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VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA PARA O TAV SP-RJ ( ADVANTAGE OF MAGNETIC LEVITATION TO HST SP-RJ) Eduardo Gonçalves David

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1 VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA PARA O TAV SP-RJ ( ADVANTAGE OF MAGNETIC LEVITATION TO HST SP-RJ) Eduardo Gonçalves David

2 1975 a 2005 – Estudos e Projetos sem sucesso – inclusão da ligação ferroviária no Plano Nacional de Viação (Lei de 09/05/2006), prevendo a construção de uma linha nova (julho) – Relatório Halcrow/Sinergia, consultoria contratada pelo BNDES/BIRD (setembro) – Licitação 2010 (março) – Contratação 2014 (junho) – Obra entregue ao público Trem de Alta Velocidade Rio/São Paulo/Campinas

3 511 km Fonte: US$ 18 bi ,6 Mi viagens Túneis, 92km Viadutos, 108km Superf., 312km

4 VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Opera com sucesso na China desde 01/01/2003

5 VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Página #10 – Volume 2 Estudo do Traçado Relatório Halcrow-Sergia Fonte:

6 VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Fonte: ITEMICE VelaroMaglev Transrapid TraçãoAtrito roda-trilhoIndução Magnética AlimentaçãoPantógrafoIndução Elétrica Peso bruto409 t247 t Quantidade de passageiros415 assentos438 assentos Velocidade Comercial350 km/h450 km/h Consumo a 300 km/h51 Wh/pass.km34 Wh/pass.km Aceleração1,0 m/s 2 1,5 m/s 2 Ruído a 25 m a 300 km/h90 Db80 Db Rampa Máxima (Brasil)2,5% a 3,5%10% Raio Mínimo Horizontal (Brasil)7.228 m2.000 m

7 Desapropriações Ambiciosas Fonte:

8 Desapropriações Ambiciosas Fonte:

9 Obras Desafiantes Fonte:

10 Orçamento Arrojado Fonte: ÍTEMUS$ Bi% Obras de Eng. Civil12,871% Desapropriações/Meio-ambiente2,011% Sistemas e Equipamentos1,810% Material Rodante1,48% TOTAL18,0100%

11 Quem acredita que a linha fique pronta até 2014?

12 Demanda Prevista para o TAV Fonte:

13 Demanda Prevista para o TAV Fonte:

14 Será que pessoas/dia estariam dispostas a pagar R$ 40,00 para tomar o TAV da “Leopoldina” ao Galeão, quando um taxi custa R$ 20,00?

15 Proposta: desenvolver um Maglev no Brasil

16 VANTAGENS DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA US$ 6 bi Túneis, 25 km Viadutos, 390km Superf., 0 km ,2 Mi viagens

17 Comparação de Traçado: TAVroda-trilho vs. MaglevBR Fonte:

18 Comparação de Traçado: TAVroda-trilho vs. MaglevBR Fonte:

19 MaglevBR aproveita faixa de domínio das rodovias

20

21 3,70m2,60m 4,3m 16m 2 3,50m 9m 2 MaglevBR tem melhor aerodinâmica

22 F Área = ½ p A V 2 C Design1 P watt = ½ p A V 3 C Design F Comprimento = ½ p V 2 P L C Design2 1 – Potência em função da Aerodinâmica 2 – Resistência em função da Área Frontal 3 – Resistência em função do Comprimento p – densidade do ar (1,24 kg/m 3 ) A – área seção transversal (m 2 ) V – velocidade (m/s) C D – coeficiente aerodinâmico (~0,3) C D1 = 0,0015 C D2 = 0,11 a 0,15 -50% Área  -25% Potência MaglevBR tem melhor aerodinâmica

23 MaglevBR é implantado com rapidez Implantação do Transrapid na China

24 MaglevBR é implantado com rapidez Implantação do Transrapid na China

25 MaglevBR desenvolve a Arquitetura nacional

26 É preciso quebrar paradigmas! TAV Roda-Trilho é como uma máquina de datilografia; Maglev é o Computador

27 O Brasil não precisa ficar à reboque de tecnologia Quando o barão de Mauá 1852 comprou a “Baronesa”, ela já era uma peça de museu.

28 A engenharia brasileira pode enfrentar desafios


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