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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Níveis de atuação na Empresa Organização Grupo Indivíduo.

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Níveis de atuação na Empresa Organização Grupo Indivíduo."— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2 Níveis de atuação na Empresa Organização Grupo Indivíduo

3 Pessoas Estrutura Organizacional ASORGANIZAÇÕES

4 Quem é o Homem?

5  Quando falamos de pessoas não podemos esquecer que:  As pessoas têm características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, etc...  Nas relações que o homem estabelece com o trabalho devemos considerar os aspectos indivíduo-indivíduo, indivíduo-grupo, indivíduo- organização, grupo-grupo, grupo-organização.

6 CARACTERÍSTICAS: O HOMEM É PRO-ATIVO: O HOMEM É PRO-ATIVO: o comportamento é orientado para a satisfação das necessidades pessoais e para alcançar objetivos e aspirações.  O comportamento na organização depende das práticas organizacionais e de seus objetivos pessoais.

7 O HOMEM É SOCIAL: O HOMEM É SOCIAL: as relações sociais determinam a natureza do auto conceito das pessoas.  As pessoas procuram manter sua identidade e seu bem estar psicológico. Em sua relação com as outras pessoas procuram obter relações sobre si e sobre o ambiente em que vivem.

8 O HOMEM TEM NECESSIDADES DIFERENTES : O HOMEM TEM NECESSIDADES DIFERENTES : o comportamento humano é motivado por um grande número de necessidades que têm valor e quantidade diferente.  Um fator pode motivar uma pessoa hoje e pode não ter o poder de motivar seu comportamento amanhã.

9 O HOMEM PERCEBE E AVALIA: O HOMEM PERCEBE E AVALIA: o homem seleciona os dados dos diferentes aspectos do ambiente, avalia-os de acordo com suas vivências passadas e avalia o que está acontecendo de acordo com seus valores e necessidades. O HOMEM PENSA E ESCOLHE: O HOMEM PENSA E ESCOLHE: o seu comportamento é proposital, pro-ativo e cognitivamente ativo.  O homem pensa, escolhe e executa para alcançar seus objetivos pessoais.

10 O HOMEM É COMPLEXO: O HOMEM É COMPLEXO: é complexo em relação a sua natureza, às suas características, às suas necessidades e ao seu potencial. O homem é diferente de seus semelhantes e diferente de si mesmo em relação ao tempo.  O homem tem muitas motivações em vários níveis de importância, que mudam de acordo com a situação e o momento.

11 PERSONALIDADE  conjunto de valores e termos usados para caracterizar o indivíduo. Estrutura interna, formada por diversos valores em interação. Pode ser muito ou pouco valorizada. PERSONALIDADE O que é PERSONALIDADE?  Latim: Persona  conjunto dos traços e características típicas de uma pessoa, e que, portanto, distinguem-na das demais. soar através.

12 Segundo Ferreira de Aguiar:  Segundo Ferreira de Aguiar: Personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

13 COMPONENTES DA PERSOANLIDADE  Herança Biológica:  Herança Biológica: o que herdamos.  Meio Ambiente:  Meio Ambiente: o meio social e que influencia nossa maneira de ser. A Personalidade pode ser melhorada? ddepende de nós melhorá-la ou não.

14 COMPONENTES DA PERSOANLIDADE (cont.)  A personalidade é um todo organizado e individual, é produto de fatores biopsicossocial. Fatores Físicos e Biológicos: Fatores Físicos e Biológicos: imagem física, o sistema glandular e o sistema nervoso. Fatores Psicológicos: Fatores Psicológicos: grau e características de inteligência, as emoções, os sentimentos, os valores e vivências humanas, etc... Fatores Sociais: Fatores Sociais: a família, a igreja, o clube, vizinhança,....

15 WILLIAMS (1992):caráter temperamento WILLIAMS (1992): O caráter se origina a partir de fatores como: integridade, fidedignidade e honestidade. Está associado àquelas nossas ações que satisfazem ou deixam de satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certo” ou “errados”. O temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. As qualidades relacionadas com o temperamento incluem entre outras, excitabilidade, impulsividade, passividade, otimismo, pessimismo, etc.

16 Roger Gould Roger Gould: “O caráter, em sua acepção mais ampla, engloba a personalidade, e não apenas a parte da ética. O caráter é mais importante que o intelecto. Foi assim na história humana recente. Hoje, isso é uma realidade predominante”.

17 PERSONALIDADE Características da Personalidade :  Cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas: duas pessoas não são iguais;  Para se compreender a personalidade não basta identificar os traços psicológicos, é necessário compreender a sua organização, como estão relacionados e como interagem ;  Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação;

18 Comportamento Organizacional O comportamento organizacional refere-se aos atos e atitudes das pessoas nas organizações. Investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o intuito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

19 FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES 3 Pontos principais: 1 - Adaptação do Homem ao Trabalho; 2 - Adaptação do Trabalho ao Homem; 3 - Adaptação do Homem ao Homem.  Adaptação do Homem ao Trabalho: identificar as pessoas em função de aptidões, interesses e personalidade; aproveitamento de pessoal interno para promoção; proporcionar repouso intercalado; eliminar movimentos inúteis.

20  Adaptação do Trabalho ao Homem: Adaptar ao homem o ambiente físico, maquinas, instalações em geral. avaliação ergonômica do local do trabalho.  Adaptação do Homem ao Homem: Ambiente de trabalho deve ser feito de respeito e confiança mútua; Promover reuniões periódicas; criar sistema justo de promoção e remuneração; Treinar gerentes, diretores, chefes. É necessário que os temperamentos combinem.

21 COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA:  Dentro dos grupos de trabalho existem laços de amizade, simpatia ou antipatia, que podem reforçar a coesão ou destruir sua eficácia.  PRODUTIVIDADE  PRODUTIVIDADE: quando duas pessoas simpatizam e colaboram mutuamente a produtividade tende a ser maior. Quando existe antipatizam a produtividade tende a ser menor.  Nos grupos maiores existem subgrupos que são um átomo social. Esses grupos podem ter entre si simpatia ou antipatia.  Nas empresa encontramos pessoas que não gostam de trabalhar com ninguém, e que ninguém gosta de trabalhar com elas – são um problema.

22 O Indivíduo / O Ser Humano O êxito do grupo de trabalho depende das pessoas que o compõem.  SIMPATIA:  SIMPATIA: é uma condição indispensável para o trabalho coletivo.  PREPARO DA PESSOA: Ponto de vista lingüístico Ponto de vista lingüístico: é necessário que os termos em uso no trabalho sejam conhecidos; Ponto de vista psicossocial Ponto de vista psicossocial: devem conhecer-se suficientemente para que não ocorra problemas provocados por causa de temperamento ou complexo. Ponto de vista econômico-administrativo Ponto de vista econômico-administrativo: devem ser esclarecidos a hierarquia, as condições de trabalho, o salário, etc...

23 O que as pessoas esperam da organização Um excelente lugar para trabalhar Reconhecimento e recompensas; salário,benefício e incentivos Oportunidade de crescimento; educação e carreira Participaçãonasdecisões Liberdadeeautonomia Apoio e suporte;liderançarenovadora Empregabilidade e ocupabilidade Camaradagem e coleguismo Divertimento, alegria e satisfação Qualidade de vida no trabalho

24 O que as organizaçõesesperam das pessoas Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização Foco no cliente Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimentocontínuo Foco no trabalho participativo em equipe Comprometimento e dedicação e dedicação Talento, habilidades e competências Aprendizado e crescimentoprofissional Ética e responsabilidade

25 Confiança Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista. A confiança é um processo que depende de uma história (familiaridade) baseada em algumas experiências relevantes, mas limitadas (risco). Relembrando: A liderança depende da:

26  Integridade Honestidade e confiabilidade  Competência Habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo  Consistência Segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações.  Lealdade Disposição de proteger e defender uma outra pessoa  Abertura Saber que a outra pessoa tem total confiança em você.

27 PODER E POLÍTICA

28 Poder Capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Dependência O relacionamento entre B e A (quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento). DEFINIÇÃO DE PODER


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