acompanhar e avaliar as aprendizagens

9 Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE  Instructional designer  Análise e conceção de Storyboads Educacionais;  Articulação com diversos projectos internos à empresa, de forma a construis recursos formativos adequados;  Utilização de estratégias pedagógicas assíncronas, síncronas e blended;  Utilização de modelos pedagógicos para Adultos.  Instructional designer  Análise e conceção de Storyboads Educacionais;  Articulação com diversos projectos internos à empresa, de forma a construis recursos formativos adequados;  Utilização de estratégias pedagógicas assíncronas, síncronas e blended;  Utilização de modelos pedagógicos para Adultos.

10 Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE  Consultor (educativo/formativo)  Coach  Educador Social  Gestor de Projeto  Diretor de Recursos Educativos  Diretor de Recursos Humanos  Técnico de Recursos Humanos  Professor de Ensino Superior  Consultor (educativo/formativo)  Coach  Educador Social  Gestor de Projeto  Diretor de Recursos Educativos  Diretor de Recursos Humanos  Técnico de Recursos Humanos  Professor de Ensino Superior

11 Empregos ou Estágios

12

13

14 Orientador/a de Apoio à Atividade Formativa- Estágio IEFP

15 Técnico de Formação (Estágio Profissional) – Amadora

16 Estágio em Gestão de Recursos Humanos (M/F) Lisboa

17 Referências      


Carregar ppt "Mercados de trabalho e competências profissionais Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google