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Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 1. - Apresentação de documentos.

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1 Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 1. - Apresentação de documentos orientadores no pré-escolar e no 1º ciclo do EB; - Articulação com as práticas de sala; - Definição de conceitos - Literacia e literacia emergente;

2 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Documentos Orientadores – Educação Pré-Escolar Documentos Orientadores - 1º Ciclo do EB Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) - Apresentam um conjunto de indicações para o educador - Não é o conjunto de aprendizagens esperadas para as crianças Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) Programas do Ensino Básico (1991, com alterações em 1998) Define competências gerais e específicas para cada área disciplinar Instrumento do currículo; conjunto de matérias a ensinar num determinado período de tempo

3 Perfis Específicos de Desempenho Profissional Dec-Lei n.º 24/2001, 30/08 Educador de InfânciaProfessor do 1º ciclo EB - Organiza o espaço e os materiais - Disponibiliza e utiliza materiais estimulantes e diversificados; - Procede a uma organização do tempo de forma flexível e diversificada - Mobiliza e gere recursos educativos - Desenvolve aprendizagens, mobilizando saberes; - Organiza, desenvolve e avalia o processo de ensino; - Promove a integração de todas as vertentes do currículo e a articulação de aprendizagens coma as da e. ré escolar e com as do 2º ciclo; - Fomenta a aquisição integrada de métodos de estudo e de trabalho; - Promove a autonomia dos alunos Concepção e desenvolvimento do Currículo Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

4 Educador de InfânciaProfessor do 1º ciclo EB NO ÂMBITO DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO - Organiza um ambiente de estimulação comunicativa; - Promove o desenvolvimento da linguagem oral - Favorece o aparecimento de comportamentos emergentes da leitura e escrita (exploração de materiais escritos); NO ÂMBITO DA LÍNGUA PORTUGUESA - Desenvolve nos alunos as competências de compreensão e expressão oral; - Promove a aprendizagem de competências de escrita e de leitura; - Incentiva a produção de textos escritos; - Incentiva os alunos a utilizar diversas estratégias de aprendizagem e de desenvolvimento da leitura em variados tipos de texto e com diferentes finalidades; -- Fomenta hábitos de reflexão conducentes ao conhecimento explícito de aspectos básicos da estrutura e do uso da língua. Integração do Currículo Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

5 Áreas de Conteúdo – Pré Escolar Área de Formação Pessoal e Social – é uma área transversal; estão incluídas actividades que permitam o desenvolvimento do saber fazer e estimulam a progressiva autonomia; Área de Conhecimento do Mundo – preconiza / intensifica o contacto com novas e diferentes situações que promovam a exploração e descoberta do mundo que os rodeia Área de Expressão / Comunicação - permite a apropriação pela criança de diferentes meios de expressão e comunicação Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (domínio da linguagem oral; emergência da escrita) Domínio das Expressões ( motora, dramática, plástica e musical ); Domínio da Matemática Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

6 Áreas Curriculares – 1º ciclo EB Áreas Curriculares Disciplinares  Língua Portuguesa;  Matemática;  Estudo do Meio;  Expressões (artísticas e físico motoras). Área Curriculares Não Disciplinares  Área de Projecto;  Estudo Acompanhado;  Formação Cívica. Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

7 é o saber em uso Competências – conjunto de conhecimentos e capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão dos comportamentos de outrem; é o saber em uso. Conteúdos – são de natureza conceptual e descritiva e activam competências metalinguísticas, metatextuais e metadiscursivas. Podem ser de natureza Declarativa - Declarativa (aponta para a noção de “saber”); Procedimental - Procedimental (aponta para a noção de “saber fazer”); Declarativas e Procedimentais - Simultaneamente Declarativas e Procedimentais (implica a noção do conceito e o domínio da acção) Competências Específicas em Língua Portuguesa – 1º Ciclo Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

8 1º e 2º anos de escolaridade3º e 4º anos de escolaridade Conhecimento Explícito da Língua EscritaLeituraExpressão OralCompreensão Oral Capacidade de reconhecimento da informação linguística Capacidade de produção de informação linguística Capacidade de elaboração sobre o conhecimento intuitivo da língua Conhecimento Explícito Expressão Escrita; Expressão Oral; Leitura; Compreensão do Oral; Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

9 Articulação entre Pré Escolar e 1º ciclo EB Transição entre ciclos Mudança do ambiente educativo Adaptação por parte da criança PRÉ ESCOLAR Comportamento: Regras de convivência Aprendizagens: Domínio da compreensão e da Comunicação Oral, funções da escrita e correspondência entre o código oral e escrito Atitudes facilitadoras à transição: Curiosidade e o desejo de aprender 1º CICLO Priorizar a continuidade com o pré-escolar atendendo ao desenvolvimento do curriculo: organização da sala e dos materiais, organização do tempo, actividades,… Fazer o diagnóstico das aprendizagens dos alunos … Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

10 Continuidade Educativa Estratégias de trabalho entre docentes: - Conhecimento e compreensão das diferentes etapas (especificidades de cada uma delas – o que se faz e como se aprende); - Análise e debate de propostas curriculares; - Continuidade no trabalho / pedagogias de intervenção. “(...) na educação pré-escolar as crianças aprendem a aprender” (Orientações Curriculares, 1997) “(...) as aprendizagens devem ser relevantes para os alunos, desafiadores e fundamentados naquilo que ele já conhece.” (Fernando Azevedo, 2009) Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

11 Aprender a ler, Aprender a escrever Conceitos: Literacia Literacia – capacidade que a criança tem de compreender a informação escrita (ler e escrever) ; “capacidade de ler o mundo de uma forma não ingénua” (Fernando Azevedo, 2009) Literacia Emergente Literacia Emergente – conjunto de comportamentos e actividades desenvolvidas relacionados com a linguagem escrita anteriores e facilitadores da aprendizagem formal Escrita Emergente Escrita Emergente – actividades e conhecimentos anteriores à aprendizagem formal da escrita, mas com ela relacionados. Inclui a escrita inventada, a produção de “textos” ou ainda a escrita por parte de adultos de ditados feitos pela criança Leitura Emergente Leitura Emergente – actividades e comportamentos realizados pela criança antes da aprendizagem formal da leitura. Inclui o “ouvir ler”, folhear um livro, “ler” textos/livros. Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

12 A literacia não se adquire de forma espontânea. Requer: planificação consistente; práticas intencionais e sistemáticas; processos de monitorização constantes avaliação, com espírito de abertura à inovação. ๏ O desejo de ler estimula-se através da existência/contacto de materiais escritos ๏ Os materiais escritos devem ser criteriosamente seleccionados; devem ser relevantes e significativos ๏ Quanto maiores forem as expectativas face às aprendizagens dos alunos, maior será o empenho do docente Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

13 Trabalho Individual Reflectir sobre o trabalho realizado no âmbito promoção da literacia/literacia emergente  organização do espaço;  actividades dinamizadas;  rotinas estabelecidas;  projectos;  outros... Apresentação ao grupo no início da sessão 2. Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade

14 Bibliografia e Webgrafia ROLDÂO, Mª do Céu. (2005). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Editorial Presença ABRANTES, Paulo (coord.). (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. ME - DEB SILVA, Mª ISABEL e outros. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. ME – DEB, GED MARQUES, R. (1993). Ensinar a Ler, Aprender a Ler, um guia para pais e educadores. Texto Editora (5ª edição) AZEVEDO, F. e SARDINHA, Mª da Graça. (2009). Modelos e Práticas em Literacia. Lidel NACIONAL RESEARCH COUCIL. (2008). Começar com Pé Direito: um guia para promover o sucesso da Leitura. Porto Editora Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade


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