A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO TEXTO: Unidade linguística (sentido + intenção) oral ou escrita. DISCURSO: Atividade comunicativa (texto + contexto).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO TEXTO: Unidade linguística (sentido + intenção) oral ou escrita. DISCURSO: Atividade comunicativa (texto + contexto)."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO TEXTO: Unidade linguística (sentido + intenção) oral ou escrita. DISCURSO: Atividade comunicativa (texto + contexto).

2  OS GÊNEROS E AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
Gêneros: Referem-se a materializações textuais conforme as situações comunicativas, ou seja, são textos com características funcionais e estilos definidos de acordo com a realização necessária/objetivada. Ex.: piada, bilhete, bula de remédio, carta, lista de compras, aula, edital, notícia, propaganda, editorial, romance, receita, etc. Há, portanto, gêneros textuais no âmbito da fala e no da escrita, e ainda os que se situam nos dois contínuos, como a notícia de jornal televisivo, que é produzido na forma escrita e divulgado na forma oral. Obs.: Quando um gênero assume a função de outro, trata-se de intergenericidade. Ex.: Artigo de opinião escrito em forma de poema.

3 Cada gênero tem uma intenção/função comunicativa
Cada gênero tem uma intenção/função comunicativa. A essa “função” chamamos “tipo textual”. AS TIPOLOGIAS/SEQUÊNCIAS TEXTUAIS São modos textuais ou sequências linguísticas que caracterizam a materialização do texto (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo) São 6 as tipologias textuais: Dissertativa/Argumentativa Narrativa (narrar = relatar) Descritiva Expositiva/Informativa Injuntiva/Instrutiva Dialogal

4 TIPO DE TEXTO FUNÇÃO/INTENÇÃO
Argumentativo/Dissertativo Expressar opinião com argumentos que permitam o convencimento do interlocutor Narrativo Relatar histórias reais ou fictícias, situando-as no tempo e no espaço Descritivo Descrever lugares, pessoas ou objetos Expositivo/Informativo Transmitir conhecimento Injuntivo/Instrutivo Orientar ou prescrever comportamentos Dialogal Estabelecer diálogo

5 TIPO DE TEXTO GÊNERO TEXTUAL
Argumentativo/ Dissertativo Anúncio; editorial; júri-simulado; resenha; textos científicos... Narrativo Biografia; B.O.; carta; crônica; confissão; diário; fábula; novela... Descritivo Bula; cardápio; anúncio; manual; nota fiscal; dicionário... Expositivo/Informativo Placas de preço; anúncio; atestado; bula; cheque; currículo... Injuntivo/Instrutivo Agenda; bula; receita; etiqueta de roupa; exercícios de L.D.... Dialogal Carta; debate; entrevista; reunião...

6 DOMÍNIOS DISCURSIVOS Domínio discursivo: “Esfera da vida social ou institucional [...] na qual se dão práticas que organizam formas de comunicação e respectivas estratégias de compreensão” (Marcuschi, 2005:121). Os domínios discursivos produzem modelos de ações comunicativas que se estabilizam e são transmitidas de acordo com propósitos e efeitos definidos e claros. Ex.: religioso, jornalístico, pedagógico, militar, familiar, político...

7 Instrucional (científico/ educacional) Jornalístico Religioso Saúde
DOMÍNIOS DISCURSIVOS DOMÍNIO LINGUAGEM ESCRITA LINGUAGEM ORAL Instrucional (científico/ educacional) artigos e relatórios científicos; tabelas; mapas; resenhas... conferências; aulas; debates; exames; seminários... Jornalístico editoriais; notícias; HQs; crônica... entrevistas; notícias (rádio e tv)... Religioso orações/rezas; cânticos/hinos... Sermões; confissão; cantos... Saúde Receitas; bulas; pareceres... Consulta; conselho; entrevista... Comercial Rótulos; faturas; notas fiscais... Publicidade (rádio, tv e alto-fal.) Industrial Manuais; avisos; instruções... Ordens

8 Jurídico Publicitário Lazer/Lúdico Interpessoal Militar Ficcional
DOMÍNIOS DISCURSIVOS DOMÍNIO LINGUAGEM ESCRITA LINGUAGEM ORAL Jurídico Contratos; certidões; editais... Declarações; inquéritos... Publicitário Anúncios; placas; folhetos... Publicidade (tv e rádio) Lazer/Lúdico Piadas; jogos; HQs; horóscopos... Piadas; adivinhações... Interpessoal Cartas; relatos; ; convites... Recados; telefonemas... Militar Roteiros; listas de tarefa; ordens... Ordens Ficcional Mitos; dramas; romances... Fábulas; contos; lendas...

9 ---------------------------------------------------
SUPORTE TEXTUAL Espaço físico/virtual que comporta determinado gênero. Ex.: gênero carta: papel; gênero site da web Lembrete: Os gêneros normalmente têm mais de um tipo textual, mas um é predominante.

10 Ver ESQUEMA DE TEXTUALIZAÇÃO
TESSITURA TEXTUAL O texto é um evento comunicativo em que se articulam 3 aspectos: Aspectos linguísticos (ato verbal) Aspectos sociais (situação comunicativa) Aspectos cognitivos (conhecimentos investidos) Autor/Falante e leitor/ouvinte interferem no processo de produção e de recepção do texto. Ver ESQUEMA DE TEXTUALIZAÇÃO

11 ESQUEMA DE TEXTUALIDADE

12 TESSITURA TEXTUAL INTERTEXTUALIDADE INTENCIONALIDADE ACEITABILIDADE
INFORMATIVIDADE SITUACIONALIDADE COESÃO COERÊNCIA

13 TESSITURA TEXTUAL INTERTEXTUALIDADE
Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outro(s). Cada texto constrói-se não isoladamente, mas em relação a outro, do qual abstrai-se alguns aspectos para dar-lhes outra feição. Obs.: E a citação da coletânea? (Tipos de citação) Ex. Artigo de opinião em forma de poema de Josias de Souza (MARCUSCHI, 2008, p ).

14 JOSÉ (Carlos Drummond)
E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, Você? Você que é sem nome, que zomba dos outros, Você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José? Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José? E agora, José? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio, - e agora? Com a chave na mão  quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais. José, e agora? Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse, a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse... Mas você não morre, você é duro, José! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, você marcha, José! José, para onde?

15 TESSITURA TEXTUAL INTENCIONALIDADE Refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido deve ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz.

16 TESSITURA TEXTUAL ACEITABILIDADE O texto produzido também deve ser compatível com a expectativa do leitor/ouvinte em colocar-se diante de um texto coerente, coeso, útil e relevante. O contrato de cooperação estabelecido pelos interlocutores permite que a comunicação apresente falhas de qualidade e de quantidade, sem que haja vazios comunicativos. Isso se dá porque o receptor esforça-se em compreender os textos produzidos.

17 TESSITURA TEXTUAL INFORMATIVIDADE É a medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, pelo receptor. Um discurso menos previsível tem mais informatividade. Sua recepção é mais trabalhosa, porém mais interessante, envolvente. O excesso de informatividade pode ser rejeitado pelo interlocutor, que pode não processá-la. O ideal é que o texto se mantenha num nível mediano de informatividade, que fale de informações que tragam novidades, mas que estejam ligadas a dados conhecidos.

18 TESSITURA TEXTUAL SITUACIONALIDADE É a adequação do texto a uma situação comunicativa, no contexto. A situação orienta o sentido do discurso, tanto na sua produção quanto na sua interpretação. [...] O homem serve de mediador, com suas crenças e ideias, recriando a situação. O mesmo objeto pode ser descrito por duas pessoas distintamente, pois elas o encaram de modo diverso.

19 “Política: nossa imagem lá fora”
Leitura/Análise de redação Fuvest (as melhores de 2012) “Política: nossa imagem lá fora”

20

21

22


Carregar ppt "INTRODUÇÃO TEXTO: Unidade linguística (sentido + intenção) oral ou escrita. DISCURSO: Atividade comunicativa (texto + contexto)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google