A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Áreas de Polígonos Em cada um dos polígonos regulares, traçou-se o segmento de reta [OT], que une o centro da circunferência ao ponto médio T do lado,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Áreas de Polígonos Em cada um dos polígonos regulares, traçou-se o segmento de reta [OT], que une o centro da circunferência ao ponto médio T do lado,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Áreas de Polígonos Em cada um dos polígonos regulares, traçou-se o segmento de reta [OT], que une o centro da circunferência ao ponto médio T do lado, sendo-lhe perpendicular. apótema Chama-se apótema de um polígono regular ao segmento de reta que une o centro do polígono com o ponto médio de qualquer um dos lados. A apótema é perpendicular a esse lado.

3 Como determinar a área de um pentágono regular? Consideremos um pentágono inscrito numa circunferência...  Dividimos o pentágono em 5 triângulos geometricamente iguais.  Quando decompomos o pentágono em triângulos verificamos que a apótema coincide com a altura do triângulo. A área do pentágono é igual a 5 vezes a área de um dos triângulos.

4 Designando por L a medida do lado do pentágono, temos: Logo:

5 Então, a área de um pentágono regular pode-se determinar usando a seguinte fórmula: Se experimentares com outros polígonos regulares, verifica-se a mesma fórmula.

6 A  Para calcular a área A de um polígono regular pode-se recorrer à seguinte fórmula: nn  Em alternativa à fórmula, é sempre possível dividir o polígono regular de n lados em n triângulos geometricamente iguais. A A área A do polígono será a soma das áreas dos triângulos em que foi dividido: (altura do triângulo = apótema do polígono) SÍNTESE


Carregar ppt "Áreas de Polígonos Em cada um dos polígonos regulares, traçou-se o segmento de reta [OT], que une o centro da circunferência ao ponto médio T do lado,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google