A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS"— Transcrição da apresentação:

1 GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS

2 “ Era uma vez Uma rainha que vivia em um grande castelo.
Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas,ela também tinha um espelho mágico. Um dia, querendo avaliar sua beleza, também ela perguntou ao espelho:

3 - Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
O espelho olhou bem para ela e respondeu: - Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.

4 Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu lhe perguntar:

5 - Como assim? -Veja bem, respondeu o espelho. Em primeiro lugar, preciso saber porque a Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com a minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo?

6 Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo?

7 -É uma avaliação considerando a norma ou critérios predeterminados
-É uma avaliação considerando a norma ou critérios predeterminados? De toda forma, é preciso, ainda, que a Vossa Majestade me diga se pretende fazer classificação dos resultados.

8 Depois, ainda tem o seguinte , continuou o espelho:
Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Utilizo a observação?

9 E continuou o espelho: -Além disso, eu preciso que a Vossa Majestade me defina com que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta.

10 Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar.

11 Finalmente, concluiu o espelho:
-Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar...” Adaptado de Utilization-Focused Evaluation. Londres, Sage Pub., 1997, de Michel Quinn Patton).

12 UM CONTO SOBRE AVALIAR... concepção de Avaliação
complexidade da avaliação critérios de avaliação função da avaliação sujeitos envolvidos

13 POR QUE AVALIAR O CURSO DE PEDAGOGIA?
QUAIS AS CONCEPÇÕES NORTEADORAS DO PROJETO PEDAGÓOGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA? POR QUE AVALIAR O CURSO DE PEDAGOGIA? COMO DESENCADEAR ESSE PROCESSO DE AVALIAÇÃO? A PARTIR DE QUAIS CRITÉRIOS? DE QUAIS INDICADORES? QUE CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DEVE NORTEAR A AVALIAÇÃO DESSE CURSO?

14 Uma avaliação institucional que vise à transformação e ao aperfeiçoamento do CEDU pressupõem alguns princípios: Avaliação total e coletiva da instituição – globalidade Respeito à identidade da instituição Unidade de linguagem Competência técnico-metodológica Legitimidade Não punição/ Não premiação Continuidade

15 (PORTARIA MEC No 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 ).
Meta de todos: definir a nossa proposta teórico-metodológica de avaliação, considerando: A concepção norteadora de avaliação e de Formação de Pedagogos; Objetivos do Curso de Pedagogia do CEDU-UFAL; Perfil do Licenciado em Pedagogia; Eixos Formativos; Dimensões e Indicadores de avaliação (PORTARIA MEC No 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 ).

16 Dimensões e Indicadores para avaliação de um curso (MEC)
Pedagógica Docente Infra-estrura

17 Dimensão Pedagógica Se avalia a dimensão didático- pedagógica do curso, considerando indicadores como: perfil do egresso, objetivos do curso, metodologias empregadas, matriz curricular, conteúdos curriculares, coerência da bibliografia, relação teoria-prática, integração com os sistemas públicos de ensino (parceria com atividades de estágios, pesquisa e extensão), atendimento ao discente e auto-valiação do curso.

18 Se avalia o corpo docente do curso, considerando os indicadores:
Dimensão Docente Se avalia o corpo docente do curso, considerando os indicadores: Composição do corpo docente, titulação e formação acadêmica dos professores e coordenação do curso; Experiência em docência (educação básica e educação superior) de todos os professores; Regime de trabalho dos professores (20, 40 horas/ DE/ Substituto…) Produção científica dos professores; Número de disciplinas e alunos (de acordo com o número de vagas), por docente;

19 Dimensão Infraestrutura
Se avalia as instalações físicas para o funcionamento do curso, considerando os indicadores: Sala para professores e reuniões; Gabinetes de trabalho para os professores; Salas de aula; Acesso dos alunos à informática; Registros Acadêmicos; Acervo de livros e periódicos (bibliografia básica e bibliografia complementar); Sistema de Informatização da Biblioteca; Ambientes para estudos individuais dos alunos; Brinquedoteca; Outros laboratórios de ensino;


Carregar ppt "GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google