A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia da Bíblia Os Lázaros de hoje.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia da Bíblia Os Lázaros de hoje."— Transcrição da apresentação:

1 Dia da Bíblia Os Lázaros de hoje

2 Celebramos hoje o Dia da BÍBLIA.
E o lugar privilegiado para ler e acolher a Palavra de Deus é a Comunidade na celebração dominical. A Liturgia de hoje convida a ver os bens deste mundo, como dons que Deus colocou em nossas mãos, para que os administremos, com gratuidade e amor.

3 Na 1ª Leitura: o Profeta AMÓS denuncia severamente
os ricos e poderosos do seu tempo, que viviam no luxo e na fartura, explorando os pobres, insensíveis diante da miséria e da desgraça de muitos. O Profeta anuncia que Deus não aprova essa situação. O castigo chegará em forma de exílio em terra estrangeira. (Am 6,11-16)

4 - Povos gastando fortunas matando gente em guerra,
* As denúncias de Amós são ainda hoje actuais! - Povos gastando fortunas matando gente em guerra, enquanto outros morrem de fome por não ter o que comer. - Quantos vivem na abundância, enquanto muitos morrem de fome e na miséria. - Quantos satisfazem seus caprichos, sacrificando até seus familiares... Na 2ª Leitura, Paulo denuncia a cobiça, "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". (1Tm 6,10-16)

5 temos o julgamento de Deus sobre a distribuição das riquezas.
No Evangelho, temos o julgamento de Deus sobre a distribuição das riquezas. A Parábola do homem Rico e do pobre Lázaro (Lc 16,19-31) tem três quadros: - A Situação de vida do Homem rico e do Pobre "Lazaro". - A mudança de cena para ambos após a morte...

6 > Resposta: "Se não escutam Moisés,
- Um DIÁLOGO entre o rico e Abraão, > Proposta: "Pai Abraão, se alguém entre os mortos for avisar os meus irmãos, certamente vão-se converter..." > Resposta: "Se não escutam Moisés, nem os profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão..." A morte de ambos reverte a situação: quem vivia na riqueza está destinado aos "tormentos", quem vivia na pobreza encontra-se na paz de Deus.

7 É uma Catequese sobre escatologia,
que antecipa o amanhã para que valorizemos o presente. O rico não é condenado por ser rico, mas porque prescinde de Deus e se nega partilhar com o pobre que estava passando necessidades. O pobre salva-se porque está aberto para Deus e espera a Salvação. * Na Parábola, o pobre tem "nome", o rico não... Em nossa Comunidade, os pobres têm nome?

8 “Que escutem Moisés e os profetas!":
Esta advertência tem um significado muito especial no DIA DA BÍBLIA. "Moisés e os Profetas", no tempo de Jesus, significava a Bíblia. Por isso, Jesus queria dizer que não estamos precisando de aparições duvidosas do além, de prodígios milagrosos... A BÍBLIA é a única Revelação segura que todo cristão deve acreditar... Ela é suficiente para iluminar o nosso caminho.

9 Esta Palavra de Deus, podemos encontrá-la:
Seguindo essa Luz, encontraremos, aqui na terra, a solidariedade, a fraternidade e, na outra vida, acolhimento na casa de Deus, um lugar junto de Abraão. Esta Palavra de Deus, podemos encontrá-la: Na Catequese na Liturgia na Leitura Orante da Bíblia... nos Grupos de Reflexão, nos Cursos de formação na Leitura pessoal...

10 Quem são os LÁZAROS hoje?
Ainda hoje quantos ricos esbanjam na fartura, enquanto pobres "Lázaros" continuam privados até das migalhas que sobram... Creio que os vemos diariamente nas ruas e na televisão... Escutar Moisés, os Profetas, o Evangelho favorece o desapego e abre os olhos às necessidades dos irmãos.

11 No Brasil: O Salário mínimo irrisório... A aposentadoria miserável...
O Documento de Santo Domingo afirma: "O crescente empobrecimento a que estão submetidos milhões de irmãos nossos, que chega a intoleráveis extremos de miséria, é o mais devastador e humilhante flagelo que vive a América Latina" (179). No Brasil: O Salário mínimo irrisório A aposentadoria miserável... enquanto outros recebem supersalários e inúmeros desvios...

12 - Se nos abrirmos ou não a eles...
No mundo, milhões de Lázaros nos indicam o caminho da salvação... - Se nos abrirmos ou não a eles... - Se nos colocarmos ou não a serviço de sua libertação. + Conclui com uma ADMOESTAÇÃO: "Há um abismo que nos separa e não haverá volta". Após a morte, a situação torna-se irreversível.

13 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 26.09.2010 adaptado por P. Alex
Como superar este abismo que nos separa? Abismo que não foi construído por Deus, mas pelos homens... abismo que começa agora e se prolonga no além... A EUCARISTIA é um grande meio para vencer esse abismo, desde que seja uma verdadeira COMUNHÃO... - que inicia AGORA (na Igreja, na família, na sociedade) e - se prolonga por toda a ETERNIDADE junto de Deus. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS adaptado por P. Alex


Carregar ppt "Dia da Bíblia Os Lázaros de hoje."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google