A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior

2 Programação  Rápida Abordagem teórica – Simulação/Gestão  Preparação para o dinâmica de simulação Leitura do manual, orientação geral sobre os parâmetros da simulação, organização das equipes, ambientação.  Simulação  Avaliação dos resultados  Apresentação final dos grupos  Premiação das equipes vencedoras

3 Origem dos jogos e simuladores

4 O jogo acompanha o homem desde os primórdios da humanidade. Adolescentes gregos divertiam-se arremessando uma bola cheia de ar, feita de bexiga de animais, envolta em capa de couro. O cabo de guerra já era jogado pelos meninos de Atenas, na Grécia.

5 Origem dos jogos e simuladores No século XIX os modelos de simulação com fins de treinamento começaram a ser usados na área militar. Os jogos de tabuleiro, representando exércitos, serviam de modelo para os prussianos como forma de antecipar estratégias e táticas aplicáveis em batalhas reais.

6 Origem dos jogos e simuladores A utilização de jogos simulados como instrumento de aprendizagem na área de gestão teve seu incremento nos Estados Unidos, na década de 1950, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Devidos aos resultados positivos, seu uso estendeu-se a outras áreas, chegando ao Brasil na década de 1970/80.

7 Simuladores Empresariais Uma simulação é um recorte parcial da realidade. Com utilização de modelagem matemática desenvolvem-se softwares que permitem modelar cenários relacionados ao ambiente empresarial, com objetivo de reproduzir, ao menos parcialmente, a dinâmica existente em determinadas situações vivenciadas pelos gestores/empreendedores.

8 Estrutura Central de um Simulador

9 Objetivos dos Simuladores Empresariais  Desenvolvimento de visão estratégica, postura competitiva e visão sistêmica;  Desenvolvimento de aspectos comportamentais relacionados aos processos de comunicação (formal e informal);  Possibilidade de Interação e Relacionamento Intergrupal;  Desenvolvimento de habilidades relacionadas a planejamento,, processo decisório, coordenação, organização e liderança;  Vivência de situações que envolvam competição X cooperação;  Desenvolvimento de habilidades cognitivas (cálculo, interpretação textos, etc..);  Desenvolvimento do espírito e do comportamento Empreendedor.

10 Programação da Dinâmica  Preparação Conhecimento do cenário e regras da simulação Cadastramento dos participantes Discussão de conceitos relacionados à gestão empresarial Definição das equipes Discussão do Manual Planejamento das ações  Simulação Seqüência de decisões e avaliação dos resultados parciais Ações planejadas e ações relativas a eventos aleatórios  Encerramento Avaliação do resultado final e definição da equipe vencedora  Seguência de decisões e avaliação dos resultados


Carregar ppt "Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google