A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD

2 O cenário mundial  Massificação  Internacionalização  Europa: o Acordo de Bolonha  planos de formação  mobilidade acadêmica  empregabilidade  Reconfiguração dos sistemas educacionais  Novos modelos de gestão universitária

3

4 EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL TAXA DE ANALFABETISMO Melhor do mundo: Canadá, com 0% de analfabetos MÉDIA DE ANOS DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO Melhor do mundo: Estados Unidos, com 12 anos de escolaridade

5 EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL PARTICIPAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA NA FORÇA DE TRABALHO Melhor do mundo: Suécia, com 38% da força de trabalho especializada REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Melhor do mundo: Coréia, com 0,2% de repetência

6 EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA Melhor do mundo: Cingapura, com 6,5 pontos

7 Evolução da Educação Superior: Brasil,

8 Matrícula em cursos de graduação por tipo de instituição: Brasil,

9 Funções docentes por grau de formação em IES públicas e privadas (%): Brasil, 2004

10 Matrícula em cursos de graduação por dependência administrativa: Brasil,

11 Instituições de Educação Superior públicas e privadas por região: Brasil, 2004

12 Cursos de graduação por área do conhecimento em IES públicas e privadas: Brasil, 2004

13 Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino

14

15

16

17

18

19 RELAÇÃO ESCOLARIDADE X RENDA

20

21 Características da Educação Superior no Brasil – Elitista Oferta muito restrita Privatização – Estado com precária função regulatória Regras/normas difusas e confusas burocracia cartorial < controle com avaliação e supervisão centralização < descentralização, responsabilização – Limitada diversificação institucional (controlada) (banalização do conceito de universidade e de produção acadêmica) – Baixa diferenciação programática (objetivos, estruturas e programas acadêmicos) –Perfil dos cursos (profissionalização precoce, formação X profissão X ocupação)

22  O que é Universidade Corporativa: “Uma organização de ensino estabelecida e dirigida por uma organização que atua como um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.” Jeanne Meister (1999)

23  O que é Universidade Corporativa: “A missão da Universidade Corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.” Éboli (1999) “Universidade Corporativa, organização-instrutora, universidade-empresa e, até mesmo, organização qualificada. (...) A Universidade Corporativa é mais do que uma nomenclatura que se convencionou. (...) Não importa qual seja o rótulo – Universidade Corporativa, Universidade Empresa ou apenas um grupo de treinamento da empresa e de seus empregados – o mais importante é que seja um sistema de desenvolvimento de talentos humanos cujo processo respeite seus pressupostos e princípios de concepção e implementação.” Éboli (1999)

24  Departamento de Treinamento e Desenvolvimento X Universidade Corporativa Fonte: Dengo, Normélio. Universidade Corporativa: Modismo ou Inovação? Dissertação de Mestrado em Administração. UFRGS

25  Universidade Tradicional X Universidade Corporativa Fonte: Carvalho, Renata Pinheiro; Cruz, Dulce Márcia. Universidade Corporativa: Uma Nova Estratégia para a Aprendizagem Organizacional

26  Por que uma empresa deve criar uma universidade corporativa? - Representa um diferencial competitivo - É um processo de gestão do conhecimento - Agrega valor e resultado aos negócios - Promove o desenvolvimento dos funcionários - É um meio acessível e econômico de vincular a aprendizagem às metas empresariais - Reduz custos de contratação

27  Distribuição das Universidades Corporativas pelos Estados Brasileiros Fonte: Brandão, Giselle Reis. Gestão de Pessoas e as Universidades Corporativas: Dois lados da mesma moeda? Revista de Administração de Empresas. V.46, n. 2, abr-jun / 2006.

28  Pontos Inovadores da Universidade Corporativa Preocupação com o desenvolvimento de competências individuais e gerenciais. Maior alinhamento às estratégias corporativas. Marcondes e Paiva (2001) Identifica práticas educacionais em que a informação e o conhecimento são considerados fatores estratégicos e diferenciais competitivos. Revela o conceito de aprendizagem sob demanda e suas práticas alinhadas ao mapa de competências das empresas. Nasser (2001) Garante vantagens competitivas sustentáveis às organizações se estas priorizarem ações ligadas à gestão do conhecimento e á cultura de aprendizagem. Vitelli (2000)


Carregar ppt "ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google