A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Financeira HP-12C / Excel André M. do Nascimento Ramiro L. Mendonça.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Financeira HP-12C / Excel André M. do Nascimento Ramiro L. Mendonça."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Financeira HP-12C / Excel André M. do Nascimento Ramiro L. Mendonça

2 HP – 12C

3 A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos. Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia Hewlett-Packard em 1981, em substituição as calculadoras HP 38E e 38C.

4 HP – 12C É o modelo clássico, dourado e preto com teclas pretas, lançado em Comumente é chamado de 12C Gold. Apresenta apenas o modo de cálculo usando a notação RPN.

5 HP 12C Platinum (primeira versão) Modelo lançado em 2003 com "quatro vezes mais memória, até seis vezes mais rápida e com funções financeiras extras“ Além disso, é a primeira da série a conter, além do RPN, o modo Algébrico de cálculo (modo convencional usado nas calculadoras comuns). HP 12C Platinum (segunda versão) Esta tem quase as mesmas características da primeira, principalmente por não ter o bug encontrado na primeira, conta também com melhoria no cálculo de TVM, da adição de teclas Backspace e Undo e da possibilidade de se controlar o contraste. Também apresenta abre e fecha parênteses nas teclas STO e RCL respectivamente. HP 12C Platinum 25th Anniversary edition Este modelo foi lançado em 2006 em homenagem ao seu 25º aniversário. Ele conta com todas as funções presentes no modelo Platinum (segunda versão), além de uma inscrição alusiva à comemoração. Este foi também o primeiro modelo vir com um case de couro incluso, abandonando o antigo envelope. HP 12C Prestige Mesmo modelo que a HP 12C Platinum (segunda versão), porém com um visual diferenciado totalmente dourado com teclas pretas. Vendida no Brasil.

6 RPN / ALG

7 Exemplos HP12-C

8 Exercício da Prova de 07/ Retorno esperado até o vencimento Todas as obrigações a seguir pagam juros anualmente ObrigaçõesValor de face ($)Taxa de cupom (%)Anos para o vencimentoValor corrente A B C D E a.Calcule o retorno esperado até o vencimento (YTM) de cada obrigação. HP-12C ObrigaçõesFVPMTNCHS PVi YTM A ,71 B C ,22 D ,81 E ,95

9 9-14 VPL e TIR A Benson Designs preparou as estimativas indicadas a seguir para um projeto de longo prazo que está estudando atualmente. O investimento inicial é de $ e o projeto deve gerar entradas anuais de caixa, depois do imposto de renda, no valor de $ 4.000, durante sete anos. A empresa tem custo de capital de 10%. a.Determine o valor presente liquido (VPL) do projeto. b.Determine a taxa interna de retorno (TIR) do projeto. Exercício da Prova de 07/ CHS g CF g CFj 7 g Nj 10 i f NPV = 1.223,68 fIRR = 12,01

10 Microsoft Excel

11 A planilha eletrônica Microsoft Excel é baseada no conceito de célula, que consiste no elemento matricial definido pela interseção de uma linha com uma coluna. As linhas são numeradas seqüencialmente (1,2,3,4,...) e as colunas por letras em ordem alfabética(A,B,C,...). Por exemplo, a célula B3 é o elemento definido pela intersecção da linha 3 com a coluna B. Toda a célula que operar com fórmulas deve ter seu conteúdo iniciado pelo sinal de igual(=). Por exemplo: na célula B3 escrevemos = B1 + B2, isto significa que B3 será sempre igual à soma dos conteúdos das células B1 e B2.

12 Inserir Função

13

14 Exercício da Prova de 07/ Valor de ações ordinárias – todos os modelos de crescimento Você está avaliando a possibilidade de compra de uma pequena empresa que está atualmente gerando fluxo de caixa de $ depois do imposto de renda. Com base em um estudo de oportunidades de investimento com risco semelhante, você deve obter uma taxa de retorno de 18% na compra proposta. Como não se sente muito seguro a respeito dos fluxos de caixa futuros, decide estimar o valor da empresa usando diversas hipóteses possíveis sobre a taxa de crescimento dos fluxos de caixa. a.Qual será o valor da empresa se houver a previsão de que os fluxos de caixa crescerão à taxa de 0% ao ano para sempre? b.Qual será o valor da empresa se houver a previsão de que fluxos de caixa crescerão à taxa de 7% ao ano para sempre? c.Qual será o valor da empresa se houver a previsão de que os fluxos de caixa crescerão à taxa de 12% ao ano nos dois primeiros anos, seguindo-se uma taxa anual constante de 7% do ano 3 em diante?

15

16


Carregar ppt "Matemática Financeira HP-12C / Excel André M. do Nascimento Ramiro L. Mendonça."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google