A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias para a reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil – Classe D
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹ Co-autor: Daniel Dutra Melo² Co-autor: Narjara da Silva Dias¹ Orientador: Jhose Iale C. da Cunha³ 1 - Discente do curso Gestão Ambiental – UNP - Mossoró 2 - Discente do curso Engenharia Civil – UNP - Mossoró 3 - Docente do curso de Engenharia Civil – UNP - Mossoró

2 Introdução A responsabilidade da administração correta dos resíduos é dos seus geradores. A construção civil é considerada um grande agente de agressão ao o meio ambiente; seja através das suas ações diárias, como no manuseio incorreto dos materiais, que implica na geração de resíduos que são lançados indevidamente no Meio Ambiente.

3 Objetivo Geral Observar as tecnologias existentes para reutilização e reciclagem dos resíduos de Classe D, bem como o seu processamento.

4 Metodologia Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em materiais institucionais que tratam da temática sustentável: Departamento de Segurança e Meio Ambiente do SITIVESP; Manual de gerenciamento de resíduos SEBRAE-RJ; Ciclo de debates sobre construção civil sustentável. Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Gestão de resíduos em canteiro de obras. SINDUSCON-SP.

5 Fundamentação Teórica
Segundo a Resolução N°307 do CONAMA, é preciso que os geradores adotem de diretrizes e critérios, especificamente as do Conselho de Meio Ambiente, para que estes resíduos sejam descartados de forma adequada. Os resíduos da construção civil são classificados em A, B, C e D. Os de classe D representam perigo a saúde humana e do meio ambiente, compostos por tintas, solventes, óleos, entre outros. Existem algumas alternativas para a utilização e reciclagem dos resíduos Classe D, mas são bastante limitadas, restando apenas o seu uso consciente, e seu descarte correto. (amianto)

6 Resultados Os restos da tinta podem ser reciclados, de forma que se transformem em outras tintas, com espaço reservado no mercado e preços acessíveis; As embalagens podem ser devolvidas ao fornecedor, que irá tratar de enviá-las a um Centro de Reciclagem; Projetos de gerenciamento de resíduos; Tipos de tecnologias: Incineração; Co-processamento;

7 ALGUNS RESÍDUOS QUE PODEM SER TRATADOS POR INCINERAÇÃO
POR CO-PROCESSAMENTO - EMBALAGENS, LATAS, TAMBORES VAZIOS; - BORRAS OLEOSAS; - RESÍDUOS ASSOCIADOS (TRAPOS, EPIS, MADEIRA, ETC. CONTAMINADOS COM ÓLEO); - PRODUTOS QUÍMICOS; - RESÍDUOS DE PINTURA E OUTROS REVESTIMENTOS; - SERRAGEM COM ÓLEO; - SOLVENTES. - BORRAS OLEOSAS; - ÓLEOS E GRAXAS; - TINTAS E SOLVENTES; - SOLOS CONTAMINADOS; - REFRATÁRIOS USADOS; - EPI’s CONTAMINADOS.

8 INCINERAÇÃO CO-PROCESSAMENTO VANTAGENS VANTAGENS - Resíduos podem ser reaproveitados energeticamente; - Baixo custo; - Não gera cinzas, pois toda a matéria queimada é incorporada ao produto final. - Degrada completamente os resíduos, quebrando as moléculas dos componentes perigosos; - Tecnologia aceita pelos órgãos ambientais, desde que em instalações licenciadas; - Aplicada a grande número de tipos de resíduos. DESVANTAGENS DESVANTAGENS - Gera cinzas, que devem ser corretamente dispostas; de acordo com a sua composição. - Gera emissões atmosféricas, que devem ser controladas. - Alto custo. - Necessita controle de emissões atmosféricas - Alguns resíduos perigosos não podem ser co-processados devido à sua composição.

9 Reciclador de Solvente
Latas de Tinta - Cachepôs Latas de Tinta Reutilizadas

10 Conclusão É possível que a empresa/organização desenvolva uma atitude mais sustentável e social, de modo que se beneficie evitando os desperdícios, e para isso ela precisa estar aliada ao poder publico, realizando doações de materiais que não serão mais utilizados, e assim exigindo e buscando alternativas para o crescimento dessa atitude ambiental/social. Os fabricantes dos materiais que compõem a Classe D, podem auxiliar através da adoção de medidas de fabricação onde seus produtos e embalagens passem a ter a possibilidade de serem reutilizados e reciclados. Uma empresa com pensamentos e ações sustentáveis, trabalhando aliada com a Educação Ambiental, obterá bons resultados, visto que os colaboradores se mostram abertos a esse tipo de capacitação.

11 Referências bibliográficas
Departamento de Segurança e Meio Ambiente do SITIVESP; Manual de gerenciamento de resíduos SEBRAE-RJ; Ciclo de debates sobre construção civil sustentável. Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Gestão de resíduos em canteiro de obras. SINDUSCON-SP;


Carregar ppt "Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google