A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA EM ELETRICIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

2 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE
1 – ACIDENTES DE NATUREZA GRAVE. 2 – NUMERO ELEVADOS DE MORTES POR ACIDENTES DO TRABLHO.

3 Riscos em eletricidades
Conceito de choque elétrico: 1 - É uma perturbação acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente elétrica. 2 – choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano e a diferença de potencial – tensão é capaz de vencer a resistência elétrica de um corpo.

4 OS RISCOS MAIS CASUAIS 1. Superfície energizadas:
a) Carcaça de motores. b) Aparelhos eletrodomésticos. c) Chão, paredes e tetos. d) Torneiras e chuveiros. e) Cercas, grades e muros. f) Caixas de controle de medição de energia. g) Postes energizados. h) Chão energizado em volta do poste. i) Luminárias energizadas. j) Painéis e conduites. 2. Fios e cabos com isolamento deficiente: a) Isolamento com defeito de fábrica. b) Isolamento velho e partido. c) Isolamento danificado por objetos pesados. d) Isolamento rompido por roedores. e) Isolamento super aquecido.

5 Efeito no oranismo 1. Efeito térmico
Quando a corrente elétrica passa em um condutor, produz-se calor: o condutor se aquece. Este fenômeno, também chamado efeito Joule. 2. Campo magnético produzido pela corrente elétrica Quando a corrente elétrica passa em um condutor, ao redor do condutor se produz um campo magnético. A corrente elétrica se comporta como um ímã, tendo a propriedade de exercer ações sobre ímãs e, sobre o ferro. . 3. Efeito químico Fazendo-se passar uma corrente elétrica por uma solução de ácido sulfúrico em água, por exemplo, observa-se que da solução se desprende hidrogênio e oxigênio. A corrente elétrica produz, então, uma ação química nos elementos que constituem a solução.

6 4. Efeitos fisiológicos A corrente elétrica tem ação, de modo geral, sobre todos os tecidos vivos, porque os tecidos são formados de substâncias coloidais e os colóides sofrem ação da eletricidade. Mas é particularmente importante a ação da corrente elétrica sobre os nervos e os músculos. Na ação sobre os nervos devemos distinguir a ação sobre os nervos sensitivos e sobre os nervos motores. A ação sobre os nervos sensitivos dá sensação de dor. A ação sobre os nervos motores dá uma comoção (choque). A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração.

7 Choque elétrico percurso da corrente elétrica no corpo
Quando uma corrente elétrica passa pelo nosso corpo, a ação sobre os nervos e os músculos produz uma reação do nosso corpo a que chamamos choque. A intensidade do choque depende da intensidade da corrente. Quanto maior a intensidade da corrente, mais forte será o choque. Quando uma pessoa está com o corpo molhado, a resistência oferecida à passagem da corrente diminui; então a intensidade da corrente aumenta e o choque é mais intenso. Nas instalações elétricas residenciais, a corrente elétrica é fornecida com diferença de potencial de 110 e 220 volts. Com essas diferenças de potencial os choques não oferecem nenhum perigo de vida. Há casos de pessoas que morrem com um choque desses, mas, nesses casos as pessoas são doentes, em geral cardíacas. Nesses casos a morte não é produzida pela eletricidade, mas, pelo abalo físico que a pessoa sofre; e esse abalo poderia ter sido provocado por uma outra causa qualquer, como um susto, uma queda, etc..

8 Resistencia do corpo Humano
INTERNA ≅ 500 Ω EXTERNA pele úmida ≅ 0 Ω pele seca ≅ de 1000 a 2000 Ω


Carregar ppt "SEGURANÇA EM ELETRICIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google