A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Sustentabilidade Econômica do Turismo I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Sustentabilidade Econômica do Turismo I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI."— Transcrição da apresentação:

1 A Sustentabilidade Econômica do Turismo I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI

2 Bases de Sustentabilidade  Educação  Planejamento  Investimentos  Preservação Ambiental  Conscientização da Sociedade  Variáveis Exógenas  Variáveis Endógenas I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI

3  Educação I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Baixos Padrões Educacionais X Mercado Turístico Atrofiado  IBGE X TSE X ONU  Capacitação Operacional X Gestão Empresarial  Turismólogo = Coragem + Inteligência  Banalização do Campus Universitário X Proliferação dos Cursos de Turismo  Turismólogo e Política/5.651 Municípios

4  Planejamento  Pré Requisitos: Estabilidade Política e Econômica. Estabilidade Política e Econômica. Continuidade Administrativa. Continuidade Administrativa. Disponibilidade de Dados Estatísticos. Disponibilidade de Dados Estatísticos. Existência de Capacitação Técnica. Existência de Capacitação Técnica. Mentalidade Favorável da Classe Dirigente. Mentalidade Favorável da Classe Dirigente. I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Sazonalidade Risco de Investimento. Risco de Investimento. Capacidade Ociosa. Capacidade Ociosa.

5 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Diferencial Turístico Lazer Lazer Negócios Negócios Saúde Saúde Ecologia Ecologia Cultura Cultura Religião Religião Aventura Aventura  Necessidade e Exigências da Demanda X Aprimo- ramento da Oferta Turística Perfil do Turista Consumidor. Perfil do Turista Consumidor. Inventário da Oferta Turística. Inventário da Oferta Turística. Rio de Janeiro X Conservatória. Rio de Janeiro X Conservatória.

6  Investimentos I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Públicos Infra-Estrutura Urbana Infra-Estrutura Urbana Marketing / 4% da RT Marketing / 4% da RT Capacitação Profissional Capacitação Profissional Fomento Fomento  Privados Atrativos, Equipamentos e Serviços Turísticos Atrativos, Equipamentos e Serviços Turísticos Marketing Marketing Treinamento Treinamento Eventos Eventos

7 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Parcerias Sinalização Turística Sinalização Turística Feiras e Exposições Feiras e Exposições  Estrangeiros Hotelaria Hotelaria Parques Temáticos Parques Temáticos

8 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Preservação Ambiental  Degradação do Planeta Terra Desde a Revolução Industrial, a população humana aumentou 8 vezes. Desde a Revolução Industrial, a população humana aumentou 8 vezes. A Produção Industrial cresceu mais de 100 vezes nos últimos 100 anos. A Produção Industrial cresceu mais de 100 vezes nos últimos 100 anos. Em menos de 200 anos, o Planeta perdeu 6 milhões de Km² de florestas. Em menos de 200 anos, o Planeta perdeu 6 milhões de Km² de florestas. A carga sedimentar resultante da erosão do solo aumentou 3 vezes nas principais bacias pluviais e 8 vezes nas bacias menores e mais intensamente usadas. A carga sedimentar resultante da erosão do solo aumentou 3 vezes nas principais bacias pluviais e 8 vezes nas bacias menores e mais intensamente usadas.

9 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI O volume de água retirado de mananciais cresceu de 100 para Km³ por ano. O volume de água retirado de mananciais cresceu de 100 para Km³ por ano. Os sistemas atmosféricos têm sido prejudicados, ameaçando o regimento climático. Os sistemas atmosféricos têm sido prejudicados, ameaçando o regimento climático. A poluição do ar, do solo, dos mananciais de água doce e dos oceanos tornou - se uma série e contínua ameaça à saúde dos humanos e de outras espécies da Terra. A poluição do ar, do solo, dos mananciais de água doce e dos oceanos tornou - se uma série e contínua ameaça à saúde dos humanos e de outras espécies da Terra. Apesar desse vasto assalto à natureza centenas de milhões de pessoas lutam em meio à pobreza, sem um mínimo de qualidade de vida. Apesar desse vasto assalto à natureza centenas de milhões de pessoas lutam em meio à pobreza, sem um mínimo de qualidade de vida.

10 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI Uma em cada cinco pessoas não tem alimento suficiente para manter uma vida ativa de trabalho. Uma em cada cinco pessoas não tem alimento suficiente para manter uma vida ativa de trabalho. ¼ da população do mundo não dispõe de água potável. ¼ da população do mundo não dispõe de água potável. A cada ano, milhões de crianças morrem por desnutrição e doenças evitáveis. A cada ano, milhões de crianças morrem por desnutrição e doenças evitáveis. Os recursos do Planeta Terra estão sendo excessi- vamente sobrecarregados. Os recursos do Planeta Terra estão sendo excessi- vamente sobrecarregados. A população global não parará de crescer ao atingir 10 bilhões. A população global não parará de crescer ao atingir 10 bilhões.

11 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Novo Modelo Econômico – Social que : Respeite e cuide da comunidade dos seres vivos. Respeite e cuide da comunidade dos seres vivos. Melhore a qualidade da vida humana. Melhore a qualidade da vida humana. Conserve a vitalidade e a diversidade do Planeta. Conserve a vitalidade e a diversidade do Planeta. Minimize o esgotamento dos recursos não – renováveis. Minimize o esgotamento dos recursos não – renováveis. Observe os limites da capacidade de suporte do Planeta. Observe os limites da capacidade de suporte do Planeta.

12 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI Modifique atitudes e práticas pessoais. Modifique atitudes e práticas pessoais. Permita que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente. Permita que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente. Gere uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação. Gere uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação. Constitua e fortaleça uma aliança global. Constitua e fortaleça uma aliança global.

13 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Desenvolvimento do Turismo X Preservação do Meio Ambiente Malefícios Malefícios  Degrada o Patrimônio Natural e/ou cultural.  Ocupa de forma irregular o solo.  Condena localidades a um Desgaste Espacial.  Rompe a harmonia das construções tradicionais.  propicia o surgimento e a proliferação de bactérias e parasitas.  Provoca o desequilíbrio entre produção e consumo.

14 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI Benefícios Benefícios  Desenvolve regiões pobres.  Gera empregos.  Constitui fonte de divisas / a conta turismo no balanço de pagamentos.  Redistribui renda.  Define áreas a serem desenvolvidas para o lazer.  Atua como freio a um desenvolvimento sem planejamento.  Acentua os valores de uma sociedade.

15 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Garante a conservação de áreas de interesse natural.  Renova as tradições arquitetônicas locais.  Fortalece o artesanato.  Revigora as atividades culturais tradicionais.  Revitaliza a vida social da população.  Reforça as relações da comunidade residente.  Contribui para o aumento da arrecadação de impostos.

16 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Facilita a mobilidade dos indivíduos.  Estimula a transferência do emprego do setor agrícola para de serviços.  Ameniza desigualdades sociais.  Favorece a saúde dos turistas.  Propicia a melhoria do estado sanitário da população receptora.  Impacta os setores primário, secundário e terciário.

17 Reflexão: “ O Turismo pode e deve caminhar de mãos dadas com a preservação ambiental. ” I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI

18  Conscientização da Sociedade  Priorização do Turismo X Mazelas Sociais Reflexão: “ Aquele biscoitinho vende mais por que é fresquinho ou ele é fresquinho por que vende mais. ”

19 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Variáveis Exógenas  Renda do Turista Consumidor  Taxas de Câmbio  Inflação  Taxas de Juros  Efeitos Climáticos Negativos  Distúrbios Sociais  Desabastecimento  Ataques Terroristas/ Efeito Bin Laden

20 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI  Variáveis Endógenas  Preço dos Serviços  Custos Operacionais  Controle de Qualidade  Treinamento/Capacitação  Efeito Soletur

21 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI Educação Planejamento Investimentos Preservaçãoambiental Conscientização da Sociedade VariáveisExógenas VariáveisEndógenas Profissional de Turismo - Turismólogo DemandaTurísticaOfertaTurística

22 I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI Reflexão: “ A Sustentabilidade do Turismo passa a existir quando todos ganham:  Os turistas, pelo aumento de seus benefícios psicológicos.  As Empresas Turísticas, pelo aumento dos lucros e da capacidade produtiva.  As comunidades, pelo aumento do progresso econômico e bem - estar social.  Os Governos pela implementação de programas e projetos sociais.  O Planeta Terra, pela sua não degradação. ”

23 11deSetembro I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI


Carregar ppt "A Sustentabilidade Econômica do Turismo I Encontro Fluminense de Turismo - UNIPLI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google