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O mundo do jovem: concepções de juventude.

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Apresentação em tema: "O mundo do jovem: concepções de juventude."— Transcrição da apresentação:

1 O mundo do jovem: concepções de juventude.
Belo Horizonte, 16 de outubro de 2007. Miriam Abramovay

2 Juventude e Juventudes
É uma construção histórica e social. Cada época e cada setor, postula diferentes maneiras de ser jovem, dentro de situações sociais e culturais específicas. É uma produção de uma determinada sociedade, relacionada com formas de ver os jovens, inclusive por estereótipos, momentos históricos, referências diversificadas e situações de classe, gênero, raça, grupo, contexto histórico entre outras.

3 Juventude e Juventudes
Parte-se da afirmação de que não há somente uma juventude, mas juventudes que se constituem em um conjunto diversificado com diferentes parcelas de oportunidades, dificuldades, facilidades e poder na nossa sociedade.

4 Percepção sobre as Juventudes
O século XX marca a visão do jovem em processo de transição , sob a influência da psicologia como ciência. O jovem é visto como em processo de maturação psicológica,uma passagem difícil em suas vidas, um momento de crise na sua sexualidade, nos seus sentimentos e no seu ideal.

5 Percepção sobre as Juventudes
A sociedade tem uma enorme dificuldade em conceber os jovens como sujeito de direitos e de identidade própria, oscilando entre considerá-lo adulto para algumas exigências e enfatizá-lo em várias outras circunstâncias.

6 Representações contraditórias sobre os jovens
Em geral os jovens são rotulados e prejulgados negativamente: São todos drogados; Não têm juízo; São inconseqüentes; São inexperientes; São revoltados; São violentos.

7 Preconceitos Por serem jovens;
Pelo fato de morarem em bairros da periferia ou favelas; Pela sua aparência física, a maneira como se vestem; Pelas dificuldades de encontrar trabalho; Pela condição social.

8 Os Jovens e a conteporaneidade
A juventude vive na contemporaneidade a reificação de um ideal estético em uma sociedade de consumo, transformando, inclusive, a forma de ser jovem em objeto, em mercadoria, intervindo no mercado do desejo como sinal de distinção e de legitimidade. Sujeitos de uma sociedade de consumo ostentatória, suscitando desejos e aspirações que resultam em frustrações, porque em sua maioria irealizáveis, transitando em um meio cuja desigualdade e acirramento das contradições constituem uma das formas mais visíveis.

9 Condição Juvenil Cinco elementos são cruciais para a definição da condição juvenil em termos ideais-objetivos, quais sejam: A obtenção da condição adulta, como uma meta; A emancipação e a autonomia, como trajetória; A construção de uma identidade própria, como questão central, As relações entre gerações, como um marco básico para atingir tais propósitos. As relações entre jovens para modelar identidades, ou seja, a interação entre pares como processo de socialização Portanto os jovens possuem uma importância crucial para o entendimento das sociedades modernas, o seu funcionamento e suas transformações. Entender a juventude é compreender a própria modernidade em diversos aspectos como a arte, a cultura, o lazer, o consumo entre outros. Além de o jovem possuir, como já foi assinaladas, características que dependem de sua classe, raça/cor, gênero, idade etc, as juventudes desenvolvem formas de pensar e atuar característicos de sua condição de jovem. Ser jovem não depende somente da idade, de características biológicas, do corpo. Não depende exclusivamente da classe social a que pertencem seu gênero, sua raça/cor. Há que se considerar a circunstância cultural com a qual as juventudes estão sendo socializadas, seus hábitos, sua maneira de perceber e vivenciar o mundo onde vivem. Nestes aspectos as várias juventudes podem ser semelhantes, na diferença. Segundo Charlot (Juventudes Sergipanas – Relatório de pesquisa, Bernard Charlot, Aracaju, 2006: 2): É inegável que se encontram vários tipos de jovens, bastante diferentes entre eles. Todavia é difícil descartar a idéia de que há elementos comuns entre eles, por mais diferentes que sejam. Além da “cultura jovem”, ou melhor, dos traços comuns ás várias “culturas jovens”, sempre há pelo menos características comuns a todos, inclusive na abordagem de Bourdieu: esses jovens são considerados jovens pelos adultos e por si mesmos. Portanto, quando se pensa em juventude e jovens, não se pode renunciar nem ao plural, nem ao singular. Ao jovens são diferentes mas tem em comum o fato de serem considerados jovens e terem que lidar com os adultos. Essa relação entre gerações é fundamental para entender como são os jovens e o que é juventude em um determinado lugar e momento da história. ( 2006:2). Mas o que é ser jovem na nossa sociedade, qual a situação dessa vasta camada da população, tão escondida até recentemente e descoberta em função de suas transgressões, de denúncias sobre o seu comportamento, de comentários sobre sua forma de vestir, de falar, sobre seus piercings e sua música? Viver em grupo, ser veloz, buscar de forma incessante novidades é quase uma condição do ser jovem. Ser transgressor, com aspas e sem aspas, pode desencadear comportamentos violentos ou abrir margem para a discussão de soluções para os problemas que tenham como base as capacidades e os recursos que os jovens possuem são características das Juventudes. Os jovens vivem em uma época onde acontecem profundas transformações econômicas e de valores na nossa sociedade, o que afeta a sua transição para a vida de adulta. Existem muitos e diversos grupos juvenis, com características particulares e específicas, que sofrem influências multi-culturais e que de certa forma são globalizados, além da presença que os bens de consumo possuem em suas vidas. Vivemos em uma sociedade de consumo ostentatória que suscita no conjunto das juventudes aspirações e frustrações, no seio de uma sociedade que apresenta fortes desigualdades sociais.

10 Vulnerabilidade Os jovens sofrem riscos de exclusão social sem precedentes devido a um conjunto de desequilíbrios provenientes do mercado, Estado e sociedade que tendem a concentrar a pobreza entre os membros deste grupo e distanciá-los do “curso central” do sistema social. (Vignoli, 2001).  Os jovens são vulneráveis, mas também possuem certos recursos para fazer frente aos obstáculos e riscos – como capital humano, social e simbólico.

11 Vulnerabilidades Positivas
Rebeliões sobre estereótipos, tabus, preconceitos; Vontade de saber e construir Busca por autonomia e por participação, curiosidade Orientação gregária Apelo para diversas linguagens e tipos de organização (movimentos sociais e ONGs) recorrendo à culturas juvenis.

12 Contraponto: como os jovens se sentem em relação à vida?
Grau de satisfação com a vida que leva hoje, 2004. Muito satisfeito- 6% Satisfeito- 69% Insatisfeito- 22% Muito insatisfeito- 2%

13 Razões de satisfação

14 Finalmente Com base na percepção de nossos jovens, podemos dizer
que a juventude nos aponta com o otimismo, com a certeza de que pouco ou nada se perdeu, que ainda há muito espaço por onde começar/recomeçar a construção de um outro mundo. Um mundo melhor, porque possível. E possível porque também mediado pela ótica e pela participação juvenil tanto em sua dimensão estética quanto ética.

15 Quem são os Jovens no Brasil
População Ano 1970 1980 1991 2000 2005 Total da população Brasileira Jovens de 15 a 29 anos 50.500,000 FONTE: IBGE (censos demográficos, 1970, 1980, 1991 e 2000). IBGE (Projeção da população 2005). PNAD 2005.

16 Jovens: quantos são?

17 Jovens: freqüência à escola

18 Aspectos Socioeconômicos da População Jovem
Classe Socioeconômica N % Classe A 1,3% Classe B 11,2% Classe C 31,6% Classe D 41,4% Classe E 14,4% Total 100,0% FONTE: Pesquisa: Juventude, juventudes: o que une e o que separa, 2004.

19 Caracterização por cor/raça auto atribuída
N % Branco(a) 33,5% Negro(a) 11,4% Pardo(a)/moreno(a) 53,5% Indígena 0,9% Oriental 0,2% Outra 95.603 Não opinou Total 100,0% FONTE: Pesquisa: Juventude, juventudes: o que une e o que separa, 2004.

20 Distribuição por Sexo Distribuição por sexo N % MASCULINO 23.696.849
49,5 FEMININO 50,5 Total 100,0 FONTE: Pesquisa: Juventude, juventudes: o que une e o que separa, 2004.

21 Influências Os jovens sofrem influências multiculturais e vivem dois problemas em comum: a globalização e a violência e a globalização do crime ligada ao narcotráfico. Segundo Castells(1997), nas últimas décadas organizações criminosas tem levado a cabo operações em escala internacional, aproveitando da globalização econômica e das novas tecnologias dei informação. Em torno do narcotráfico foi-se organizando uma poderosa rede de crimes como o tráfico de armas, tráfico de imigrantes, prostituição internacional, contrabando etc. Todas as transações se baseiam na coesão mediante uma violência extraordinária.

22 Enquanto organizamos, por cima, a nova ordem econômica e tecnológica, um amplo setor de jovens está construindo, por baixo, uma desordem alternativa feita de sua negação a um sistema que os nega. (...) Somente restabelecendo as pontes de contato com a nossa juventude, em todos os países, poderemos realmente construir nosso futuro. E somente se soubermos como os jovens pensam e vivem, e porque pensam assim, poderemos encontrar uma nova linguagem, fundamento de uma nova política. Manuel Castells

23 Socióloga, pesquisadora membro do Conselho Nacional de Juventude.
Miriam Abramovay Socióloga, pesquisadora membro do Conselho Nacional de Juventude.


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