A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Prof. Lucia B. Oliveira 2014-2 Comportamento Organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Prof. Lucia B. Oliveira 2014-2 Comportamento Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 1 Prof. Lucia B. Oliveira Comportamento Organizacional

2 Agenda A disciplina Um ambiente em transformação: o mundo do trabalho ontem e hoje Introdução ao comportamento organizacional 2

3 Um ambiente em transformação: o mundo do trabalho ontem e hoje

4 O contexto do trabalho Ontem Hoje Décadas de A partir de meados da década de 80

5 Relações empresa-empregado Ontem Hoje Antigo contrato de trabalho Novo contrato de trabalho

6 Contratos de Trabalho A relação entre empresa e empregado é regulada por contratos. Contrato explícito (legislação) Contrato implícito ou psicológico 6

7 Contratos O que é um contrato? Acordo entre duas ou mais partes, envolvendo obrigações mútuas. Obrigações são comprometimentos em relação a comportamentos futuros. O acordo existe aos olhos de quem vê (eye of the beholder). 7

8 Contratos Um contrato pode incluir: Termos escritos. Termos comunicados oralmente. Outras formas que expressam comprometimento e intenções futuras: tradição, costumes e cultura. 8

9 Contrato psicológico IncompletoMolda-se com o tempo A partir das percepções de cada uma das partes.

10 O antigo contrato psicológico Segurança no emprego Expectativas de carreira e de promoção Desenvolvimento profissional gerenciado pela empresa Salário fixo Lealdade Trabalho duro “Dar o melhor de si” EMPRESAEMPREGADO Relacionamento de longo prazo

11 Quebra do Contrato Psicológico Perda de Controle Perda de Segurança Aumento do Stress Descrença Traição Perda de Identidade

12 Um mundo em transformação Crise do sistema capitalista Profundas transformações sociais Reestruturação produtiva

13 Profundas transformações sociais Sociedade IndustrialSociedade Pós-Industrial Valor: eficiência Consumo de massa, padronizado Valores coletivos (sindicalismo, mov. sociais) Certezas da tradição Valor: inovação Consumismo: efêmero, espetáculo, moda Individualismo competitivo, meritocracia Dúvida; cultura do risco

14 Reestruturação produtiva Fordismo Foco na produtividadePadronização Trabalho manual e especializado Hierarquia e burocraciaControles explícitos (supervisão) Pós-Fordismo Toyotismo Acumulação Flexível Foco na variedadeFlexibilidade Trabalho intelectual e multifuncional Descentralização Controles internalizados (empowerment)

15 Crise do capitalismo Década de 1970 Problemas enfrentados Aumento da competição internacional Queda de lucratividade das empresas Crise do Petróleo – 1973 Crise do sistema capitalista

16 Respostas para a crise Globalização dos mercados Ciclos mais curtos de produtos Uso de tecnologias poupadoras de mão-de-obra Fusões e aquisições Globalização dos mercados Ciclos mais curtos de produtos Uso de tecnologias poupadoras de mão-de-obra Fusões e aquisições Novas técnicas gerenciais  Gestão da Qualidade  Reengenharia  Downsizing  Terceirização  Equipes multifuncionais Novas técnicas gerenciais  Gestão da Qualidade  Reengenharia  Downsizing  Terceirização  Equipes multifuncionais Pressões sobre o trabalho Crise do sistema capitalista

17 Pressões sobre o emprego Altos níveis de desemprego estrutural Rápida destruição e reconstrução de habilidades Novas modalidades de trabalho Novo “contrato” de trabalho

18 Novo contrato de trabalho Alto desempenho Alta qualificação Iniciativa Flexibilidade Comprometimento O que se espera do empregado Um trabalho desafiador, com mais autonomia e mais responsabilidade. Possibilidade de maior remuneração O que as empresas oferecem

19 Novo contrato de trabalho Não há mais garantia de estabilidade. Gerenciamento da carreira é responsabilidade do empregado. Qualificação é responsabilidade do empregado (ou compartilhada). Menores chances de promoção. Remuneração variável  compartilhamento dos riscos do negócio.

20 Em resumo... Ontem Única empresa Expectativas de promoção Segurança no emprego Trabalho rotineiro Supervisão pela empresa Hoje Múltiplos trabalhos Movimentos horizontais Empregabilidade Trabalho desafiador Auto-controle

21 Reflexos sobre as pessoas e as organizações 21

22 Efeitos da mudança Maior rotatividade (turnover) Empresa Menor lealdade Foco na empregabilidade Funcionários 22

23 Para refletir... Tendo em vista a realidade atual do mercado do trabalho... Quais os principais desafios da gestão de pessoas nas organizações?

24 Desafios Atração de novos empregados Retenção de empregados importantes Desigualdades salariais Gestão de múltiplos vínculos de trabalho Investimentos em qualificação

25 Comportamento organizacional

26

27 Foco da disciplina Estudar mais de perto o comportamento humano no trabalho e nas organizações. Analisar fatores individuais, grupais e organizacionais que afetam as pessoas e, direta ou indiretamente, as empresas. 27

28 Níveis de análise 28 Micro (indivíduos) Meso (grupos e equipes) Macro (organização)

29 Variáveis de estudo Variáveis dependentes O que se pretende explicar ou prever e são afetados por algum outro fator (variável independente). Variáveis independentes Suposta causa de alguma mudança em uma variável dependente. 29

30 Variáveis dependentes Medida de desempenho Produtividade Não comparecimento do funcionário ao trabalho. Absenteísmo Saída permanente de pessoal da organização, voluntária ou involuntariamente. Rotatividade Comportamento que viola as normas da organização, ameaçando seu bem-estar e de seus membros. Desvios de comportamento no ambiente de trabalho Comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. Cidadania organizacional Sentimento positivo sobre o trabalho, resultado de uma avaliação sobre suas características. Satisfação no trabalho

31 Variáveis independentes Personalidade - Motivação Habilidades- Percepção Valores - Aprendizagem Emoções- Tomada de decisão Variáveis individuais Comunicação- Estrutura do grupo Liderança e confiança- Conflito Poder e política- Equipes de trabalho Variáveis no nível de grupo Cultura organizacional Práticas e políticas de RH Desenho e estrutura da organização Variáveis do sistema organizacional

32 Objetivos 32 Foco: melhorar a eficácia organizacional ExplicarPreverControlar... o comportamento humano

33 Contribuições 33 Psicologia Sociologia Psicologia Social Antropologia Ciência Política Indivíduo Grupo Sistema organizacional Comportamento Organizacional


Carregar ppt "1 Prof. Lucia B. Oliveira 2014-2 Comportamento Organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google