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{ Disciplina: Informática Acadêmicas: Daniele Soett; Indianara F. Scaranto; Sueli Alencar. Turma: LM13 Plano Cartesiano como ferramenta na Resolução de.

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1 { Disciplina: Informática Acadêmicas: Daniele Soett; Indianara F. Scaranto; Sueli Alencar. Turma: LM13 Plano Cartesiano como ferramenta na Resolução de Equações Modulares. Exercícios

2   Para dar início às atividades, solicite que os alunos "cliquem" no ícone do software de modo a abri-lo.   Estipule um tempo aproximado de 15 minutos para cada atividade.   Os alunos devem digitar abs e, em seguida, a expressão desejada entre parênteses, conforme a figura.

3 Definição: As equações modulares podem ser de 3 tipos: f(x) = k, onde k é uma constante numérica; f(x) = g(x); f(x) = g(x). Todas as equações são resolvidas utilizando o conceito de módulo, resolvendo-se as equações obtidas e em seguida analisando as raízes para as condições de existência correspondentes.

4 Atividade 1: Considere a equação modular 2x - 5 = 1. a) O que significa esta igualdade? b) Digite a função y = 2x - 5, a equação 2x - 5 = 1 e observe o gráfico correspondente. c) Determine a partir do gráfico gerado a solução do problema. d) Desenvolva a solução algébrica utilizando a definição de módulo e compare com a solução gráfica.

5  Atividade 2:  Considere a equação modular x - 5x = x + 7 2. a) O que significa esta igualdade? b) Digite a função = x - 5x 2 y, a equação y = x + 7 e observe o gráfico correspondente. c) Determine a partir do gráfico gerado a solução do problema. d) Desenvolva a solução algébrica utilizando a definição de módulo e compare com a solução gráfica.

6  Atividade 3:  Considere a equação modular x - 4x = 3x - 6 2. e) O que significa esta igualdade? f) Digite a função x - 4x 2 y =, a equação y = 3x - 6 e observe o gráfico correspondente. g) Determine a partir do gráfico gerado a solução do problema. h) Desenvolva a solução algébrica utilizando a definição de módulo e compare com a solução gráfica.

7   Terminado o tempo planejado, peça que os alunos relatem o encaminhamento de seus raciocínios ao Google Groups e desenvolva com a participação da turma, as soluções encontradas.  As atividades 1 e 3 foram adaptadas de http://alfaconnection.net/pag_avsm/fun0702.htm#FUN07020


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