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1 Gestão Hoteleira Operacionalidade. 2 Empresa Hoteleira Diretoria Gerente Geral Gerente de A & B Maitre Chefe de Cozinha Gerente de Vendas Promotoria.

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1 1 Gestão Hoteleira Operacionalidade

2 2 Empresa Hoteleira Diretoria Gerente Geral Gerente de A & B Maitre Chefe de Cozinha Gerente de Vendas Promotoria Atendentes Gerente de Hospedagem Chefe da Recepção Governanta Gerente de Manutenção Eletricista Bombeiro hidráulico Gerente Administrativo Gestão de Pessoas Contas e Receber Contas a Pagar Compras Gerente de Eventos Gerente de Lazer Secretária

3 Rotina de Trabalho Mensagens Todo hospede tem o direito a receber mensagens. Deve ser colocada no “key-rack” Formulário padrão Controle de chaves O hóspede entra e sai várias vezes, todas as vezes passa pela portaria social. Confidencialidade 3

4 Rotina de Trabalho Informações Cabe a portaria prestar informações sobre programas, espetáculos, eventos, horário de Ônibus e aviões. Correspondência e encomendas Toda correspondência é direcionada a portaria, que procede a distribuição. Uso do “time-stamp”. 4

5 Rotina de Trabalho Guarda de bagagens O hotel deve dispor de um local apropriado. O hóspede pode sair e deixar a bagagem. Ocorrências Fatos importantes envolvendo hospedes ou funcionários devem ser registrados no livro de ocorrência(LO). 5

6 Telefonia Importante papel na venda do produto hoteleiro. Equipamentos (terminal de computador, relógios, escrivaninha, prateleiras, guias telefônicos, microfones). Atribuições: receber ligações, localizar hóspedes, despertar, efetuar ligações. 6

7 Lazer Preocupação constante por parte da grande maioria das pessoas. O serviço de lazer de um hotel tem a função de ir ao encontro das necessidades e dos anseios do homem moderno, procurando satisfazê-los. A estrutura de lazer não representa muito em termos de faturamento, mas é um forte apelo motivacional. 7

8 Lazer Atribuições e responsabilidades do departamento de lazer: 1.Desenvolver atividades de lazer para adultos e crianças. 2.Coordenar todas as atividades de lazer. 3.Organizar os materiais de esportes. 4.Cuidar da programação audiovisual. 5.Controlar estoques. 6.Preparar relatórios. 7.Manter contatos cordiais. 8.Orientar a equipe. 8

9 Lazer Atribuições e responsabilidades dos monitores e animadores: 1.Executar as atividades de esportes.. 2.Organizar os materiais de esportes. 3.Requisitar materiais necessários. 4.Planejar atividades. 5.Preparar relatórios. 6.Manter contatos cordiais. 9

10 Lazer Atividades: 1.Aulas de ginástica e dança. 2.Aulas de natação. 3.Gincanas. 4.Pintura e artes. 5.Música e teatro. 6.Desenho. 7.Reciclagem. 8.Passeios. 10

11 Lazer Equipamentos e instalações: 1.Piscinas. 2.Sauna. 3.Sala de jogos. 4.Quadra de esportes. 5.Boate. 6.Barcos, jet ski, pedalinho. 7.Bicicleta. 8.Cinemas. 11

12 12 Governança Própria essência da empresa hoteleira – acolher os visitantes. Governança Andares Lavanderia/ Rouparia Limpeza geral

13 13 Governanta 1.Saber até onde vai sua responsabilidade e sua autoridade. 2.Saber delegar. 3.Dirigir, controlar e supervisionar as atividades do pessoal nos andares e na lavanderia. 4.Criar um bom ambiente. 5.Preparar planos de trabalho e escala de revezamento. 6.Cuidar dos uniformes. 7.Atender a solicitações especiais. 8.Tomar cuidados necessários para supervisionar a chegada, estada e saída de hóspedes.

14 14 Governanta 9. Articular o trabalho (arrumados, sendo arrumados, bloqueados). 10. Organizar e controlar a rouparia dos andares. 11. Realizar inventários. 12. Controlar e administrar o estoque e o gasto dos produtos. 13. Supervisionar a arrumação dos apartamentos. 14. Inspecionar o estado dos apartamentos. 15. Resolver situações de emergência. 16. Providenciar reparos. 17. Saber tratar casos especiais.

15 15 Governanta 18. Cuidar dos objetos esquecidos pelos hóspedes. 19. Supervisionar e controlar todo o processo de lavagem.

16 16 Apartamentos Os apartamentos devem possuir dimensões, materiais e equipamentos que estejam de acordo com o tipo e a categoria do estabelecimento. Apartamentos: standard, luxo, conjugado. Suítes: suíte, suíte de luxo, suíte presidencial.

17 Numeração: 530 Regulamento: deve estar afixado em todos os apartamentos. Quantidade de roupas: calculo deve levar em conta – categoria e ocupação. Outros objetos. Arrumação dos apartamentos. Minibar. 17


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